segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Stanislaw Ponte Preta no Sarau Literário Piracicabano

O sol nasce para todos. A sombra para quem é mais esperto.
Stanislaw Ponte Preta

Stanislaw Ponte Preta é o pseudônimo do escritor Sérgio Porto,  filho de Américo Pereira da Silva Porto e Dulce Julieta Rangel Porto, o carioca Sérgio Marcus Rangel Porto, mais conhecido pelo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, foi escritor, radialista e até compositor. A carreira no jornalismo começa no fim dos anos 40. Porto trabalha nas revistas “Sombra” e “Manchete”, além de atuar nos jornais “Diário Carioca”, “Tribuna da Imprensa” e “Última Hora”.
Stanislaw Ponte Preta nasceu de uma parceria com o ilustrador Tomás Santa Rosa. Enquanto Sérgio escrevia as crônicas críticas, Santa Rosa desenvolvia a ilustração do personagem. A inspiração veio de um personagem do modernista Oswald de Andrade, o Serafim Ponte Grande.

um jornalista, cronista e redator de programas para a televisão. Antes da profissão de escritor, Porto foi também bancário. Como redator, demonstrava cuidado com as palavras, colocava muitas informações no texto.
Crítico usava o cômico para tratar de assuntos polêmicos e politicamente incorretos. Chegou a eleger “As Certinhas do Lalau”, uma lista com as dez mais bem despidas. O escritor acabou sendo considerado mulherengo.
Assinando com o próprio nome, Sérgio Porto escreveu textos com certa melancolia. Apostava na clareza e buscava informar de forma leve. Porto morreu com apenas 45 anos. O escritor era cardíaco e sofreu um ataque do coração. O primeiro infarto foi aos 36 anos.


Próximo Sarau:
Local: Museu Prudente de Moraes - Centro
Data: 20 de Setembro (terça-feira) - 19h30
Participação do Conjunto Caleidoscópio com Carlos Roberto FurlanSuzi Christophe Furlan, Ana Lúcia Aninha Paternianii
Declamação, dança, esquete teatral e muito mais nesta noite líteromusical
Apresentação da CIA Pimenta de Teatro com Benedita Giangrossii, Lívia Foltran Spada
Contação de história por Evair Sousa
Homenageados – Stanislaw Ponte Preta (escritor, jornalista) , Cassio Padovani (escritor, professor)

Um comentário:

  1. Olá Ana Marly, olha adorei conhecer Stanislaw Ponte Preta, adorei o sentido de humor rsrsrs.
    Passei para desejar bom fim de semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário