quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Senhor das Moscas!? Cuidado, isto pode acontecer com você!

"Um livro marcante em que demonstra o bem e o mal na personalidade de cada ser humano. Acuado, a maldade explora nuances impensáveis, enquanto, a divergência ocupa o grupo social. O homem educado vira um selvagem, um ditador, e, para isto, se é preciso matar ele o fará sem sentir remorsos. As moscas, o seguem atraídas pelo sangue grudado em suas mãos, em suas roupas, em sua carne! O "Mal" o incita, e o manipula jogando o "Bem" para o porão negro, o inferno do inconsciente! Ana Marly de Oliveira Jacobino 
O Senhor das Moscas, em inglês Lord of the Flies  é um livro de alegoria escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Foi publicado em 1954. Embora não tenha sido um grande sucesso à época – vendendo menos de 3000 cópias nos Estados Unidos em 1955 antes de sair de catálogo – com o tempo tornou-se um grande sucesso, e leitura obrigatória em muitas escolas e colégios.
O filme, Senhor das Moscas está envolvido em  metáforas e simbologias, demosntra como a necessidade de sobrevivência transforma os seres humanos. Na obra, um grupo de crianças sobrevive a queda de um avião no oceano e encontram abrigo em uma ilha. Logo nos primeiros dias, Ralph (Balthalzar Getty), o mais maduro dos garotos, demonstra aptidão para a liderança, deixando claro, apesar da pouca idade, que o melhor meio de sobreviverem é seguindo um programa diário de direitos e deveres.

                 Para Ralph, todos na ilha desempenham papel importante e insubstituível, em uma metáfora da democracia. Contudo, Jack (Chris Furrh) antagoniza o idealismo de Ralph. Assim como muitos líderes se aproveitaram de um momento de fraqueza de suas nações para instituir um governo autoritário, Jack faz o mesmo na ilha. Com a proposta de que quem o seguir poderá passar o dia caçando e brincando, ele consegue persuadir quase todos os seguidores de Ralph, com exceção de Simon (James Badge Dale) e Piggy (Danuel Pipoly). O primeiro é uma criança com uma essência mística que se destaca dos demais pela sensibilidade aguçada, e o segundo representa a ciência, o juízo e a razão.

O livro retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno, presos em uma ilha deserta sem a supervisão de adultos, após a queda do avião que as transportava para longe da guerra. E o personagem representa melhor a metamorfose social do homem do que Jack. O garoto aparentemente amistoso se torna agressivo após formar um grande grupo de dissidentes, ex-seguidores de Ralph. Dominado pelo instinto animal, o novo líder sempre se recusa a refletir sobre as propostas dos ex-companheiros.


Assista "O Senhor das MOscas" e, você... nunca mais será o mesmo:
http://youtu.be/1CjoTAsJKLQ
O personagem Jack mergulha seus passivos discípulos em uma realidade truculenta, em que a bucólica natureza infantil cede espaço ao ódio indiscriminado e isento de culpa. O cineasta Harry Hook explora tal transformação por meio de expressões faciais, maquiagem pesada e vestimentas que se definham como uma representação simbólica da decadência do homem como ser social; um retorno ao estado primitivo.
         Invertendo o clássico "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, em que um único indivíduo conseguia impor a civilização ao estado de natureza, Golding expressa neste romance sua descrença na bondade inata dos homens e em sua capacidade de criar um mundo melhor.
          Lançado em 1954, menos de uma década após os campos de concentração nazistas e a bomba de Hiroshima, o livro carrega esse destino já no título: "Senhor das Moscas" é a tradução literal da palavra hebraica Ba'alzebul - em português, "Belzebu" um sinônimo para o Diabo.


Ouça Iron Maiden - Lord of the Flies (Instrumental)
http://youtu.be/yiu5LjxejT0
                                            Um pouco da genialidade do autor:
William Golding nasceu na Inglaterra no dia 19 de setembro de 1911, precisamente na cidade de St. Columb Minor. Filho de um professor, estudou ciências naturais em Oxford e serviu na marinha britânica na segunda guerra mundial. Sobre essa experiência, diria: "Qualquer pessoa que tenha passado por esses acontecimentos terríveis sem entender que o homem produz o mal como a abelha produz o mel estava cega ou louca. Recebeu o Nobel de Literatura de 1983.
        Morreu no dia 19 de julho 1993 em Perranarworthal, por insuficiência caríaca


Outras obras: Poems, 1934 / Lord of the Flies, 1954 (O Senhor das Moscas) / The Inheritors, 1955 (Os Herdeiros)/ The Hot Gates, 1965 / The Scorpion God, 1971 (O Deus-Escorpião)
Darkness Visible, 1979 (Visível Escuridão) / A Moving Target, 1982 entre outras.
                    
               fotos by google
O Senhor das Moscas -William Golding_ Editora: NOVA FRONTEIRA
GOLDING, William (N.C.), O senhor das moscas, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. ISBN 4. ed.
VÁRIOS (s.d.), 1000 que fizeram o século 20, São Paulo/ Rio de Janeiro: Editora Três. ISBN Edição Especial The Times/ Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário