domingo, 26 de agosto de 2012

Julio Florenço Cortázar; uma força latina na Literatura Mundial

"Pasé mi infancia en una bruma de duendes, de elfos, con un sentido del espacio y del tiempo diferente al de los demás". Cortázar foi uma criança melancólica, triste e muito adoentada. A cama foi aonde passou a maior parte do tempo, o que ele fazia? Lia, lia muito os livros escolhidos por sua mãe, deste modo logo cedo começou a escrever.  Um autor de força! Um inovador que modernizou a Literatura da America Latina.       
                                                       Ana Marly de Oliveira Jacobino
Julio Florenço Cortázar, belga de pais argentinos, nasceu na embaixada da Argentina em Ixelles, distrito de Bruxelas, na Bélgica em 26 de agosto de 1914. Cortazar sempre foi uma criança com frequentes problemas de saúde, vivia enfermo e passava a maior parte do tempo no mmundo dos livros que eram selecionados por sua mãe. Muitos de suas produções em contos são autobiográficas, como BestiarioFinal del Juego,Los Venenos de la Señorita Cora, entre outros.Em 1935, formou-se em professor de Letras pela Escuela Normal de Profesores Mariano Acosta, e nessa época tornou-se fã de lutas de boxe. Em 1938, editou o seu primeiro livro de poemas, de nome Presencia, com uma tiragem de 250 exemplares, sob o pseudônimode Julio Denis.

                Entrevista a Julio Cortázar en París

Em 1951, aos 37 anos, Cortázar, por não concordar com a ditadura na Argentina, partiu para Paris (França), pois havia recebido uma bolsa do governo francês para ali estudar por dez meses, e acabou se instalando definitivamente. Trabalhou durante muitos anos como tradutor da Unesco e viveria em Paris até a sua morte. Teve uma relação de amizade com os artistas argentinos Julio Silva e Luis Tomasello, com os quais realizaria vários projetos conjuntos.

                                                    LA MOSCA_ Julio Cortázar 
Te tendré que matar de nuevo.
Te maté tantas veces, en Casablanca, en Lima,
en Cristianía,
en Montparnasse, en una estancia del partido de Lobos,
en el burdel, en la cocina, sobre un peine,
en la oficina, en esta almohada
te tendré que matar de nuevo,
yo, con mi única vida.

                                                     Buenos Aires, 1910-1936 (1) Alicia Novick

Em 1953, casou-se com uma tradutora argentina chamada Aurora Bernádez, vivendo com esta em condições econômicas muito difíceis. Nessa mesma época sugiu a oportunidade de traduzir a obra completa em prosa de Edgar Allan Poe para a Universidad de Puerto Rico, trabalho que foi considerado pelos críticos como a melhor tradução da obra do escritor.

Julio Cortázar - Entrevista __ http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=gmj2KvRVW1E

Em 1973, recebeu o Prêmio Médicis por seu Libro de Manuel e destinou os seus direitos autorais na ajuda dos presos políticos na Argentina. Em 1974, foi membro do Tribunal Bertrand Russel II, reunido em Roma para examinar a situação política da America Latina, que tinha como prioridade as investigações sobre questões sobre violação dos Direitos Humanos. Em 1976, viajou para a Costa Rica onde se encontrou com Sergio Ramírez e Ernesto Cardenale fez uma viagem clandestina para a Nicarágua, que marcou sua vida, levando-o sempre a realizar várias visitas a este país.
LO QUE ME GUSTA DE TU CUERPO…Julio Cortázar 
Lo que me gusta de tu cuerpo es el sexo.
Lo que me gusta de tu sexo es la boca.
Lo que me gusta de tu boca es la lengua.
Lo que me gusta de tu lengua es la palabra.  
[in Papeles Inesperados, Alfaguara, 2009]
Em agosto de 1981 sofreu uma hemorragia gástrica. Em 1983, volta a democracia na Argentina, e Cortázar fez uma última viagem à sua pátria, onde foi recebido calorosamente por seus admiradores, que o paravam na rua e lhe pediam autógrafos, em contraste com a indiferença das autoridades nacionais. Depois de visitar vários amigos, regressou a Paris. Pouco depois lhe foi outorgada a nacionalidade francesa. Carol Dunlop, sua última esposa, faleceu em 2 de novembro de 1982, e Cortázar teve uma profunda depressão. Morreu de leucemia em 1984, sendo enterrado no cemitério de Montparnasse, na mesma tumba de Carol. Em sua tumba se ergue a imagem de um "cronópio", personagem criado pelo escritor.
A máquina lenta do desamor, as engrenagens do refluxo, os corpos que abandonam as almofadas, os lençóis, os beijos, e de pé diante do espelho interrogando-se cada um a si, já não se olhando entre eles, já não nus para o outro, já não te amo, meu amor.Julio Cortázar
google, yVÁRIOS (2000), Nova Enciclopédia Barsa, Encyclopaedia Britannica do Brasil. http://www.escritores.org/cortazar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário