sábado, 29 de abril de 2017

Educadores

Você conhece esses Educadores brasileiros?
A imagem pode conter: 1 pessoa, barba, óculos de sol e óculos

Apesar de ser graduado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Freire ( (1921 - 1997) ) dedicou a vida aos estudos da educação. Foi um dos responsáveis pela criação da Teoria Crítica que visa o contexto social e cultural em que o aluno está inserido. O estudioso implantou no Brasil o método de compreensão da alfabetização a partir de palavras-chave que possibilitou a mais de 300 alunos, principalmente, adultos, a ler e escrever em 45 dias. Freire ainda defendeu a criação de um currículo organizado por temas que partem de situações concretas vivenciadas pelos estudantes, onde há uma construção coletiva entre professor e aluno que busca a interdisciplinaridade. 
A carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio... (Terra)
Resultado de imagem para foto de dermeval saviani

Dermeval Saviani (1943)


Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o educador leciona até hoje na entidade de ensino na qual se formou, onde realiza diversos projetos e pesquisas na área educacional, especialmente, na defesa de análise crítica dos conteúdos agregada ao ensino das matérias comuns da escola. Criou, ao lado de José Carlos Libâneo, entre o final da década de 70 e início da década de 80, a Teoria Crítica-Social dos Conteúdos, que afirma que a escola, principalmente a pública, e os conteúdos apresentados em sala de aula devem levar a reflexão dos alunos. O estudo foi criado em contrapartida ao momento político da época, no qual ditadura militar presente no Brasil censurava grades curriculares que levavam o aluno a ponderar questões históricas e sociológicas... (Terra)

Uma pitada de poesia:
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Resvalei meus pés andarilhos
por becos, ruas, avenidas, vielas.
Descalços, se permitiam contar
uma a uma, as pedras portuguesas...
elas, relincham mentiras capciosas,
cacarejam mantras num conselho,
coordenado por palavras abstratas!
Amor, calor, ilusão, saudade, vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário