quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Piracicaba que adoro tanto...

Neste seu aniversário orgulho-me de dizer que sou: "Caipiraicab ANA"!
                                            foto-montagem Ivana Altafin
Piracicaba foi fundada em 1767 às margens do Rio Piracicaba, rio o qual foi vital para a região. No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar e do café, porém ainda na primeira metade do século XX a cidade entrou em decadência. Com o fim do ciclo do café e a queda constante de preços da cana-de-açúcar, a economia piracicabana estagnou-se. Isso foi revertido a partir do momento em que a cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar.
    João Paulo  e o edifício central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP).
     A ESALQ iniciou suas atividades em 1901, como resultado do desprendimento de Luís Vicente de Sousa Queirós. A ESALQ é voltada ao ensinopesquisa e extensão universitária nas áreas das Ciências Agrárias, Sociais Aplicadas e Ambientais, localizada no Campus da USP em Piracicaba (São PauloBrasil).

A cidade de Piracicaba era conhecida nos anos 1910 como pérola paulista, devido ao nível intelectual avançado de sua população. Nesta época, duas tradicionais famílias piracicabanas, Pousa e Guerrini, comandavam o futebol amador no município. A família Pousa gerenciava o Esporte Clube Vergueirense, enquanto os Guerrini tomavam conta do 12 de Outubro. Em outubro de 1913, as duas famílias se reuniram e resolveram montar uma única equipe que representasse a cidade. Convidaram então Carlos Wingeter, cirurgião dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser o presidente do clube que estava se formando com a fusão das duas famílias. Wingeter aceitou o convite prontamente, mas com apenas uma exigência: o nome do novo time teria que ser XV de Novembro, em homenagem à data marcada pela proclamação da República. Este foi o pontapé inicial para o surgimento do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, equipe rapidamente acolhida pela população piracicabana. Confira um documentário sobre a história do clube produzido por estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba. 
O Hino mais caipira do planeta e o time de futebol de Piracicaba!
Salve XV de Novembro
Glorioso esquadrão
Na vitória ou na derrota
Esta em nosso coração
No basquete e futebol
É motivo de vaidade
Pioneiro da lei do acesso
Engrandece nossa cidade
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
Destemido e valente
Só nos pode orgulhar
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
A torcida está presente
Para sempre incentivar

XV DE PIRACICABA - HINO OFICIAL e HINO CAIPIRA


cuspere de grilo
bicaro de pato
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
asara de barata
nhéque de portera
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
viemo numa combi véia
sem óio de breque
de orc de raibã
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
carcanhá de bode
tocera de grama
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá XV
crá crá crá
trei veiz cinco
XV
 29 de outubro de 2012 –  a Biblioteca Pública Municipal ” Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” ganha um moderno, amplo e arrojado prédio, com todas as condições para oferecer serviços de qualidade a cultura piracicabana.
O prédio do Teatro Municipal de Piracicaba foi projetado pelos arquitetos Antonio Sergio Bergamim, Arnaldo Martino, José Guilherme Savoy de Castro, Luiz Sisberg e Silvio Oppenhein, a obra de grande vulto foi entregue ao povo piracicabano somente em 19 de agosto de 1978, com 674 lugares e sistema de acústica e ar condicionado.
Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, passou a chamar-se Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993, em homenagem ao ilustre jornalista.
http://www.xvpiracicaba.com.br/?page_id=800         google         youtube

2 comentários:

  1. Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encantos, até o hino oficial de Piracicaba é bonito, temos mais é que se orgulhar, mesmo!

    Linda homenagem, amiga Ana, pena que Piracicaba cresceu muito, muitos carros, mas o que há de se fazer, não é? O progresso chega e faz isso com a gente!
    Tudo lindo por aqui, como sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ivana, Piracicaba cresceu e com isto os problemas aumentaram de fato, mas, ainda a cidade tem aquele ar interiorano tão querido. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário