segunda-feira, 28 de julho de 2014

FLIP 2014 e Millôr

Paraty origina-se de um povoamento português junto a uma aldeia dos índios Goianá, por volta do final do Século XVII. Não se tem conhecimento de algum documento que indique a data de sua fundação. A primeira referência a Paraty é de 1596, com a expedição de Martim Correa de Sá, que utilizou a trilha dos índios para subir a Serra do Mar. O local tornou-se então ponto de entrada e passagem obrigatória para os que buscavam o interior.

 
 Millòr Fernandes o homenageado em 2014.

Millôr não foi literalmente o inventor da liberdade de imprensa, soube praticá-la nas condições mais adversas e, mais do que isso, foi um criador de espaços de liberdade na imprensa brasileira: o Pif-Paf, O Pasquim, suas páginas e os célebres "quadrados" de pura anarquia em jornais e revistas. Era o mais independente dos editores num momento em que uma turma de amigos podia se reunir e fundar um jornal.
 Pé de Moleque calça as Ruas de Paraty... liso feito sabão
 Millôr foi um desbravador ao se dedicar ao cartum e à ilustração com o mesmo afinco que a tradução de Shakespeare ou Ibsen. Muito do que tomamos como natural, em termos de linguagem e abertura intelectual, na imprensa, no teatro, na tradução literária brasileira, se deve ao trabalho obstinado de Millôr Fernandes. Ia do aforismo ao haikai, da dramaturgia à fábula como quem vai à praia para jogar frescobol esporte do qual foi o inventor, aliás!
  Marina em Paraty
 Entrada da Tenda dos Autores...
A própria Flip, com seu caráter eclético, erudito e popular, não seria a mesma sem Millôr — e não por acaso ele esteve entre os primeiríssimos convidados, na primeira edição. Na programação, Millôr dará o tom com a crítica política e a perspectiva bem-humorada, presentes em quase todas as mesas. Algumas delas terão Millôr e aspectos de sua obra como temas centrais. 
                                   Um pouco da Flip do passado...
 
 Estou feliz da vida e preparada para a Homenagem ao Bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis, por quem tenho predileção.

Na Flip de 2012 as escritoras e o escritor português: Silvia , José Luís Peixoto (oficial) Ana Marly , Aurea  Marina , Maria Estela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário