quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Ciência e Poesia juntas pelo progresso sustentável!” d’alma!"

                                               Mágica de verdade... Ana Marly de Oliveira Jacobino

 E a cada sarau tudo é novidade, tudo é diferente... tudo se torna magia... daquelas, sem truque, feita de verdade, pura realidade... Ala Kazan... Mais um sarau mágico vai aparecer diante dos seus olhos... Sin, sin, salabin... Ala Kazan... A alegria de coordenar um sarau, aqui na ESALQ, para “Luiz Vicente de Souza Queirozmostra que a magia existe de fato, Luiz de Queiroz fez da sua utopia, verdadeira magia e tudo se materializou a partir de seu ideal. Sarau Literário Piracicabano honrado por estar aqui, hoje, homenageando este grande brasileiro! 
Caderno do Sarau  Literário Piracicabano de 18/09/2012    no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz _Parte1

Ciência e Poesia juntas pelo progresso sustentável: Ana Marly de Oliveira Jacobino
Sonho! E, nos meus sonhos vivo numa Piracicaba escura, o martírio da sua população é crescer numa estagnação cruel e maldita. Lá pelos lados da saída da rodovia que, leva para a capital, prédios disformes tomam conta da paisagem. Tudo cinza! O céu está cinza! A cidade é cinza! O verde não faz festa aos olhos... árvores, flores, campos gramados deixaram de existir há tempos! “Urbanus Civilization Regis”! Acordo! Suando por todos os poros! Constato aliviada ter acabado de sair de um pesadelo. Olho pela janela do apartamento e lá está o seu imenso gramado cercado de árvores por todos os lados... Ela explora uma vivacidade radiante! Ela..., a Escola Agrícola tão sonhada e vislumbrada por Luiz Vicente de Souza Queiroz, está ali, como, uma ilha despontando no meio do caos urbano da cidade. Um visionário que não arrefeceu da luta, mesmo, recebendo tantas recusas das autoridades da sua época. Uma alegria imensurável aconteceu ao ler o convite da estimada Benedita Giangrossi (Bêne) para a realização do Sarau Literário Piracicabano, aqui na Esalq!
Soube pelo meu primo Cláudio Costa, há tempos passados, o seu intuito de pesquisar a árvore genealógica dos meus avòs maternos, ele teve a grata satisfação de descobrir que: Vicente de Souza Queiroz, o “Barão de Limeira” foi um dos nossos antepassados concomitante a esta descoberta, a surpresa de sermos parentes de Luiz de Queiroz.  Homenagear Luiz Vicente de Souza Queiroz é mostrar a importância da sua pessoa e do seu ideal para o progresso de Piracicaba, imaginem... se ele não tivesse doado a Fazenda São João da Montanha, para o estado... o pesadelo sonhado no início deste texto seria uma cruel realidade, agora! Uma cinza realidade de concreto e asfalto!
E, como, presente para glorificar o nosso ilustre Luiz Vicente de Souza Queiroz, o choro veio de saia e calça, ops!, saiote alegrar este singular e belo ambiente; ouço com alegria e entusiasmo as apresentações de choro, por ele não ter um ritmo específico, ele, a todo instante nos revela surpresas pela maneira de poder ser tocado solto e sincopado, repleto de ornamentos e improvisações... e, o Choro de Saia (e de Saiote) prima por enriquecer os compassos evocando a beleza deste “tango brasileiro”. Tô Mendes, Sandra Regina Marques, Celinha Marchini , Augusto C. Vechini e Alexandre Wuensche contagiam com suas apresentações os seus ouvintes.
O Choro de Saia (e de Saiote) vibra na sua musicalidade inquieta, eufórica relatando através do diálogo junto as notas musicais a  habilidade dos instrumentistas na execução deste ritmo, aliado ao seu poder de improvisação. Para tanto, eles demandam muita dedicação, junto à técnica, tudo isto, precisa ser muito praticado, sempre!
Alegre e brejeiro identifico o sarau de hoje... as homenagens a Luiz Vicente de Souza Queiroz e ao Choro de Saia (e de Saiote) mostram a importância de levar adiante um ideal, visualizo cada um deles como um instrumento compondo o grupo, todos, com o mesmo brilho, quer sejam solistas ou acompanhadores. Luiz Vicente apostou numa serenata composta por alunos cantadores e encantadores da terra..., semeando com seu trabalho o progresso em Piracicaba... sua ESALQ, ao longo da história criou asas e voou levando seu conhecimento para longe,  por sertões nunca dantes cultivados.
A maneira chorosa que os músicos amaciavam certos ritmos em seus instrumentos fez a gênese do choro invadir os nossos dias repercutindo e desbravando nossas emoções... Aplauso a Luiz Vicente de Souza Queiroz e ao Choro de Saia (e de Saiote) pelo belo trabalho lavrando e musicando: Ciência, Poesia, Música...  juntas pelo progresso sustentável!
Ouça o brilhantismo do Choro de Saia, clicando em:
Tico tico no fubá_ http://www.youtube.com/watch?v=H-D4e01jKBg&feature=youtu.be

Sarau Aberto aos Participantes:
Ode à Primavera_ Elza Rodrigues de São Paulo, capital


É primavera

Quanta emoção
A sala de espera
Abre a estação
Em cima da mesa
Um vaso de flores
Ostenta suas cores
Eu tenho a certeza
Os gerânios invejando
Da jardineira brincando
Entre as folhas,de esconder
Mas o jasmim todo dia
No portão reverencia
A quem vem para nos ver

O grupo Josiany Shimla danças orientais com a apresentação do Encanto oriental- dança com snujs seguido de percussão. Vibre assistindo clicando em: 
Vulcão Chile
MULHER VULCÃO _ Panaia

Á vezes eu comparo
As mulheres com vulcão
Em três categorias:
Ativo ,adormecido e extinto
A escolha de cada um
Por mim não será decidido
Eu só faço a explicação:
O ativo é atuante sempre em erupção
O adormecido pode acordar
E tomar conta da situação
O extinto desista
Este não acorda nunca
É vulcão em extinção
Não culpo ás mulheres
Pois elas não sabem
Em que categoria se encaixa
O amor dos homens por elas
Não depende do vulcão
Apenas o amor que emana do seu coração.
Conjunto Caleidoscópio Carlos Roberto Furlan (violão e voz) e Suzi Furlan (flauta e voz), China na percussão, Augusto C. Vechini na flauta
Ouça: Canção de Amor- Elano Paula e Chocolate
fotos google e youtube  

6 comentários:

  1. LInda união ciência e poesia no sarau!!Parabéns! beijos,linda primavera!chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana!

    Mais um SARAU de emoção; revelação e surpresas...
    Obrigada pela homenagem, carinho e dedicação!
    VIDA LONGA para o SARAU LITERÁRIO!
    Bjos,
    Tô Mendes pelo Choro de Saia!

    ResponderExcluir
  3. Chica minha grande Chica de fato uma noite pra lá de diferenciada. Um primor de noite. Abraço Fraterno Ana Marly

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos jubilosamente todos os momentos de cultura e lazer que só v. sabe organizar tão bem.
    Maravilhoso quando talento e simpatia se coordemam !
    Seus textos,poemas, enfim tudo que escreve , revelam alma bonissima, coração aberto no melhor abraço que todos adoramos!
    Que Deus esteja sempre contigo!

    ResponderExcluir
  5. Querida Amiga Ana Marly, está lindo Tudo lindo as fotos estão Maravilhosas, Entao! da poesia nem se fale, è de tirar o folego.
    Claro, não podemos esquecer da Ciênia, que bate desafiadora. Mostrando que com humildade, Descobriremos. "Quase Tudo".

    Abraço, Edson.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Dois Poetas, Dois amigos aqui na Agenda: Dirce e Edson... recebo com amor e alegria vocês agradeço sempre o trabalho dos dois junto ao sarau e a nossa literatura...logo estarei publicando suas poesias por aqui. Valeu! Obrigado! CaipiraicabANA Marly

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário