segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Mesa 1 na Flip 2014: Poesia & Prosa

Um pouco do que assisti e anotei para poder partilhar com todos vocês. Ana Marly de Oliveira Jacobino

Mesa 1 na Flip 2014: Poesia & Prosa
Mostrar que as fronteiras entre prosa e poesia podem acontecer sem a importância que muitas vezes fazem os estudiosos no assunto na demarcação tanto de uma, como da outra, no gênero literário foi o tema em torno do qual três escritores de diferentes gerações e vertentes criativas abordaram na Flip: Charles Peixoto, Eliane Brum e Gregorio Duvivier.

            A jornalista Eliane Brum me marcou pela sua escrita e pelos seus comentários ao falar que, a poesia a pegou, primeiro pela palavra oral, nas suas indas e vindas como jornalista pelo Brasil, através das histórias que ouvia. Uma delas, que fiz questão de anotar, foi a de, quando, ela perguntou a uma mulher, o que uma parteira fazia e ouviu: “A parteira é chamada a povoar o mundo nas horas negras da noite.”
            Um tanto emocionada ela nos contou que, para uma de suas reportagens, acompanhou por 115 dias a vida de uma senhora com um diagnóstico de câncer: incurável. Testemunhou, o seu morrer para escrever uma história que a doente não leria. “Eu queria que aquela reportagem acabasse o mais rápido possível porque era brutal demais, mas ao mesmo tempo eu não queria que acabasse porque seria o fim dela”, relata. Foi à poesia que a ajudou neste tempo de questionamentos. “Há certas realidades que precisam ser inventadas para serem suportadas”, nos falou Eliane, foi a partir deste fato que ela, iniciou a escrita do seu primeiro livro, ao  terminá-lo, estava “dilacerada com a experiência da ficção”.
            Brum confessa fazer um pacto com seus personagens, o de contar a história delas e transformar o silêncio em palavra escrita. Hoje sabe que a palavra não pode salvar e é insuficiente para dar conta da vida. “Essa é a tragédia, e essa é a graça.”
            A jornalista num momento emociona toda a platéia ao contar ter conhecido uma menina com olhos de velha, a Sonia, numa das suas viagens a um país da América Latina; “E nós jornalistas que quando encontramos uma criança com olhos de velha é porque aconteceu um crime ali. Sonia respirava a morte porque a morte respirava dentro dela. Antes de voltar para o Brasil, ela me agarrou e disse: não me deixe morrer.” Foi um confronto com a impotência e ali Eliane entendeu que carregaria sempre esse sentimento.
A seguir, particularmente, não gostei da colocação de Gregório Duvivier, encontrei nas suas palavras ironia ao mencionar: “Sou só um cara com um canal no Youtube e estava ao lado de Brum, ganhadora de todos os prêmios jornalísticos, pessoa que salvou populações ribeirinhas, mulheres.”
Gregório disse ser leitor da obra de Millôr Fernandes em quem reconhece, sem sombra de dúvidas, como em Chaplin e Buster Keaton, o caráter de "humanidade". Relendo a obra de Millôr, disse estar impressionado com a sua atualidade. "Millôr não envelhece porque seu humor está cheio de poesia e humanidade".
O carioca Charles Peixoto foi um dos poetas marginais responsável pela criação do grupo Nuvem Cigana, que reunia pessoas interessadas em criar para diferentes meios, de forma coletiva e individual. Peixoto está lançando um livro depois de mais de suas décadas de silêncio. “Fiquei decepcionado quando fiz o “Marmota” e vi que estava matando árvore para dar de comer a cupim”.
“Continuei escrevendo, é um impulso. Espero que dê certo dessa vez, que alguém compre, que ele não encalhe todo”. Poeta marginal, ele disse que, talvez agora estejam vendo que aquilo, o que faziam era tão ruim. Penso que ao falar de improviso ele mostrou desdenhar da sua ida a Flip.  Terminou fazendo uma referencia sobre a vendagem de Paulo Leminski:
“Leminski é um mistério. Não sei o que ele fez lá em cima. Não consigo entender, vender 100 mil exemplares de um livro de poesia é uma loucura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário