domingo, 1 de maio de 2011

Morrer para fazer renascer a obra!?Sábato e Maria Emilia Redi!

"A perda de um escritor é sentida por toda a humanidade; como um grande vazio, a completude dos seus escritos fazem criar questionamentos e, com eles, o diálogo entre os intelectuais irão explorar novas faces da busca por conhecer melhor o seu pensar. Enriquecedor! A sua morte em um desvario paradoxal para a compreensão humana, mesmo assim, com a sua finitude faz renascer a sua obra!"
                                           Ana Marly de Oliveira Jacobino
         O escritor argentino Ernesto Sábato, Prêmio Cervantes de Literatura em 1984, que morreu neste sábado (30) aos 99 anos, escreve três romances que estão entre as obras fundamentais da literatura da Argentina, além de vários ensaios.
        Os três romances são O Túnel (1948), no qual o autor submerge na alma humana com uma história de amor e morte; Sobre heróis e tumbas (1961), no qual mostra os últimos personagens de uma família da oligarquia e as obsessões do homem contemporâneo; e Abaddón o exterminador (1974), mais autobiográfico. A obra completa de Sábato, um dos principais expoentes da intelectualidade argentina do século XX, inclui ainda ensaios, sobre temas filosóficos, científicos, culturais e políticos, além de sua constante preocupação com os direitos humanos.(...)
        

Nasceu na província de Buenos Aires, filho de Francisco Sabato e Juana María Ferrari, foi o décimo de onze filhos.

Em 1924 entrou na Escola primária de Rojas. Posteriormente, realizou seus estudos secundários no Colegio Nacional de La Plata. Assim, em 1928 obteve o título de bacharel. No ano de 1929 entrou na Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas da Universidade Nacional de La Plata.
Foi um militante ativo do movimento de reforma universitária, fundando o Grupo Insurrexit em 1933, de tendência comunista. Ainda no ano de 1933, foi eleito Secretário Geral da Juventude Comunista. Em um curso conheceu Matilde Kusminsky Richter, uma estudante de 17 anos que abandonou a casa de seus pais para viver com ele.
Em 1934 viajou a Bruxelas como delegado do Partido Comunista ao Congresso contra o Fascismo e a Guerra. Devido aos inconvenientes reinantes em Moscou, abandonou o Congresso e fugiu para Paris. Regressou a Buenos Aires em 1936 e se casou com Matilde.

Ernesto foi  convocado pelo então presidente Raúl Alfonsín (1983-89), o governante da transição democrática, encabeçou a comissão de notáveis que compilou centenas de depoimentos de familiares e vítimas da ditadura (1976/83) que figuraram no célebre Nunca Mais. Relatório da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Conadep), editado em 1985.

Livro: Diálogos Borges Sabato, Ernesto Sabato e Jorge Luis Borges - Globo Traz uma série de conversas realizadas entre dois dos maiores escritores da literatura argentina e universal: Jorge Luis Borges e Ernesto Sabato. Marcados por profundas diferenças estéticas e políticas, os dois aceitaram conversar, com a mediação do crítico Orlando Barone, sobre muitos dos temas que aparecem na literatura de ambos e também sobre questões relacionadas arte e vida. Além de ser um emocionante depoimento, esses diálogos acabam se constituindo em alguns momentos como verdadeiras peças de crítica literária

          Voltou a Argentina em 1940 para ser professor da Universidade de Buenos Aires. Em 1943, devido a uma crise existencial, decide afastar-se definitivamente da área científica, para se dedicar completamente à literatura e a pintura.
           Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, nasce seu segundo filho, Mario Sábato que será um reconhecido diretor de cinema.
           Em 1945 publica seu primeiro livro, Nós e o universo, unm série de artigos filosóficos nos quais critica a aparente neutralidade moral da ciência e alerta sobre os processos de desumanização nas sociedades tecnológicas. Com o tempo, vai construindo uma postura libertária.
          Em 1948 marcou o início do repentino prestígio de Sabato: publicou seu primeiro romance, O túnel, de polida construção psicológica de personagens e de apurada narrativa. Enraizada no existencialismo, uma corrente filosófica de enorme difusão no pós-guerra, O túnel recebeu críticas entusiastas de Albert Camus que fez com que a obra fosse traduzida ao francês por Gallimard.
                                                    Seus textos autobiográficos
Não é possível realizar uma biografia de Ernesto Sabato sem mencionar o que Sabato disse de Sabato.
Sabato descreve sua estadia em Paris: "durante esse tempo de antagonismos, pela manhã me sepultava entre eletrômetros e provetas e anoitecia nos bares, com os delirantes surrealistas. No Dome e no Deux Magots, alcoolizado com aqueles enviados do caos e da transgressão, passávamos horas elaborando cadáveres refinados"
"Eu sou um anarquista! Um anarquista no sentido melhor da palavra. O povo crê que anarquista é aquele que põe bombas, mas anarquistas foram os grandes espíritos como, por exemplo, Leon Tolstoi". (Entrevista no diário O Tempo, Bogotá, 22 de junho de 1997)
Janer Cristaldo, Mensageiros das Fúrias – Uma Leitura Camusiana de Ernesto Sábato

Livro: Sobre Heróis e Tumbas, a obra-prima do escritor argentino Ernesto Sábato. Embora seja um emaranhado de vozes narrativas e linhas temáticas, Sobre Heróis e Tumbas é um calhamaço de mais de 600 páginas cujo tema central parece ser sempre o mesmo: a incomunicabilidade entre os seres humanos e a loucura que nasce justamente a partir dessa problemática. Este, na verdade, é um tema recorrente na obra de Sábato.
A escritora piracicabana (falecida no dia 29 de Abril ) Maria Emilia Redi ofertando flores aos participantes do Sarau Literário Piracicabano em que ela foi homenageada.
                        
                        Maria Emília e Eu (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

         Maria Emília passou em minha vida como um perfume. Lembro uma vez ela me perguntando após, me dar carona sobre; o meu estado de saúde, eu passava por sérios problemas e neste dia fui acompanhá-la em um evento literário. Assim ficamos em frente á minha casa em uma longa conversa envolvendo saúde e literatura. A nossa opinião era a mesma sobre a importância da literatura como um todo na nossa vida para fortalecer os nossos ânimos e levá-la em frente derrubando as barreiras do longo e dolorido tratamento.
         Não foi uma conversa triste. Ah! Posso garantir isto! Neste dia ela sentiu o meu perfume e comentou:
        “Você gosta de Eternit?!
          E evocamos lembranças das nossas vidas envolvendo odores, e, de como eles ficam marcados em nossa memória.
Muitos encontros depois e já passados um longo tempo; Mel veio com um embrulho lindo de presente, e me disse:
        “Fui para a França e me lembrei muito de você. A França é uma fábrica de odores.”
         Comentei com ela, que a tal fábrica de odores, também asperge nos turistas odores mal cheirosos. Rimos muito com o comentário.
          Abri o pacote e no seu interior estava um vidro do perfume Eternit.
Mélzinha nesta manhã de domingo, que já está virando tarde borrifei aqui perto da minha escrivaninha o Eternit e rememorei nossos encontros com saudades. Vá minha amiga Escritora e Poeta escrever junto a Ernesto Sábato na eternidade! Eu aqui fico sentindo o seu perfume!
Minhas duas queridas amigas Angela Reyes faz uma leitura expressiva homenageando Maria Emilia (em memória) no Sarau Literário Piracicabano.

                                                                   Convite

                 Dia 17 de Maio (Terça-Feira) - Às 19 e 30 horas

             Sarau Literário Piracicabano
“No Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
"O Sarau mais alegre da cidade”
Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
                                                    Homenageados:Jovem Guarda

                         E os músicos: Carlos Roberto (Beto) Suzana (Suzi) Furlan

                           O Sarau de 17 de Maio
Vai acontecer no Teatro Municipal de Piracicaba, dia 17 de Maio na terça-feira das 19:30 às 21:30h.
     Aberto a todos que queiram participar
        Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal)

fotos: google

Um comentário:

  1. Ana,uma bonita homenagem a nossa estrelinha Mel Redi!Fico feliz que tenham compartilhado bons momentos!Bjs,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário