sábado, 3 de março de 2012

Sopro de Vida: a força de Clarice Lispector após a sua morte...

"Para Clarice Lispector as palavras haviam se esgotado como em um Sopro de Vida ela acompanha o seu fracasso da linguagem, de não poder dizer o que esvai do seu "Eu" por não coabitar mais em seu interior a transgressão que ela tão bem manipula nas palavras. "Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida. Viver é uma espécie de loucura que a morte faz. Vivam os mortos porque neles vivemos."  E Clarice nos surpreende mesmo depois de morta ao nos dar de presente o seu último romance "Sopro de Vida".
"Quando acabardes este livro chorai por mim um aleluia. Quando fechardes as últi­mas páginas deste malogrado e afoito e brincalhão li­vro de vida então esquecei-me. Que Deus vos abençoe então e este livro acaba bem. Para enfim eu ter re­pouso. Que a paz esteja entre nós, entre vós e entre mim. Estou caindo no discurso? que me perdoem os fiéis do templo: eu escrevo e assim me livro de mim e posso então descansar." Clarice Lispector
                        foto (google)  da menina Clarice ainda morando em Recife 
Clarice Lispector, um dos maiores nomes da literatura brasileira de todos os tempos, nasceu em 1920, numa aldeia da Ucrânia chamada Tchetchelnik, e chegou ao Brasil quando tinha apenas dois meses de idade. Em 1944, Clarice Lispector consegue publicar seu primeiro romance “Perto do coração selvagem” - o livro havia sido recusado um ano antes pela Editora José Olympio -, dando inicio, desse modo, à sua carreira de romancista.
"A língua está pois aquém da literatura. O estilo está quase além: imagens, um fluir, um léxico nascem do corpo e do passado do escritor e se tornam, pouco a pouco, os automatismos mesmos de sua arte. Assim, sob o nome de estilo, forma-se uma linguagem autárquica que mergulha apenas na mitologia pessoal e secreta do autor, nessa hipofísica da palavra e das coisas, onde se instalam uma vez por todas os grandes temas verbais de sua existência. Seja qual for seu refinamento, o estilo tem sempre algo de bruto: ele é uma forma sem destino, é o produto de um surto, não de uma intenção, é como uma dimensão vertical e solitária do pensamento. Suas referências estão no nível de uma biologia ou de um passado, não de uma história: ele é a “coisa” do escritor, seu esplendor e sua prisão, é a sua solidão”. (Barthes, 2004: 10-11)
                                        Moratória_ Ana Marly de Oliveira Jacobino
 Sentado na poltrona rota, esmaecida
Pela força das intempéries
Defragadas pela luz dançarina ao passar pela janela,
Acariciada por suas mãos
Gordurosas, sujas pela aspereza
Da vida laboriosa passada ao conduzir
O trabalho na terra.
Sempre gostou de ler...
Um sopro de vida, o abate
Como o faisão no seu último vôo,
Morre com a bala transfixada no peito.
Palavras incandescentes
Fosforizam seus neurônios.
Ela sabe...
Fluir o rio das dúvidas
No leitor emburrecido pela mídia
Comparsa do mal que afeta
A todos; robotização!
Lispector mostra um sopro de vida
Mesmo, depois de morta!
                                                       Acontece em Piracicaba
Rio de Piracicaba tendo ao fundo o Engenho Central e o novo Teatro de Piracicaba
  As atrizes Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho no espetáculo “Sopros de Vida” narra o encontro da dona de casa Frances (Rosamaria) e da ex-ativista política Madeleine (Nathalia), respectivamente mulher e amante do mesmo homem durante 25 anos, partilhado pelas duas e ambas abandonadas por ele, trocadas agora por uma terceira, mais jovem.
SOPROS DE VIDA, de David Hare, com direção de Naum Alves de Souza e com as atrizes Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho.


Graças ao esforço do programador do Teatro Municipal Dr. Losso Netto  "Luiz Gustavo Maluf " em que  trouxe  a peça SOPRO DE VIDA, para ser encenada no dia 03 de março, sábado às 21 horas no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A produção é a primeira realizada pelo produtor Wagner Ferreira, que há alguns anos leva a Botucatu e Bauru os melhores espetáculos do Brasil, agora colocando Piracicaba em sua área de atuação o produtor promete grandes espetáculos em 2012 para cidade. 


                                                       Sarau Literário Piracicabano
Sarau Literário faz justa homenagem a um ano do falecimento do grande escritor e médico: Moacyr Jaime Sclia e também a Luzia Stocco (atriz, escritora, professora) Tema: "Mulher seu nome é poesia"
Em conjunto com o Sarau: Exposição dos trabalhos poéticos dos escritores trabalhados artisticamente por Carmelina Toledo Piza
Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto 
Data: 13 de Março a partir das 19h30
                                               fotos: google,

5 comentários:

  1. Programam maravilhoso e deve ser imperdível essa peça! Atrizes maravilhosas!!! Lindas atividades! beijos,tudo de bom,chica , um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Dizem que as mulheres compreendem melhor Lispector. Não sei. Nunca fiz um simpósio ou um estudo para comprovar ou refutar esta opinião. O que sei é que, embora goste e muito de sua literatura, muitas vezes fico como se tivesse algo não dito por detrás de suas frases e que não consegui decifrar...

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Verdade Chica fui comprovar a força que as atrizes dão a peça, ao meu ver monótona, com diálogos que podiam se mais explorados na intensidade dos sentimentos que cercam as duas mulheres na história de rivalidades por amarem ou não o mesmo homem. Penso que 90 minutos custaram a passar. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  4. Richard, meu bom amigo, a verdade é que Lispector também achava que não dava conta de explorar toda a significância e a riqueza da linguagem na sua compreensão. Por mais que leio Clarice mais fica o sabor de algo inacabado, inexplorado no meu entender...Obrigada pela visita e pelo seu comentário tão pertinente...Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. Todos os amantes da literatura reverenciam a escritora. Suas palavras chegam aos nossos corações de forma natural, com a espontaneidade que ela sempre demonstrou em suas colocações. Talvez essa simplicidade tenha favorecido a admiração que desperta entre as mulheres, inobstante seja amada por todos.
    (obrigada por retribuir minha visita e pelo afeto de seu comentário).
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário