quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Você sabe o que é um "MEME"?

  

Passou... o Natal!_Ana Marly de Oliveira Jacobino

 Passou o Natal... rápido, não é mesmo? O tempo contado nestes dias em que a velocidade da luz se tornou o cronômetro da vida moderna, orientando, ou melhor, desorientando os dias do homem, dito, civilizado!
Natal em seu sentido original precisa ser cultuado, mais do que nunca, para dar um refrigério, além de uma pausa nesta roda-viva... da vida (tão curta vida), interminável, praticada pela grande maioria das pessoas. A data tornou-se uma tremenda dor de cabeça, pois invade a privacidade com diversos “memes” invasores. Lembrar que, este termo foi brilhantemente formulado lá pelos anos de 1976 pelo genial Richard Dawkins no seu bestseller: “O Gene Egoísta”. O “meme” pode ser considerado como uma idéia que, se fixa numa parte do seu cérebro, onde, a informação fica armazenada para ser propagada com facilidade.
“Natal tempo de presentes”; “Papai Noel não se esquece de ninguém”; estes são alguns “memes” fixados na memória dos cidadãos de qualquer parte do planeta! A comemoração desta data vai muito além de toda essa comercialização de idéias!
Andando pela Rua do Porto pude constatar as crianças aos lados dos seus pais testando seus brinquedos, correndo pelas alamedas do entorno do nosso Rio de Piracicaba, este sim, um tanto adoentado, mostrando o seu esqueleto de pedras, seco, pela estiagem prolongada que afeta a região. Pude ver famílias inteiras brincando, confraternizando, passeando... , esquecendo do malfadado tempo, devorador dos prazeres considerados por muitos como banais, mas, tão importantes para alavancar à alegria e com ela a disposição para viver.
Natal tempo de afagar uma criança lembrando do nascimento de um menino, que dizem, quis nascer numa estrebaria junto aos animais... ops! Acredito nesta história tão poeticamente contada através dos tempos... Será que toda ela, também é um malfadado “meme”?!
                                       foto montagem _ Ivana M Altafin
Sarau em Poços de Caldas sempre um sonho que se realiza ainda mais belo do que o imaginado...  
 
 
 

3 comentários:

  1. Querida amiga.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir
  2. Ana

    Muito agradável seu texto, uma bela e emocionante analogia sobre o NATAL!
    Nesta época nossas emoções se afloram, os laços afetivos se estreitam, as confraternizações aumentam, e isto é muito bom! Que esse clima de união nos acompanhe durante o ano vindouro, que sejamos todos muito felizes!

    Ana, que no Ano Novo você realize seus sonhos e continue brindando a vida com garra e alegria!

    FELIZ ANO NOVO!
    Ivana.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita sempre tão festejada do Professor Aluísio e da amiga Ivana. Obrigada pelo carinho. Ana Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário