segunda-feira, 12 de maio de 2014

A pena um pouco menos dourada...

Sensibilizada ou motivada em engrandecer o seu nome... a história a marca como a Dama ou melhor a Princesa, que aboliu a escravidão no Brasil...Princesa Izabel uma oportunista ou um coração generoso? Ana Marly de Oliveira Jacobino

Joaquim Nabuco na sua obra "Um Estadista do Império", relata que, no Conselho de Estado, o abolicionismo entrou na pauta das discussões, pela primeira vez, nas sessões de 2 e 9 de abril de 1867, tendo o conselheiro Marquês de Olinda advertido sobre as dificuldades que decorreriam da abolição e que as ideias abolicionistas vinham de países que não tinham trabalho escravo.
Foto: Série Escravidão X Abolição: 
Foram 300 anos de exploração, violência, dores e amores que, certamente, gerou não só dívidas coletivas, mas também individuais para os pioneiros que ajudaram a construir a nação brasileira. Historiadores, por outro lado, consideram que o braço cativo foi o elemento propulsor da nossa economia.Foram 300 anos de exploração, violência, dores e amores que, certamente, gerou não só dívidas coletivas, mas também individuais para os pioneiros que ajudaram a construir a nação brasileira. Historiadores, por outro lado, consideram que o braço cativo foi o elemento propulsor da nossa economia.
Foto: Série Escravidão X Abolição: 
Segundo contam os historiadores, no Brasil,  útimo país da América a abolir a escravidão, o sistema de escravidão já estava falido e seu fim era cobiçado  pela Inglaterra (em busca de mais mercado consumidor) e internamente, pela necessidade de mão de obra qualificada para o plantio de café. Segundo contam os historiadores, no Brasil, último país da América a abolir a escravidão, o sistema de escravidão já estava falido e seu fim era cobiçado pela Inglaterra (em busca de mais mercado consumidor) e internamente, pela necessidade de mão de obra qualificada para o plantio de café.
Em nosso País a escravidão teve seu início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI, quando os portugueses buscavam nas colônias do Continente Africano, trabalhadores para escravizá-los. Estes escravos eram vendidos como se fossem mercadorias cujo valor dependia da idade e do aspecto físico saudável.
 
A Lei Áurea nasceu de um projeto de lei apresentado, por Rodrigo Augusto da Silva, ministro da agricultura do Gabinete ministerial presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, em 8 de maio de 1888.
Foto: “Fica abolida a escravidão no Brasil. Revogam-se as disposições em contrário”.“Fica abolida a escravidão no Brasil. Revogam-se as disposições em contrário”.
Foto: Augustos e Digníssimos Senhores Representantes da Nação – Venho, de ordem de Sua Alteza Imperial, Regente em nome de sua Majestade o Imperador, apresentar-vos a seguinte proposta: Art. 1.º É declarada extincta a escravidão no Brazil. Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário. Palácio do Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1888. 
— Rodrigo A. da Silva 
Augustos e Digníssimos Senhores Representantes da Nação – Venho, de ordem de Sua Alteza Imperial, Regente em nome de sua Majestade o Imperador, apresentar-vos a seguinte proposta: Art. 1.º É declarada extincta a escravidão no Brazil. Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário. Palácio do Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1888.   — Rodrigo A. da Silva   
  • LACOMBRE, Lourenço Luiz, Isabel, a princesa redentora, Instituto Histórico de Petrópolis, 1989.
  • MACEDO, Joaquim Manuel de, As vítimas-algozes - quadros da escravidão, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1991.
  • fotos google

2 comentários:

  1. Como eu sempre digo: o mundo está cada vez melhor...Até o bicho homem aprende com seus erros.. Pena que erre tanto antes de aprender!!!!

    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  2. Verdade Dirce, e como erra esse bicho homem. Ana Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário