segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Falando aos peixes...

#‪#‎Publicado‬ no Caderno do Sarau Literario Piracicabano de 15/12/2015

Falando aos peixes... _ Ana Marly De Oliveira Jacobino
No Sermão de Santo António aos Peixes, António Vieira faz uma critica contundente, através da alegoria dos peixes, a sociedade brasileira (na época, ele, morava no Maranhão) do seu tempo. Critica, além da vaidade desmedida, a ambição, a traição, e, a exploração do homem pelo homem que acontecia aos seus olhos. Sem dúvida, as criticas de Padre Antonio Vieira no seu tempo, deve ser vista como: atemporal, por estar vinculadaao nosso tempo, a corrupção desenfreada assusta e corrompe os brasileiros, agora!

Vieira seguindo as palavras de Cristo propagava uma civilização do amor, onde o respeito e a fraternidade para com os outros, para com o diferente, assim como, a relação harmônica com a natureza fossem as formas de viver o cotidiano. A sua utopia cristã de reunião de todos os homens num abraço universal de paz é considerada a mais generosa utopia sonhada na Europa do seu tempo!
Penso que, Romualdo Sarcedo daria pujança ao Padre Antonio Vieira, ao construir um personagem complexo e apaixonante, através de um dos seus sermões! O dinamismo, das palavras do sacerdote e a sua retórica encontrariam solo fértil nas falas de Roma. Sem dúvida, seu personagem estaria envolvido como: um grande crítico da sociedade contemporânea!
Roma conta com uma bagagem teatral de fazer inveja e tiraria de letra esta empreitada cênica!
Recordo de uma frase de Antonio Vieira que lia para os meus alunos e que deixo para vocês levarem adiante num moto-perpétuo,
“Às vezes a paz e a felicidade estão mesmo debaixo do nosso nariz, e nós teimamos em procurar o descanso onde este não está, seguindo as vozes da multidão em vez de nos ouvirmos melhor a nós próprios.”


Agradecendo:
A alegria de conseguir terminar 2015 compartilhando a arte lítero-musical e a vida dos homenageados, que, tanto fazem e fizeram pela história da Cultura no Sarau Literario Piracicabano!                             Ana Marly De Oliveira Jacobino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário