sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um pouco mais de poesia...


Fernando Pessoa  diz pela boca de Bernardo Soares: "Repudiei sempre que me compreendessem. Ser compreendido é prostituir-me. Prefiro ser tomado a sério como o que não sou". E ainda "Só disfarçado é que sou eu".
 Definir Pessoa é como tentar fixar as imagens de um caleidoscópio em movimento!! (Suzi Furlan) 
Trabalhos publicados no Caderno do Sarau Literário Piracicabano de 18 de Junho de 2013 - parte 3
 
 O PORTA-RETRATO - Luzia Stocco
Um porta-retrato choroso
Chorava de solidão
Portava uma foto há anos
Única no salão
A mesma
Um homem de fino bigode.
Um dia chegou
Outro porta-retrato
Àquele sorriu
Viu a foto de uma
Senhora sentada e concluiu:
-O meu dono tá apaixonado
E agora eu tenho alguém
Ao meu lado.
 Interior apocalíptico_ Ana Marly de Oliveira Jacobino
No interior da gaveta pedaços
de encontros e desencontros
se afagam se despedaçam se misturam.
A fotografia da tia Mariquinha cobre
o rosto do José uma antiga paixão
odiosa! Ele a deixou plantada no altar!
O branco do vestido amarelou com suas lágrimas
amargas, virgindade corrompida pelo desamor.
Parado o relógio de bolso enrola a grossa corrente,
prata das antigas de lei... no pedaço de barbante.
ENDRE ADY mortificou num pedaço de papel
o desejo da raça humana acabar num jardim húngaro
esse mesmo estampado na foto amarelada
dos noivos Mariquinha e Onofre, enfim,
em lua de mel... não sei se o casamento
foi por amor ou pela idade já avançada
da noiva... 17 anos!
 
CRISTALINA - Madalena Tricanico
Hoje quero ser um rio.
Não! Um rio, não! Um riacho. Um córrego bem modesto, mas de água cristalina.
Queria que tivesse um sinônimo feminino para riacho eu ia me sentir bem melhor,
Um córrego bem cumprido que passa por vários sítios e povoados. Quero ouvir o cantar dos passarinhos e o barulho das crianças...isso mesmo, crianças... quero bastante crianças brincando... eu não sou perigosa, opa, perigoso!
Sendo um riacho posso servir a todo mundo que me procura: posso lavar a roupa suja de todos os colonos sem fazer nenhuma "fofoca".
Quero ser um riacho que sacia a sede de todos sem medo de intoxicar ou envenenar.
Em uma noite de lua, um casal de namorado, vestido de branco virá refrescar-se em minhas águas. O vestido dela deverá ser de algodão bem branco com muitas rendas. Depois de trocarem carícias e juras de amor eterno, deixarão as roupas molhadas secarem ao corpo mostrando toda escultura da criação divina.
Quero também ser aproveitado para regar as plantações, dar beber as criações de todos os fazendeiros e dos colonos.
Assim como o sol que brilha para os justos e injustos, também, a mim não compete saber quem tem sede de justiça ou ódio, quero apenas distribuir uma paz cristalina.
 
MAR DE SONHOS - Hélia Romancini
Quando vou ver o mar
A ansiedade me invade,
Mergulho dentro de mim
Num cismar que não tem fim.
**Seu som embala meu sono
Como canção de ninar
É melodia que encanta
Me faz dormir e sonhar...
¨¨Nos sonhos me reencontro
Nos meus castelos de areia
Onde a Lua sempre brilha
E ouço o canto da sereia.
##É neste mundo de encantos
Que eu queria ficar,
Sentindo toda a magia
Da brisa que acaricia
Das ondas a me chamar.
##Mergulho em meus pensamentos,
Difícil é querer voltar...
Nunca mergulho no mar,
Pois mesmo com seus encantos,
Que pena...não sei nadar!

 
 Senryū - Ana Marly de Oliveira Jacobino
morte da razão
fanatismo religioso
assassinato divinal


                                      Convite Imperdível..
   Marque na sua Agenda:
Sarau vai acontecer em 16 de Julho de 2013 na Biblioteca Municipal, as 19h30, com o Tema: “Na outra margem do rio, Opus 4 um encontro inusitado com Rosa, rio abaixo, rio afora, rio adentro em um Sarau !” 
Entrada Gratuita
             Homenageados_ João Guimarães Rosa e Quarteto de Cordas OPUS 4

                                           fotos google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário