domingo, 12 de fevereiro de 2012

Stefan Zweig e alguns dos seus amigos intelectuais...

"130 anos (28 de novembro de 1881), após, o seu nascimento Stefan Zweig, continua fomentando a nossa vontade de conhecê-lo melhor, e graças a isto, desenvolvo uma pesquisa sobre os seus amigos intelectuais (baseado nas citações dos seus livros), que parece não tem fim! Desfila atores,  biólogos, fiilósofos, cientistas, escritores, ensaistas, literatos, poetas, médicos... O homem que pensava encontrar o Brasil, como: “uma daquelas repúblicas sul-americanas que não distinguimos bem umas das outras, com clima quente e insalubre, situação política instável e finanças em desordem…”, ao pisar no nosso solo,  apaixonou-se tanto pelo ao ponto de escrever:  "Fiquei fascinado e, ao mesmo tempo, estremeci. Pois não apenas me defrontei com uma das paisagens mais belas do mundo, esta combinação ímpar de mar e montanha, cidade e natureza tropical, mas ainda com um tipo completamente diferente de civilização”. Desta paixão pelo Brasil, Zweig vai escrever: Brasil Pais do Futuro”. Aqui estou, començando a citar alguns dos seus amigos intelectuais, mas voltarei a publicar outros grande nomes..." Ana Marly de Oliveira Jacobino 
Stefan Zweig (Viena, 28 de Novembro de 1881 — Petrópolis, 23 de Fevereiro de 1942) foi um importante escritor austríaco de ascendência judaica. Crítico aos regimes do Nazi-fascismo, Stefan Zweig dedicou-se a quase todas as atividades literárias: foi poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo. Entre os romances, merecem destaque: Carta de uma Desconhecida, A novela de xadrez, Amok, Vinte quatro horas na vida de uma mulher.
Escreveu várias biografias como Maria Antonieta, Fouché, Maria Stuart, etc.
Na história, escreveu Momentos decisivos da Humanidade. Escreveu Brasil, país do futuro, que constitui não só um retrato do Brasil, como também uma interpretação do espírito brasileiro.
Zweig escreveu também uma espécie de auto-biografia, intitulada "O Mundo Que Eu Vi" (Die Welt von Gestern), na qual relata episódios de sua vida tendo como base os contextos históricos do período em que viveu (como por exemplo a Monarquia Austro-Húngara e a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais).
Suicidou-se no Brasil, em Petrópolis, onde veio a residir após ter residido na Inglaterra, depois de decidir-se pelo exílio voluntário da Áustria, então sob dominação alemã.
                                       O  pequeno Zweig no colo de seu pai
Alguns dos intelectuais citado em seu livro "O Mundo Que Eu Vi" (Die Welt von Gestern):
Emile Verhaeren (Saint-Amand, 21 de Maio de 1855 - Ruão, 27 de Novembro de 1916), foi um poeta belga de expressão francesa. Foi Autor de contos, peças de teatro e crítica literária, além de poesia, evoluiu do naturalismo (As Flamengas, 1883) para um misticismo que o levou a uma crise espiritual (Tochas Negras, 1890).
"Homem, mais vale enfrentar tudo do que tudo compreender. A vida é para subir, não para descer."
Rudolf Steiner (Kraljevec, 27 de Fevereiro de 1861 - Dornach, Suiça 30 de Março de 1925).
Após terminar os seus estudos dedicou-se a partir de 1883 a editar as obras científicas de Johann Wolfgang von Goethe. Tornou-se profundo conhecedor da obra de Goethe, escrevendo inúmeras obras sobre este, dedicando-se à explicação do pensamento do autor alemão. Ao mesmo tempo escrevia sobre assuntos filosóficos.
Durante esse período, escreve A Filosofia da Liberdade, livro publicado em 1894. Seu objetivo é desenvolver a personalidade do indivíduo, desde a infância, como algo integrado do ponto de vista psicológico e da vivência física. Depois de muitos anos de pesquisas, funda, em 1912, a Sociedade Antroposófica, para divulgar suas ideias.
Em 1913 constitui por intermédio da Sociedade Antroposófica sua primeira "escola da ciência espiritural", o Goetheanum, em Dornach, na Suíça, e continua a aperfeiçoar seus métodos educacionais. Seus ensinamentos são a base da linha pedagógica Waldorf, praticada em vários países do mundo. Entre suas obras está O Curso de Minha Vida (1925).
Søren Aabye Kierkegaard (5 de Maio de 1813 - 11 de Novembro de 1855) foi um teólogo e um filósofo dinamarquês do século XIX, que é conhecido por ser o "pai do existencialismo", embora algumas novas pesquisas mostrem que isso pode ser uma conexão mais difícil do que fora, previamente, pensado. Filosoficamente, ele fez a ponte entre a filosofia hegeliana e aquilo que se tornaria no existencialismo. Kierkegaard rejeitou a filosofia hegeliana do seu tempo e aquilo que ele viu como o formalismo vácuo da igreja luterana dinamarquesa. Muitas das suas obras lidam com problemas religiosos tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, e ética cristã e teologia. Por causa disto, a obra de Kierkegaard é, algumas vezes, caracterizada como existencialismo cristão, em oposição ao existencialismo de Jean-Paul Sartre ou ao proto-existencialismo de Friedrich Nietzsche, ambos derivados de uma forte base ateística). Para Kierkegaard, nós obtemos a nossa identidade ao acreditar em algo que ofenda profundamente a nossa mente, o que não é uma tarefa fácil. Para existir, teríamos de acreditar e acreditar em algo que seja ominosamente difícil de acreditar. Esta é a essência do processo existencialista em Kierkegaard, que associa a fé com a identidade.

Theodor Herzl (Budapeste, 2 de Maio de 1860 — Reichenau an der Rax, 3 de Julho de 1904) foi um jornalista judeu austríaco que se tornou fundador do moderno Sionismo político. Seu nome em hebraico era Benjamin Ze'ev (בנימין זאב).
Nascido em Budapeste (hoje capital da Hungria)em 1860. Sua primeira escola foi uma escola primaria judaica. Aos 10 anos foi enviado a uma escola real, mas saiu dessa escola por conta do anti-semitismo. Depois ele se matriculou em uma escola evangelica , onde a maioria dos alunos eram judeus por isso não existiam problemas com o anti-semitismo. Em 1878 a familia de Herzl se mudou para Viena. Se formou em direito em 1884 e o seu trabalho inicial não tinha qualquer relação com a vida judaica, pois trabalhava como empregado não-assalariado nos tribunais de Viena e Salzburg.Ele queria muito viver em Salzburg, mas como era judeu nunca teria a possibilidade de se tornar um juiz. Apesar de ser formado em direito ele se dedicava mais ao jornalismo e à literatura... Em 1895 ele escreveu "O Estado Judeu". A principal ideia do livro era que a melhor maneira de formar um estado judeu era formar um congresso sionista formado apenas por judeus. Da ideia partiu para a prática e, pouco tempo depois, já havia formado o "Sionismo Político".


                Convite pra lá de especial: Sarau Literário Piracicabano apresenta:
                         Sarau do Carnaval- Sarau da Alegria!
Sarau do dia 14 de Fevereiro no Salão Nobre da Biblioteca Municipal de Piracicaba a partir das 19h30 vai fazer homenagens para : O compositor Ary Barroso referência na música brasileira e Funcionários da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba.
Tema do Sarau: Sempre é carnaval! Sempre é Alegria!
                  Atenciosamente;
                            CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino
Obras Completas de Stefan Zweig em 16 Volumes - 20 Tomos.
O Mundo Que Eu Vi (Minhas Memórias) (Trad. de Odilon Gallotti).

Brasil, País do Futuro (Trad. de Odilon Gallotti). 

FRANCO, France. Compreender Kierkegaard. Petrópolis: Vozes, 2005.
fotos google

2 comentários:

  1. Aprendemos sempre passando por aqui! Legal isso!

    Obrigado pelo carinho por lá.Sabes que ando com menos tempo e também o motivo...beijos,chica

    Mas vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara Amiga Ana Marly, Que Lindo esse espaço.
    A cada dia aprendo mais!!!
    Querida mestre, Obrigado por participar dessa festa Piracicabana em seu Blog.
    Parabéns!!!

    Abraço, Edson.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário