sábado, 28 de maio de 2011

Respire profundamente o ambiente poético da Agend@!

"Respirar com consciència prestando atençâo em cada respiração é saúde  para o corpo. Respirar poesia é saúde para o espírito!"
                               Ana Marly de Oliveira Jacobino
                          Participantes na noite de gala da Jovem Guarda
 Olha só que festa de arromba _ Ana Marly de Oliveira Jacobino
Pois é, foi assim que senti ao ouvir a voz do casal “Furlan” expandir no nosso sarau, a nossa noção da arte musical, esta mesma, levada comigo dentro do peito. A madrinha deste fato pra lá de maravilhoso foi a nossa querida Drª Ana Paterniani.
“Ana Marly conheci um casal na missa que toca e canta tão bem! Convidei a dupla para fazer parte do Sarau. Eles toparam!”
“Que bom! Sangue novo sempre é bom!”
E surpresa! Eles aparecerem no ensaio. Foi amor a primeira vista!
Sob um banho de lua, numa noite de esplendor eles cantaram e nos encantaram com o balanço do Splish Splash! Fez o beijo que eu dei nela dentro do cinema todo mundo olhou me condenando só porque eu estava amando. E, agora lá em casa todo mundo vai saber que a Suzi e o Carlos foram garotos, que como eu amavam os Beatles e os Rolling Stones, e assim juntos, giravam o mundo sempre a cantar as coisas lindas da América.
“Com certeza, esta não é a última canção Suzi que eu faço pra você; um dia, gatinha manhosa, eu prendo você no meu coração. Essa é uma das muitas histórias que acontecem comigo. Primeiro foi Suzi quando eu tinha lambreta. Depois comprei um carro... parei na contramão. Tudo isso sem contar o tremendo tapa que eu levei com a história do Splish-Splash. Essa história também é interessante... Enquanto o cadillac consertava eu usava o calhambeque bip-bip, Suzi eu quero buzinar o calhambeque. Bipdubipbipdubipdubip."
“Ele é o bom, é o bom, é o bom! Carlos; hoje eu acordei com saudades de você. Beijei aquela foto que você me ofertou. Sentei naquele banco da pracinha só porque, foi lá que começou o nosso amor.”
“Suzi; Você bem sabe que eu não lhe prometi um mar de rosas. Nem sempre brilha o sol. Também há dias em que a chuva cai.”
“Estou guardando o que há de bom em mim para lhe dar quando você chegar. Um sapatinho eu vou, com laço cor de rosa enfeitar e perto dele eu vou, andar devagarinho e o brotocConquistar! Essa é uma prova de fogo. Você vai dizer, se gosta de mim...!”
E assim, nesta festa de arromba que é um sarau literário neste dia 17 de maio; como não deixar de lembrar para você querida Suzi e amigo Carlos:
“Vejam só que festa de arromba no outro dia eu fui parar presentes no local, o rádio e a televisão, Cinema, mil jornais, muita gente, confusão, quase não consigo na entrada chegar, pois a multidão, estava de amargar, hey, Hey,(hey, hey). Que onda, que festa de arromba...”
 Ouça na voz dos homenageados Carlos e Suzi Furlan, clicando em:
                                 http://youtu.be/MbtdwlubRbo
Carmelina emociona a todos com sua história hindu

Primavera anunciada (Marisa Bueloni)

Quando setembro vier
quero estar de pé no chão
com uma flor no cabelo
uma esperança, um apelo
ardendo no coração
#Quando setembro vier
serei a mulher
das colheitas
Perguntarei
o que não sei
- e se me aceitas
#Quando setembro vier
serei a cítara
que alguém citara:
uma oração
uma canção
- kandara
#Quando setembro vier
na primeira aragem
tomo coragem
e me alisto
- no último pelotão
uníssono cantochão
no exército de Cristo
#Quando setembro vier
- dizem os astros –
haverá um esplendor
um calor
colossal
Estarei de pé
cheia de fé
de luz e de sal
#Quando setembro vier
virá o sonho, a arte
Não posso dormir, no entanto
ou perderia o espanto
- a melhor parte
#Quando setembro vier
darei adeus ao frio
correrei para os teus braços
morrerei nos teus abraços
na corredeira de um rio
#Quando setembro vier
estarei de plantão
na garagem da casa nova
na época da desova
piracema da estação
#Entra! – é tua
a Nova Terra
o solo bendito
o amor infinito
da salvação
#E se for possível
meu bem
se ainda existir
um nupcial bem-me-quer
eu estarei lá, meu amigo
para cantar contigo
quando setembro vier

Daniel Valim em momento sublime da declamação
             UMA SÓ PALAVRA: MÃE (Juraci Toricelli de Bragança Paulista)
As lembranças mais antigas que tenho de você, mãe, é sua mão segurando a minha para me dar proteção.
Quantas, quantas recordações, minha mãe.
A sua luta, o seu choro, o seu sorriso. Suas palavras a ensinar a ser gente, a ser forte, a respeitar.
Aprendi com suas palavras e o seu exemplo, mãe, a ter fé, a aceitar os defeitos das pessoas, a abrir os caminhos da vida.
Por tudo isso é que agradeço mãe - por me dar a grandeza do respeito, da honestidade, da dignidade, do amor.
Não importa se desvios existam na nobre e divina arte de ser mãe, pois, - como anotou um autor desconhecido:
" a brisa da noite nos mostra como oferecer o refrigério da esperança às criaturas cansadas após o dia de luta e desafios;
A chuva abençoada irriga a aridez do solo, estimulando-nos a vencer a aspereza dos corações endurecidos "
Obrigado mãe, por ainda viver em meu coração e que o facho luminoso Supremo continue a iluminar sua brava e infinita caminhada.
AnaLuza comanda a Casa do Amor Fraterno  no momento- homenagem a Maria Emília Redi falecida em Abril
Ana Marly e Maria Emilia Redi durante homenagem no Sarau Literário Piracicabano em 2008
                       Maria Emília e Eu  (Ana Marly de Oliveira Jacobino)
Maria Emília passou em minha vida como um perfume. Lembro uma vez ela me perguntando após, me dar carona sobre; o meu estado de saúde, eu passava por sérios problemas e neste dia fui acompanhá-la em um evento literário. Assim ficamos em frente á minha casa em uma longa conversa envolvendo saúde e literatura. A nossa opinião era a mesma sobre a importância da literatura como um todo na nossa vida para fortalecer os nossos ânimos e levá-la em frente derrubando as barreiras do longo e dolorido tratamento.
Não foi uma conversa triste. Ah! Posso garantir isto! Neste dia ela sentiu o meu perfume e comentou:
“Você gosta de Eternit?!
E evocamos lembranças das nossas vidas envolvendo odores, e, de como eles ficam marcados em nossa memória.
Muitos encontros depois e já passados um longo tempo; Mel veio com um embrulho lindo de presente, e me disse:
“Fui para a França e me lembrei muito de você. A França é uma fábrica de odores.”
Comentei com ela, que a tal fábrica de odores, também asperge nos turistas odores mal cheirosos. Rimos muito com o comentário.
Abri o pacote e no seu interior estava um vidro do perfume Eternit.
Mélzinha nesta manhã de domingo, que já está virando tarde borrifei aqui perto da minha escrivaninha o Eternit e rememorei nossos encontros com saudades. Vá minha amiga Escritora e Poeta escrever junto a Ernesto Sábato na eternidade! Eu aqui fico sentindo o seu perfume!
                                                 Convites e muito mais


1)Exposição: Máscaras Africanas com material reciclável

Artista Plástico: Osvair Peron
Período: 24/05 a 30/06
Local: Auditório do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
2)Exposição: “AMANDY – Dias de Chuva: Um Retrato das Enchentes”

Curadoria: Daniele Ricci
Técnica: fotografia
Período: 02/06 a 03/07
3)AÇÃO EDUCATIVA: “Reciclagem: promovendo ações sustentáveis e o consumo consciente” com demonstração de reciclagem de papel para confecção de caixas, sacolas de presentes, cartões, etc., com alunos do Programa “Cultura é Currículo” e Exposição de Máscaras Africanas feita com materiais recicláveis.

Período: 7 e 9/06 (ação educativa) e 24/05 à 30/06 (exposição)
4)Exposição: “RELICÁRIOS – ELOPERDIDO?” da artista plástica Juneves
Tema: “Relicários – Elo Perdido?”
Técnica: mista
Período: 9/06 a 3/07
5)Programa “Cultura é Currículo” - Projeto: “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”

Visita monitorada com ações sustentáveis
Período: dias 2, 7, 9, 14, 16, 21, 28 e 30/06
                               Maiores Informações:
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
Horário: 9h30 e 14h30
Informações: (19) 3432-2148

Receita Caseira faz show no projeto Prata da Casa no dia 16/06 às 20:00 - 5a feira no Teatro Municipal em Piracicaba
O Vocal Receita Caseira nasceu em 2006 de um grupo de amigos que, de lá pra cá procura um trabalho diferenciado focado nas belas e ricas obras da nossa MPB.

Buscando esse trabalho diferente surgiu a proposta do grupo e o nome do grupo: vozes elaboradas cantando arranjos de Osvaldo Nogueira, com o “pitaco” de cada um. Bem ao estilo de uma Receita Caseira.
O grupo vem se apresentado dentro e fora de sua cidade, Piracicaba, em eventos culturais diversos como Serestas, Vernissages, Sarais e outros mais, sempre buscando apresentar a alegria, diversidade e riqueza da música popular brasileira.

                  Carla Ceres uma das homenageadas do Sarau de 14 de JunhoDia 14 de Junho (terça) - Às 19h30

Sarau “Literário Piracicabano”
"O Sarau mais charmoso da cidade”
Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Homenageados: ##Compositores Anônimos que embalam a nossa vida com sua Cantigas Folclóricas, Cantigas
                          fotos by Google e Durval Jacobino

2 comentários:

  1. Recebi por e-mail da Marisa Bueloni: "Ana, agradeço demais a publicação do meu poema "Primavera Anunciada".
    Deus lhe pague!!!
    Quanta honra!
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Recebi por e-mail e aqui publico: "Você é mesmo uma graça!
    Eu e o Beto acabamos de ver!Obrigada, querida!
    Seu blog está muuuito lindo!Todas as pessoas que enviamos retornam elogiando! rs! Vc merece!
    E aqui no nosso cantinho e em todos os lugares que vamos, falamos do orgulho que é ter você como amiga!

    Beijos carinhosos

    Suzi&Beto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário