segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Franz Liszt, a sua virtuosidade no piano é incontestável!

A luta do seu pai para pagar seus estudos mostra a dificuldade  da família ao perceber o filho um prodígio, aos 9 anos alguns milionários agraciados com a sua performance resolvem ajudá-los a pagar uma parte do estudo. Seu pai, então vende tudo o que tem para ir com a família a Viena educar Liszt com os melhores professores de música da época. Um gênio que amou as mulheres e que em certa época da vida abandona tudo para recolher-se à Ordem Terceira de São Francisco, em Roma, e torna-se abade.  
                           Ana Marly de Oliveira Jacobino 
 
Liszt nasceu em 22 de outubro de 1811 no vilarejo de Raiding (em húngaro: Doborján) no Reino da Hungria (então no Império Habsburgo, hoje parte da Áustria), no comitato de Oedenburg (em húngaro: Sopron). Foi batizado em latim com o nome "Franciscus", mas seus amigos mais próximos sempre o chamaram de "Franz", a versão alemã de seu nome.
 Ouça e vislumbre toda a beleza do sonho: http://www.youtube.com/watch?v=KpOtuoHL45Y
A nacionalidade de Liszt foi causa de muita intriga e discussão. De acordo com pesquisas, seu bisavô, Sebastian List (o pai de Liszt acrescentou a letra "z" ao sobrenome da família, e esta versão foi adotada pelo avô de Liszt), era um alemão que resolveu morar na Hungria no século XVIII. Como a nacionalidade de uma pessoa nascida na Hungria na época era herdada, seu avô e seu pai, Georg List e Adam List também seriam alemães. Seguindo este raciocínio, Liszt também deveria ser considerado alemão. A mãe de Liszt era austríaca, e a cidade de Liszt hoje pertence à Áustria.
Hoje, ele é considerado alemão por algumas pessoas, mas quando perguntado sobre sua nacionalidade, Liszt sempre respondia com orgulho que era húngaro, mesmo sem sequer falar a língua; durante toda sua vida usou seu passaporte húngaro para viajar. Este fato fez com que ainda hoje a maioria pense que ele era completamente húngaro. 
Franz Liszt: Liebestraum cello and piano
 http://www.youtube.com/watch?v=eW_MAQj0aIA&feature=fvwp&NR=1
 
  O próprio Liszt, quando adulto e artisticamente maduro, dizia muitas vezes que as experiências musicais mais importantes da sua infância foram as performances de artistas ciganos. Porém, o repertório que ele teve de estudar no Piano era bem diferente da música dos ciganos. Uma carta de 13 de abril de 1820 de Adam Liszt para o Príncipe Esterházy diz que ele comprou cerca de 8800 páginas de partituras dos maiores mestres da música. Durante os 22 meses que se seguiram, Liszt já havia estudado as obras mais tecnicamente complexas de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Beethoven, Hummel, Muzio Clementi, Johann Baptist Cramer, dentre outros.  
Franz Liszt - Un Sospiro 
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=3JXMdpGpfBU&feature=endscreen
 
 Em Weimar ele viveu, em 1848, um romance com a princesa Caroline Sayn-Wittgenstein. Em 1858, aborrecido com suas funções em Weimar e separado da princesa, Liszt foi para a Itália e se tornou membro da terceira ordem dos franciscanos em 1865. Nesse período dedicou-se a obras sacras.
Compôs as famosas "Rapsódias Húngaras", os "Estudos Transcendentais", além de transcrever inúmeras peças para piano, das quais se destacam as coletâneas "Anos de Peregrinação" e "Harmonias Poéticas e Religiosas".
 
Liszt- La romanesca_http://www.youtube.com/watch?v=YLEXg1Rud0w&feature=related
 
Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, a 31 de julho de 1886, sendo considerado o maior pianista do século 19.
google  youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário