domingo, 17 de junho de 2012

Maria Bethania a sua voz acaricia a alma...

cansada de tantas porcarias, ampliadas pela mídia, que emporcalha o ouvido da juventude e de toda a população brasileira. Como é bom ouvir Maria Bethania Viana Teles Veloso e se surpreender com a sua voz melodiosa, e, com as composições que escolhe para cantar... verdadeiras poesias melodiosas. 18 de Junho é seu aniversário e você continua nos presenteando com a sua voz. Parabéns Maria Bethania, cantora do Brasil!          Ana Marly de Oliveira Jacobino
Nascida na Bahia, é a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do compositor Caetano VelosoO nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso num sorteio "duvidoso", inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, então um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.
               Ouça na voz de Nélson Gonçalves - Maria Betânia
Bethânia foi criada na cidade de Santo Amaro da Purificação e, por ter sido criada na religião católica com influência do candomblésempre foi influenciada por elas. A data oficial da estreia profissional é 13 de fevereiro de 1965, quando substituiu a cantora e violonista Nara Leão no espetáculo Opinião pois a mesma precisou se afastar por problemas de saúde. Nesse mesmo ano, foi contratada pela gravadora RCA.
                  Inspiradíssima Maria Bethânia em Oásis - Carta de Amor
Foi também a idealizadora do grupo Doces Bárbaros, onde era um dos vocais da banda, que lançou um disco ao vivo homônimo juntamente com os colegas Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O disco é considerado uma obra-prima; apesar disto, curiosamente na época do lançamento (1976) foi duramente criticado. Doces Bárbaros era uma típica banda hippie dos anos 1970
#### Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, interpretam a música "Fé cega, faca amolada", composta por Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. Este vídeo foi retirado do filme "Doces Bárbaros" de Jom Tob Azulay que é um registro da turnê original do grupo, em 1976. 
                         http://www.youtube.com/watch?v=da18kGGkYjw

Bethania foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias em um único disco (Álibi1978, que contou com as respectivas participações especiais da sambista Alcione e Gal Costa nas músicas O meu amor e Sonho meu) e esse sucesso se repetiu nos dois álbuns subsequentes: Mel e Talismã (1980), que também obtiveram expressivas vendas (inclusive este último chegou a ver 700 mil cópias em quinze dias com a participação dos cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil na faixa Alguém me avisou), e inovou no gênero acústico com os dois trabalhos seguintes, Ciclo (1983) e A Beira e o Mar (1984).
         Ouça e cante com Maria Bethania - Alibi - Mulher 80
Revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas - Fernando Pessoa, poeta português,Vinícius de Moraes a quem chegou a dedicar um disco inteiro em 2005Que falta você me faz (a gravação deste álbum foi concluída em janeiro de 2004 mas somente lançado no ano seguinte, em comemoração aos 40 anos de carreira e amizade com Vinícius, contando com a participação especial deste na declamação do poema Poética I e na música Nature boy (Encantado)), Clarice Lispector - criando um estilo próprio e que muito lembra peças teatrais.

MARIA BETHANIA - MONÓLOGO DE ORFEU - Tom Jobim e Vinícius de Moraes

                    fotos google
                              youtube
Pagina Oficial
ARDIM, Reinaldo - Maria Bethânia Guerreira Guerrilha. Cooperativa editorial JB - Poder jovem
ÁLVAREZ LIMA, Maria - Maria Bethânia. Edições Intersong
ÁLVAREZ LIMA, Maria - Marginália, Arte e cultura na idade da pedrada. Salamandra - Consultoria editorial brasileira
AA.VV - Maria Bethânia - Dona do Dom, Crônicas, depoimentos e poemas. Ediçao Fã-Clube Rosa dos Ventos Bahia - 2006
                                                       Sarau Literário Piracicabano
APRESENTA
Festa Lítero-Musical


19 de Junho (terça-feira) 19h30 na sala 2 do Teatro Municipal Losso Netto  em Piracicaba.
Os homenageados serão 
 Patativa do Assaré ", e,  a sua poesia comparável à beleza   do cantar da ave patativa, e, Flying Banana  o ícone paulista dos anos 70. Escute e vibre com o estilo musical caipira, que tanto amamos .

Tema Patativa do Assaré  e Flying Banana duas forças no cantar poético do povo brasileiro !”    
                          Venha Refrescar a sua alma na liturgia do Sarau!
                                                      Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário