sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Romance Policial é devendado aqui na Agenda...

 "Na juventude tinha predileção por romance que envolvesse o contexto investigativo, portanto, eu estava sempre envolvida com crimes e detetives... Aprendi a investigar com: Sherlock Holmes de Arthur Ignatius Conan Doyle;  Hercule Poirot de Agatha Cristie; C. Auguste Dupin de Edgar Alan Poe; já como professora de literatura muitos outros detetives e atores desvelaram os seus mistérios em sala de aula para os meus educandos. A investigação até hoje continua... a fazer parte das minhas leituras...
  Ana Marly de Oliveira Jacobino
                                                             Arthur Conan Doyle
 Nasceu em Edimburgo, 22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 1930)escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção. Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.
Arthur Conan Doyle. A Nova Revelação: Tradução por Guillon Ribeiro, com biografia do autor por Indalício H. Mendes (em português). 2ª ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1980.Para a biografia, Mendes utilizou-se de várias obras como "The Life of Sir Arthur Conan Doyle", de John Dickson Carr; "El Espiritismo - Su historia, sus doctrinas, sus hechos" e A Nova Revelação, do próprio biografado e matérias como "Conan Doyle - O Homem que eu Conheci", por Harvey Metcalfe, apud revista "Estudos Psíquicos", de Lisboa.

Assista ao Trailer do filme Sherlock Holmes 2 - O Jogo de Sombras:
http://youtu.be/oICPAlFFapo
Hercule Poirot ou simplesmente Poirot é um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie, comparável apenas a Sherlock Holmes, famoso detetive da ficção policial. Um grande número das obras onde Poirot aparece se tornaram filmes, séries de televisão, rádio e teatro. Foi vivido no cinema por Albert Finney e por Sir Peter Ustinov e na série televisiva por David Suchet.
O detetive aparece em mais de 40 romances de Agatha Christie e protagoniza desde 1989 a série britânica Agatha Christie's Poirot onde é interpretado por David Suchet.
          Assista ao Poirot Murder on the Orient Express 2010
http://youtu.be/K89xgioWOWI
                                                       Agatha Christie
 Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan nasceu emTorquay, 15 de Setembro de 1890,  Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

 Eu e meus educandos gostamos muito de ler: Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express)
Principal motivo da fama: foi adaptado ao cinema com direção de Sidney Lumet e, em 1975, Ingrid Bergman recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel no filme
Publicado em 1934, Assassinato no Expresso Oriente é mais um caso do detetive Hercule Poirot. A L&PM publica essa história, adaptada, em Quadrinhos.
Trama: voltando de um importante caso na Síria, Hercule Poirot embarca no Expresso do Oriente em Istambul. O trem está estranhamente cheio para aquela época do ano. De madrugada, algo estranho acontece. No dia seguinte, o detetive descobre que um dos passageiros foi esfaqueado doze vezes enquanto dormia. Porém tudo é muito misterioso: algumas chagas são profundas e outras superficiais, algumas parecem ter sido feitas por uma pessoa canhota e outros por um destro.
 O detetive Dupin (Edgar Allan Poe) confronta o marinheiro numa passagem de "Os assassinatos da Rua Morgue". Ilustração de 1909 Byam Shaw
                     Assista ao Murders in the Rue Morgue:
                                                    http://youtu.be/5I8T-xTR0hQ
                                                                 Edgar Allan Poe
 Edgar Allan Poe nasceu em Boston, 19 de janeiro de 1809 e morreu em Baltimore, 7 de outubro de 1849) escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.
Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.

 Muito bom a leitura deste romance de Poe. Edgar Allan Poe é um dos meus favoritos...
 Edgar Allan Poe. http://educacao.uol.com.br/biografias/edgar-allan-poe.jhtm

Sarau Literário Piracicabano convida você para o Sarau do Carnaval- Sarau da Alegria

Sarau do dia 14 de Fevereiro no Salão Nobre da Biblioteca Municipal de Piracicaba a partir das 19h30 vai fazer homenagens para : O compositor Ary Barroso referência na música brasileira e Funcionários da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba.

Tema do Sarau: Sempre é carnaval! Sempre é Alegria!


Atenciosamente;
                  CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino
                                                fotos google filmes youtube

Um comentário:

  1. Anônimo4/7/12 13:28

    Muito legal esse post! Já li Agatha Cristie, mas ela nem chega aos pés das histórias do Sir Arthur Conan Doyle, ja li quase todas as histórias de sherlock holmes, vicia!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário