sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alberto Santos Dumont o Encantado!

Voar causou deslumbramento ao homem desde que se viu pensando! Olhar os pássaros alçar voo, plainar no ar e pousar sem dificuldades suscitou a imaginação do ser humano na sua busca pelos ares. Como a sua anatomia não ajudava resolve procurar  asas fora do corpo. Procurou, procurou... até que surgiu o Encantado e superou esta expectativa. Voou sobre a Cidade Luz iluminando o ideal humano de voar! Salve Alberto Santos Dumont o Encantado!   
                                     Ana Marly de Oliveira Jacobino
Assista a 

SANTOS DUMONT-IMAGENS RARISSIMAS 1° VÔO 14 BIS

                    http://youtu.be/3CPaOB7mUcI

Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje Santos Dumont), em Minas Gerais. Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos-Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.
Com Alberto ainda pequeno a família se mudou para Valença (atual município de Rio das Flores) e passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
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Santos Dumont contornando a Torre Eiffel com o dirigível número 5, em 13 de julho de 1901. Esta fotografia é frequente e erroneamente identificada como sendo do dirigível número 6. Cortesia da Smithsonian Institution

Em 1891, Alberto, então com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e comprou um para si. Logo Santos-Dumont estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis em Paris.
O dia 20 de setembro de 1898 realizou o primeiro vôo de um balão com propulsão própria. No ano seguinte voou com os dirigíveis número 2 e número 3. O sucesso de Santos-Dumont chamou a atenção do milionário Henry Deutsch de la Muerte que no dia 24 de março de 1900 ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos.
Santos-Dumont fez experiências com os números 4 e 5. Em 19 de outubro de 1901 cruzou a linha de chegada com o número 6, mas houve uma polêmica graças a um atraso de 29 segundos. Em 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu do presidente Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro.

 14-bis era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em vôos feitos por Santos Dumont em meados de 1906. Daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolvervelocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906.
Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, o Oiseau de Proie II decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em setesegundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos "mais pesado que o ar".
NAPOLEÃO, Aluízio. Santos Dumont e a conquista do ar. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ultraleves, 1997.
MUSA, João Luis, MOURÃO, Marcelo Breda, TILKIAN, Ricardo. Alberto Santos Dumont – Eu naveguei pelo ar. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. google     youtube
                                                              Convite
Neste ano comemoraremos o Dia do Escritor em 21 de Julho, sábado, num encontro na Área de Lazer da Rua do Porto, das 09h. às 11h. (entrada pelo portão, próximo ao Restaurante Arapuca).

Para melhor entrosamento, contamos com sua participação, colaborando com textos e poesias curtas, que serão colocados no Varal a ser improvisado. Haverá oportunidade para declamar ou ler seus trabalhos, pois contaremos com a colaboração de uma equipe de funcionários da Biblioteca Municipal, que nos darão suporte técnico.
Não deixe de participar. A festa é de todos. Vamos nos confraternizar, passando alguns momentos descontraídos, trocando nossos escritos. Convidem seus familiares e amigos.
Se tiver livros para doar, pode trazê-los.
Muito obrigada pela atenção.                           Leda Coletti (escritora)

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