segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Um convite para ficar guardado na memória...

Sarau Literario Piracicabano
Data: 18/11/2014 - terça feira
Local: Museu Histórico e Pedagógico Museu Prudente de Moraes
Rua Santo Antônio - Centro - Piracicaba - SP
Horário: 19h30
Tema: "A angústia humana perpassa pelos versos de Cruz e Souza "
Presença ilustre: Thereza Alves Herler, levando o cotidiano humano nos versos que canta!
Entrada gratuita
Coordenação: Ana Marly De Oliveira Jacobino

 
Qual é a cor da minha forma, do meu sentir? Qual é a cor da tempestade de dilacerações que me abala? Qual a dos meus sonhos e gritos? Qual a dos meus desejos e febre?
 a partir destes questionamentos vivenciados por mim através da pesquisa que fazia para o Curso de Especialização fiquei leitora voraz de Cruz e Souza (que já conhecia através das aulas que preparava para os meus alunos de Literatura), Cruz e Souza é   reconhecido junto a Mallarmé e Stefan George, entre os três maiores simbolistas do mundo, formando a "grande tríade harmoniosa". Veja a musicalidade e a beleza destes versos de um dos seus poemas,
                                                           Violões que choram_ Cruz e Souza
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas...//
 Thereza Alves  leva a lírica em musicalidade para narrar o cotidiano do seu povo. Sabe fazer a escolha da música que, fará bem aos corações inquietos, marcados pelos rumos de uma sociedade “buscante” de alegrias para sobreviver às agruras manipuladoras do meio em que vive. Eu sou o samba A voz do morro sou eu mesmo sim senhor Quero mostrar ao mundo que tenho valor Eu sou o rei do terreiro”

Tudo isto e muito mais... é intercalado com declamações, contação de história, dança, causos contados pelos participantes inscritos (publicados) no Caderno do Sarau Literário Piracicabano que será distribuído graciosamente para o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário