quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A alegria sempre acontece em um sarau...

Caderno do Sarau Literário Piracicabano que aconteceu em 14 de Fevereiro de 2012 Tema: Sempre é Carnaval! Sempre é Alegria!_ Coordenação: Ana Marly de Oliveira Jacobino_ Parte 2

Jogo de Azar!? (microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino
Rifa a sorte o druida no planalto quer azarar algum deputado honesto!
Conjunto Caleidoscópio: Carlos Roberto Furlan (violão e voz) e Suzi Furlan (voz): Ana Paterniani (flauta e voz), China na percussão cantam no Sarau Literário...
Aquarela do Brasil -Ary Barroso/Luiz Peixoto _ 
                        http://youtu.be/ipaWaqxWtSE
Primeiro Homenageado do Sarau Literário Piracicabano: Ary de Resende Barroso 
 Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e Angelina de Resende. Aos oito anos, órfão de pai e mãe, Ary foi adotado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Em 1920, com o falecimento do tio Sabino Barroso, ex-ministro da Fazenda, recebeu uma herança de 40 contos (milhões de reis). Então, aos 17 anos veio ao Rio de Janeiro estudar Direito, ali permanecendo sob a tutela do Dr. Carlos Peixoto.
Aprovado no vestibular, ingressa em 1921 na então Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Faculdade seria importante na consolidação da veia artística, esportiva e política.
Adepto da boemia, é reprovado na Faculdade, abandonando os estudos no segundo ano. Suas economias exauriram o que o fez empregar-se como pianista no Cinema Íris, no Largo da Carioca e, mais tarde, na sala de espera do Teatro Carlos Gomes com a orquestra do maestro Sebastião Cirino. Tocou ainda em muitas outra orquestras.
Em 1926 retoma os estudos de Direito, sem deixar a atividade de pianista. Dois anos depois é contratado pela orquestra do maestro Spina, de São Paulo, para uma temporada em Santos e Poços de Caldas. Nessa época, Ary resolve dedicar-se à composição. Compõe "Amor de mulato", "Cachorro quente" e "Oh! Nina", em parceria com Lamartine Babo, seu contemporâneo na Faculdade de Direito. Nos anos 1930, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca. Aquarela do Brasil teve a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior. Recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do longa-metragem Você já foi à Bahia? (1944), de Walt Disney.
A partir de 1943, manteve durante vários anos o programa A hora do calouro, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, no qual revelou e incentivou novos talentos musicais. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time o CR Flamengo. Autor de centenas de composições em estilos variados, como choro, xote, marcha, foxtrote e samba. Ary Barroso também era locutor esportivo. Torcedor confesso do Flamengo torcia descaradamente a favor do rubro-negro nas transmissões que eram feitas pelo rádio. Quando o Flamengo era atacado, ele dizia mensagens do tipo:"Ih, lá vem os inimigos. Eu não quero nem olhar.", se recusando claramente a narrar o gol do adversário. Quando o embate era realizado entre equipes que não fossem o Flamengo, sempre que saía um gol, primeiro ele narrava, e depois tocava uma gaita.
Morreu no Rio de Janeiro, em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo, e está enterrado no Cemitério de São João Batista.
 CABRAL, Sérgio - No tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar Editora,

Conjunto Caleidoscópio: Carlos Roberto Furlan (violão e voz) e Suzi Furlan (voz): Ana Paterniani (flauta e voz), China na percussão cantam no Sarau Literário...
É Luxo Só - Ary Barroso / Luiz Peixoto _
Segundo homenageado: Funcionários da Biblioteca Municipal
 Aos funcionários da Biblioteca Publica Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” por Lucila Calheiros Silvestre 
Não há trabalho eficiente sem que haja uma equipe eficiente de trabalho
A Biblioteca Municipal de Piracicaba funciona assim: com funcionários, estagiários e com terceirizados
Cada um com as suas atividades específicas o que não impede de estarem sempre assumindo outras tarefas quando se faz necessário:
-Auxiliar de biblioteca, torna-se ator
-Auxiliar de biblioteca, contadora de histórias
-Funcionário é criador e administrador de blog
-Monitor de educação infantil, ocupando o setor financeiro
-Agente de saúde, programador cultural
-Estagiário vira ator,
-Estagiário faz trabalho de artista gráfico, fazendo cartazes e capas de livros, banners ilustrativos do legado das Letras Piracicabanas
_Estagiário fazendo estatística e relatórios
Uma das características desta equipe é o senso de empreendedorismo: trabalham pensando em como exercer melhor suas funções; trabalham na busca de soluções para os problemas que aparecem auxiliando sem duvida alguma a Direção e, isto, independente de dia e horário, ou seja, se colocando sempre à disposição.
Dificilmente se encontra em repartições públicas uma equipe desta envergadura, que, além de tudo convivem dia a dia em clima de amizade, companheirismo.
E dentro deste clima de amizade e companheirismo, não medem esforços para atender com muita atenção e carinho a população que busca os serviços da biblioteca. E com isto estão sempre recebendo elogios dos usuários da biblioteca
E, é por essa razão que temos de reverenciar todos, sem exceção, a equipe de trabalho da Biblioteca Municipal que com todo o empenho, dedicação e criatividade tornaram possível que este espaço se tornasse um “Centro de Cultura” significativo em nossa cidade.
          Parabéns a todos, e a nossa maior gratidão pelos serviços prestados.

O frevo agitou a noite do Sarau Literário Piracicabano. Ouça Saí de casa muito cedo _ Eliane Vidal
Atenção marque na sua agenda:
No Teatro Municipal de Piracicaba no dia 13 de Março acontece o Sarau Literário Piracicabano: Homenageados Moacyr Jaime Sclia e Luzia Stocco
Tema: "Mulher seu nome é poesia"
fotos google _youtube _Durval







3 comentários:

  1. Se Deus permitir estarei nesse próximo Sarau para aplaudi-la!
    Março é um longo mes sem, feriados. Tempo de seridade e novas responsabilidades. Vamos nessa!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que estará no Sarau de 13 de Marco, Dirce!Ana Marly

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a confirmação da leitura.
    Este seu Blog faz parte de minha vida diária, e, pode crer, prenche, encanta e contagia. Dá pra sentir entusiasmo , sensibilidade e sua maravilhosa e magica simpatia!
    Esteja sempre com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário