quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tommaso Campanella o conhecimento acima da dor do corpo...

Seus estudos levados ao extremismo da expurgação pelo Santo Ofício fez o seu corpo ser martirizado ao extremo da dor... não se deixou morrer nas mãos dos inquisidores e por várias vezes se submeteu a marca da dor pela Santa Inquisição para levar adiante o seu pensar e seus escritos. Preso com Giordano Bruno e Galileu Galilei não ficou submisso ao Santo Ofício e escreveu Campanella muito... sobre, os dois estudiosos, até, se ofereceu como defensor no processo, e, com isso, atrai as atenções da inquisição que faz o sequestro dos exemplares da Monarchia Messia, mais uma vez foi vítima de seu ideal.     Ana Marly de Oliveira Jacobino
Uma mínima parte da sua vida repleta de perseguições, aqui na Agenda
Nasceu em Stilo, na Calábria, em 05/09/1568 (faleceu maio 1639), Campanella foi batizado Giovano Domenico Campanella, e depois tomou o nome de Frei Tommaso Campanella, ao receber o hábito dominicano, aos 15 anos (1583). Se diz que foi uma criança de inteligência precoce. Seu treinamento formal em filosofia e teologia foi no convento dominicano. Cedo em sua carreira se desencantou com a filosofia Aristotélica. A principal influência intelectual que teve foi da doutrina de Bernardino Telésio (1509-1588), um antiaristotélico de Cosenza, reino de Nápoles, cuja principal obra, De Rerum Natura o impressionou muito. Convém examinar em que consistiu essa influência.
Galileu diante do Santo Ofício, pintura do século XIXde Joseph-Nicolas Robert-Fleury.
Em 1632, quando Galileu é condenado devido ao Dialogo dei massimi sistemi, Campanella se oferece como defensor no processo, sendo por isso perseguido, novamente!
Tommaso Campanella depicted byFrancesco Cozza
Em 1599, foi preso por ordem do governo espanhol sob acusação de heresia e conspiração. Embora jamais tivesse confessado nenhuma das acusações, esteve preso na prisão de Nápoles durante 27 anos. Posto em liberdade no ano de 1626, foi novamente preso e levado diante do Santo Ofício em Roma, onde enfrentou julgamento por certas proposições em seu trabalho que eram consideradas suspeitas. Recuperando a liberdade, esteve algum tempo no mosteiro dominicano de Minerva, em Roma.
A utilização de fogueiras como maneira de o braço secular aplicar a pena de morte aos condenados que lhes eram entregues pela Inquisição é o método mais famoso de aplicação da pena capital, embora existissem outros. Seu significado era basicamente religioso - dada a religiosidade que estava impregnada na população daquela época, inclusive entre os monarcas e senhores feudais -, uma vez que o fogo simbolizava a purificação, configurando a ideia de desobediência a Deus (pecado) e ilustrando a imagem do Inferno.
E, quanto mais ouço, mais ignoro.Tommaso Campanella

O mundo é uma gaiola de loucos.Tommaso Campanella

Em 1634, temendo perseguições por suspeitas de que poderia estar envolvido em nova conspiração, seguiu o conselho do papa Urbano VIII e fugiu para a França, onde foi recebido por Luís XIII e pelo Cardeal Richelieu. Campanella deixou uma obra vasta que abrange vários tópicos: gramáticaretóricafilosofia,teologiapolíticamedicina etc.. Segundo Campanella, as ciências tratam das coisas como elas são, cabendo à filosofia (e especialmente à metafísica) explicar as coisas em seu sentido mais profundo.
Entre suas obras, destacam-se:
  • Philosophia sensibulus demonstrata (Nápoles, 1591);
  • Del senso delle cose e della magia (Bari, 1620);
  • Apologia pro Galileo, mathematico Florentino (Frankfurt, 1622);[1]
  • Atheismus triumphatus (Paris, 1631)
  • Monarchia messiae (Jesi, 1633);
  • Disputationum in quator partes suae philosophia reales libri quator (Paris, 1637);
  • Epilogo magno;
  • Theologicorum libri XXX;
  • La città del Sole (A cidade do sol)
  • Campanella, Tommaso. Apologia de Galileu. São Paulo: Hedra, 2007
  •  António BaiãoEpisódios Dramáticos da Inquisição Portuguesa, Lisboa, Seara Nova, 1973, vol. III,
  • Convites
    Sarau Literário Piracicabano do dia 18 de Setembro de 2012 vai acontecer no  Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz na Esalq às 19h30 
     vai homenagear  Luiz Vicente de Souza Queiroz e Choro de Saia 
                Tema"Ciência e Poesia juntas pelo progresso sustentável d’alma!"  
     
    Luiz Vicente de Souza Queiroz
                                                             Choro de Saia 
    fotos google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário