sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Divino da Santissíma Trindade: Georg Friedrich Händel aqui na Agenda!

" Avaliado por todos do seu tempo como o "Divino" o grande mestre do Barroco musical europeu teve uma vida atribulada por doenças, mas, tinha também uma recuperação rápida. Reconhecido como um dos melhores  organistas e cravistas do seu tempo, exímio compositor escreveu o oratório Messias, composto de 51 movimentos tendo como mais conhecido  o 42º (Hallelujah) de mais ou menos quatro minutos, em que Handel narra a vida de Jesus Cristo desde sua anunciação profética, seu nascimento, vida, morte e ascensão ao céu. Então, levante-se diante dessa maginifica obra como o fez George II, o rei da Inglaterra ao ouvi-la pela primeira vez. "For the lord God omnipotent reigneth / Hallelujah hallelujah hallelujah hallelujah" Amém!
                       Ouça e se emocione com omovimento 42 do Messias:

                               http://youtu.be/N5VP-IV0Z5E
                                                  Cristo de Salvador Dali
Handel compondo
►Handel - Messiah - Hallelujah Chorus
Nascido em Halle, Alemanha, a 23 de fevereiro de 1685, Georg Friedrich Haendel era filho de Georg Haendel, cirurgião-barbeiro do Duque de Saxe. O velho Georg, embora não fosse insensível à música, não recebeu muito bem o interesse do garoto por esta arte: queria fazer de seu filho um advogado, profissão honrada e segura.

Seu pai ia com freqüência a Wersenfels e certa vez levou o filho. Ao notar o interesse do menino pela música, o Duque João Adolfo aconselhou o pai a contratar um professor de música. Assim o cirurgião contratou Wilhel Zachau, excelente músico, que passou a dar aulas ao menino: órgão, cravo, violino, oboé e fundamentos de Harmonia. Mas como condição, Haendel prometeu que estudaria Direito.
Em 1696, aos doze anos, escreveu suas primeiras sonatas para oboé e cravo.
Com a morte de seu pai em 1697, Haendel decidiu-se pelo curso de Direito, em memória do velho Georg. Entrou para a Universidade de Halle em 1702. Sem abandonar a música,dividia-se entre os estudos jurídicos, as funções de organista e as de professor do ginágio.
Um ano após, abandonou a faculdade, seu emprego e seu alunos e foi embora para Hamburgo, onde conseguiu emprego como segundo violino e cravista do teatro. Compôs as óperas Almira e Nero, de grande sucesso. A fama veio rápida e novos alunos o procuravam. Com a falência do teatro de Hamburgo, Haendel partiu para a Itália, em 1706.
Em 1719, a prosperidade econômica da Inglaterra favoreceu a fundação da Academia Real de Música, onde Haendel foi contratado como diretor. Neste ambiente ele tomou conhecimento da vida dos bastidores e conheceu a rivalidade das grandes vedetes, indisciplinadas o orgulhosas, na maioria italianas, que precisava selecionar. Saiu-se mal: como músico teve seu prestígio abalado pelo sucesso instantâneo de Bononcini; como empresário, não conseguiu controlar a disputa entre castrati e prime donne, cujo furor chegava às platéias, onde também se tomava partido. Essa situação culminou em 1726 quando as cantoras Faustina Bordoni e Francesca Cuzzoni - rivais em virtuosismo e vivendo papeis rivais na ópera Alessandro de Haendel - acabaram pôr se atracar em cena, para o delírio da platéia e a irritação de Haendel.
Apesar dos esforços do compositor, a instituição foi dissolvida em 1728. Em 1733, Haendel teve que sustentar a oposição liderada pelo Príncipe de Gales e a concorrência de seus protegidos. Dois anos depois, com o fortalecimento do movimento nacionalista, muitos estrangeiros foram embora. A maioria dos artistas italianos que trabalhavam com Haendel partiram. Até 1733 ele trabalhou muito, compondo o oratório Esther e muitas óperas.
Assoberbado de trabalho, esgotado e cheio de preocupações, Haendel sofre um ataque de apoplexia que lhe imobilizou o lado direito, obrigando-o a um período de descanso em uma terma. Alguns meses mais tarde estava de volta a Londres, dizendo-se recuperado. Retornou a seu antigo ritmo de trabalho e logo estava sobrecarregado novamente: óperas, concertos, a publicação de obras, o projeto de reunir uma nova equipe de artistas e a fundação da "Sociedade de Ajuda a Músicos Pobres. Mas estava sempre beirando à falência. Apesar das dificuldades financeiras, Haendel conservava o seu prestígio e, ainda em 1738 publicou seus seis Concertos para órgão Opus 4.

Profunda tristeza se apossa do velho "Urso Branco", e apenas o reconfortam as notícias de que seus oratórios, em particular O Messias, alcançam grande sucesso.
Em 6 de abril de 1759, o compositor se apresenta pela última vez em público. Estava com 74 anos e precisava descansar.
No dia 11 de abril, o compositor, acamado, confessa desejar morrer na Sexta Feira Santa. Mas morre no dia 14, Sábado da Ressurreição, e toda a Inglaterra chora. É enterrado na Abadia de Westminstes - no Canto dos Poetas.
fotos google
Mestres da Música - Abril Cultural    
                                                                Convite:
Assista e cante com o conjunto Caleisoscópio no sarau de 08/11
►Carinhoso _ Pixinguinha/ João de Barro (Braguinha)
►Samba em Prelúdio_ Baden Powell /Vinícius de Moraes
         Nós do Grupo Literario da CAF convidamos todos vocês para o nosso Recital "Retalhos de um história, costurados com poesia."

                      No dia: 26/11/2011
                            Horario: 15:30hs
                                    Local: Casa do Amor Fraterno
Será um grande prazer ter a presença de todos vocês celebrando o nosso reencontro com a poesia!
                            Veja nosso video:
http://www.youtube.com/watch?v=05igNNYnjlQ&feature=player_embedded
                           Abraços Poéticos
                                               Grupo Literario da CAF.

2 comentários:

  1. Hoje será o recital.Tenho certeza e desejom, sucesso.

    Acabei de chegar e vi tua linda poesia. Guardei pra publicar como texto sozinha,tá?
    Assim vou tendo sempre, nem imaginas como , rascunhos programados.

    Se eu bater as botas, o blog fica funcionando sozinho e postando,rsrs beijos,obrigadão,
    lindo domingo,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Chica, não sabia do rascunho programado. Quantas novidades existem eu uma blogueira tão amadora não sei quase nada deste mundo...Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário