quinta-feira, 30 de abril de 2015

"A vida é sua. Estrague-a como quiser. " Antônio Abujamra .

Luto! O ator, diretor e apresentador Antonio Abujamra morreu, nesta terça-feira (28), aos 82 anos, em São Paulo.Ele que progrediu até morrer, porque viver é morrer... Um gênio na arte da dramaturgia! Ana Marly de Oliveira Jacobino

Nascido em Ourinhos, em 15 de setembro de 1932, Antônio Abujamra foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon em palcos brasileiros.Formou-se em filosofia e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 1957. Inicia-se como crítico teatral e faz suas primeiras incursões como ator e diretor no Teatro Universitário, entre 1955 e 1958, nas montagens de “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa; “À Margem da Vida” e “O Caso das Petúnias”, de Tennessee Williams; “A Cantora Careca” e “A Lição”, de Eugène Ionesco; e “Woyzeck”, de Georg Büchner.
Em depoimento ao jornal 'O Estado de S. Paulo', em 2010, o escritor falou de sua percepção a respeito da vida e da morte. "A essência do meu progresso estava em poder aceitar a minha decadência. Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada."
Antônio Abujamra durante programa 'Provocações', na TV Cultura (Foto: Reprodução/TV Cultura)
Antônio Abujamra

2 comentários:

  1. Linda lembrança e homenagem,Foi mesmo uma grade perda, mais uma! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Chica a arte e a dança ficaram empobrecidos com a morte de Abujamra e de Maya a Dama do Balet clássico...valeu a sua visita.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário