segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A guerra dos mundos aqui na Agenda!

"Atenção leitores da Agenda Cultural Piracicabana, a notícia que acabamos de receber da NASA (National Aeronautics and Space Administration) é que um  meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York. O meteoro se abriu e dele saiu seres gigantescos com tentáculos. De repente, o repórter  foi morto por raio disparado pelos seres extraterrestres. Não queremos causar pânico, poortanto largue tudo o que está fazendo e corra para uma caverna mais próxima da sua casa. O final do mundo está chegando lá do espaço sideral!"
                                               Ana Marly de Oliveira Jacobino
                                                A invasão dos marcianos
      Orson Welles, em outubro de 1938, propôs à rádio Columbia Broadcasting System uma transmissão diferente: uma adaptação de A guerra dos mundos. A obra é um dos livros de ficção científica mais famosos do escritor H.G. Wells. Na época de sua publicação, foi considerado perigoso, pois poderia causar fobias nos leitores.
      Depois de passar 15 dias convencendo a direção da rádio a não colocar a locução na programação do dia, a transmissão foi ao ar às 20 horas do dia 30 de outubro daquele ano.
      A Europa fervilhava, sinais de guerra eram visíveis, e os americanos tinham medo de invasão. Muitos dependiam do rádio e acreditavam piamente na programação radiofônica. Acreditaram na transmissão radiofônica de Welles e que o planeta terra estava sendo realmente invadido por marcianos.
Ruídos na rádio foram seguidas de uma locução sobre os invasores do planeta Marte em batalha com a polícia e que o conflito estava atingindo outras áreas além de Grovers Hill. O locutor anunciou a morte de pessoas.
Enquanto isso, em Nova York e em outras regiões próximas, quartéis dos bombeiros, postos policiais, hospitais, redações de jornais foram invadidos por multidões. Eram as pessoas alarmadas. Naquela época, a Europa tinha sinais de guerra e os americanos temiam uma invasão. O rádio exercia grande influência na população e as pessoas realmente acreditaram na transmissão da invasão dos marcianos.
                                  O Escritor que revolucionou a literatura mundial
        Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "romances científicos", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Outros romances, de        Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Énatureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade Edwardiana Tono-Bungay e Kipps.tica na manipulação de animais.

A Guerra dos Mundos combina sátira política com a advertência aos perigos do progresso científico. O escritor utilizou de muitos artifícios para dar ao livro um efeito realístico, considerado na época da publicação, uma obra perigosa, podia criar fobias em seus leitores - muitos acreditaram em uma possível invasão de Marte.
A Guerra dos Mundos é dos romances de ficção-científica mais famoso de Wells. Expõe claramente como é a crueldade do colonialismo. Os marcianos de Wells é obviamente a alienação do colonialista europeu. Como quer alguns críticos, o livro teoriza uma visão racista das pessoas que moram em países colonizados, o argumento contra colonialização de Wells é óbvio.
Ao escrever A Guerra dos Mundos, H. G. Wells teve intenções morais, procurando ativar a consciência dos seus leitores para o colonialismo e a intolerância, mas sem dúvida alguma, sua genialidade acabou nos dando um dos melhores thriller de ficção científica de todos os tempos.
George Orson Welles nasceu em Kenosha no estado de Wisconsin em 6 de maio de 1915 e faleceu em Hollywood em 10 de outubro de 1985) foi um cineasta estadunidense.

        Também foi roteirista, produtor e ator. Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.
        Sua estreia no cinema, em filmes de longa metragem, ocorreu em 1941 com Citizen Kane (Em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane"), considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos e o mais importante dirigido por Welles.
         Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua casa em Hollywood, Califórnia em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, e, segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve."
        Seu último trabalho foi dublando a voz do planeta Unicron no desenho animado de longa metragem de 1986 The Transformers: The Movie.

##"A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells
"Orson Welles - Uma Biografia", da autoria de Barbara Leaming
"Este é Orson Welles", de Peter Bogdanovich
Cidadão Kane (Citizen Kane)
                                                    Convite:
Socorro ao Rio de Piracicaba
Rio de Piracicaba em Setembro de 2011 com a vazão de 25 metros cúbico/ hora pede socorro! Sistema Cantareira mata o nosso rio! foto da página da EPTV (google)

                   SOS Rio Piracicaba_Ana Marly de OLiveira Jacobino
O rio Piracicaba está mostrando as pedras. O rio passa fome de água. As autoridades cogitam em pedir mais água ao “Sistema Cantareira”. O nosso rio está pele e osso. SOS! Água! Água! Água! Água para o Rio de Piracicaba!
                                                                                                    fotos by google

3 comentários:

  1. Quero agradecer ao Rodrigo Alves por me ajudar com os problemas que eventualmente encontro neste blog. Ele solucionou e devolveu o "Comentário" por aqui. Obrigada querido afilhado por me socorrer. Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Mas ainda não sei onde colocar o meu sobre crianças... Assim, fica por aqui mesmo: somos todos crianças grandes brincando de ser feliz! Por fora o corpo muda e cresce, por dentro , a inocencia não se altera, permanece!
    Viva!!!Amanhã é o grande dia da batata frita e do sorvete!
    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  3. Viva! É tão bom ser "criança", sempre. Vamos curtir amanão com batata frita e sorvete. Obrigada Dirce pelo comentário tão alegre.

    CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário