segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

«A diva dos pés descalços: Cesária Èvora deixa...

Saudades. Césaria apresentava descalça nos palcos, em solidariedade aos sem-teto,  às mulheres e crianças pobres de seu país, Cabo Verde. Uma vida repleta de amargura desde a infância não a abateu, a  sua voz foi seu instrumento de fraternidade e solidariedade aos humildes. Fique em paz, Cesária! "
                                                                Ana Marly de Oliveira Jacobino
              Conheça um pouco da sua voz e de seu país: Cabo Verde:
                                    http://youtu.be/TJKF21vy6lY
Cesária Évora nasceu em Mindelo, no dia 27 de agosto de 1941 e faleceu em  Mindelo no dia 17 de dezembro de 2011 foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana.
             Ouça a sua bela voz cantando Besame Mucho :
                                      http://youtu.be/Esdl_3kKSBk
Aos vinte anos foi convidada a trabalhar como cantora para o Congelo - companhia de pesca criada por capital local e português -, recebendo conforme as actuações que fazia. Em 1975, ano em que Cabo Verde conquistou a independência, Cesária, frustrada por questões pessoais e financeiras, aliadas à dificuldade económica e política do jovem país, deixou de cantar para sustentar a família. Durante este período, que se prolongou por dez anos, Cesária teve de lutar contra o alcoolismo.
                Cesaria Evora - Beijo Roubado
                                        http://youtu.be/YiWwTIu1Ma4
                                           A bela Mindelo em Cabo Verde
Évora uma ex-cantora de bares na cidade de Mindelo, na ilha de San Vicente, tornou-se subitamente uma celebridade mundial com seu terceiro disco, Miss Perfumado, em 1992, e pouco depois realizou dois shows triunfais em Paris.

Embora o sucesso tenha chegado tarde para esta artista, que, na época, já tinha mais de 50 anos, ele nunca parou de crescer.
Que voz linda Cesária Évora deixa Saudade:
                        http://youtu.be/RhwmyfFpmLs
Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.
"Não tenho forças, não tenho energia. Gostaria que dissessem aos meus admiradores: sinto muito, mas agora preciso descansar. Lamento infinitamente ter que me ausentar devido à doença, gostaria de dar ainda mais prazer aos que me seguiram durante tanto tempo", disse Évora ao jornal francês Le Monde ao anunciar o fim de sua carreira, no dia 23 de outubro.
                   Negue, Cesaria Evora
                                    http://youtu.be/lzy-shoMzvQ
Em setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a editora, Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na longa carreira.
Morreu no dia 17 de dezembro de 2011, com 70 anos, por "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada".

Escute e veja essa maravilhosa interpretação: Marisa Monte & Cesária Évora - É Doce Morrer no Mar
                http://youtu.be/9NWC1rEPMbE

Página oficial (em português, inglês e francês)
Rui Cidra, "Migração, Performance e Produção de Fonogramas": Cesária Évora e a (…) música popular de Cabo Verde
Cesaria Evora termina a carreira aos 70 anos
fotos google
youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário