terça-feira, 17 de maio de 2011

Jovem Guarda movimento revitalizador ou...!? Agend@!

"Uma capa nova no velho livro da "Música Popular Brasileira" fez com que a geração jovem apreciasse a sua "poética musical" nos anos 60. O que era bom já existia, apenas foi reformulado!
                                  Ana Marly de Oliveira Jacobino
Sílvio Rodrigues Silva (Raul Soares, 14 de agosto de 1939), mais conhecido como Sílvio César, é um cantor e compositor brasileiro.
        Seu sonho de menino pobre era, como todo mundo, ser jogador de futebol, ou cantor, mas para " garantir o futuro", estudava na Faculdade Nacional de Direito onde se formou em 1964, justamente num momento em que todas as leis do país foram atingidas pela ditadura militar. A música que aprendera a amar desde cedo com a família, abriu-lhe um novo caminho profissional.
        A televisão, em ascenção no Brasil, nos anos 60, teve grande influência na carreira de Silvio, incentivando-o a tomar aulas de dança e expressão corporal, para poder participar da programação musical das emissoras, influenciadas, na época, pelos musicais de Hollywood. Na TV Tupi, Silvio, entre outras coisas, comandou o programa "A Grande Parada". Da televisão ao teatro foi um pulo. Convidado por Abraham Medina e Carlos Machado faz, no Teatro República - no Rio, os musicais "Arco-Iris" e, logo após, "O teu cabelo não nega", no qual tem a honra de dividir o palco com Grande Otelo.

        Escute esta pérola da MPB na maravilhosa voz de Silvio César. É de emocionar demais!"
                                                http://youtu.be/JfIl93h7b5I

Foi crooner do Conjunto de Ed Lincoln, no início dos anos 1960. Participou, em 1965, do filme Na Onda do Iê-iê-iê, no papel de César Silva, contracenando com Renato Aragão e Dedé Santana.
     Silvio Cesar ainda encontra tempo e inspiração para criar algumas jóias da nossa música: " Cantiga antiga" (com Sylvan Paezzo), " Eu quero que você morra", " A minha prece de amor", "Vamos dar as mãos", "Você não "tá" com nada", " O Moço-Velho", "Maria, Maria, Maria", "O machão", "Verde e Rosa" (em homenagem à Mangueira), "Levante os olhos", "Agarre seu homem" (com Ronaldo Bôscoli)," A mais antiga profissão", e várias outras. Muitas delas foram aproveitadas em novelas de televisão, como: "Simplesmente Maria", " Bandeira 2", "Duas vidas", "Te contei?"," O Jogo da vida", "Tudo ou Nada"...
                                    http://silviocesar.com/biografia.htm

Um presente para você meu querido leitor. Ouça a bela voz de Silvio César em mais este clássicoda MPB:
                                    http://youtu.be/ad8aLc76eSM
João Só ou João Evangelista de Melo Fortes (Teresina, 3 de novembro de 1943— Salvador, 20 de junhode 1992. Ele foi um cantor e compositor brasileiro.Caçula entre os 12 filhos de Tito Fortes e de Irene Couto de Mello, aprendeu a tocar os primeiros acordes de cavaquinho quando ainda era criança, tendo começado a estudar vários instrumentos aos 15 anos, na época em que veio com a família de Teresina para Salvador.
          Em 1971 defendeu seu primeiro sucesso, Canção para Janaína, no sexto Festival Internacional da Canção. Em seguida gravou aquele que seria seu maior sucesso, Menina da Ladeira.
          Faleceu em decorrência de um infarto, aos 48 anos, quando já se encontrava esquecido pelo grande público.

Ouça e cante junto com João Sò e a sua "Menina da Ladeira":
                            http://youtu.be/UjVCl05Cjto
Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha (Belo Horizonte, 30 de julho de 1949) é uma cantora e compositora brasileira. Foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos. Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.
Seu grande sucesso foi Eu daria a minha vida, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores.
Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LP, que somaram três milhões de cópias vendidas. Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aquí".
Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos.
Atualmente reside na cidade de São Paulo.
                Ouça Martinha "O queijinho de Minas"
                          http://youtu.be/x1M9p2OfgOI
Jerry Adriani, nome artístico de Jair Alves de Sousa, (São Paulo, 29 de janeiro de 1947) é um cantor e ator brasileiro. Iniciou a sua carreira na TV Tupi de São Paulo como vocalista do conjunto 'Os Rebeldes'.Em 1965, grava "Um grande Amor", sendo o primeiro LP em português. Tornou-se apresentador do programa Excelsior a Go Go, na antiga TV Excelsior (Canal 9), atual RedeTV!, em São Paulo, ao lado do comunicador Luiz Aguiar; apresentava músicas dos Vips, Os Incríveis, Trini Lopez, Cidinha Campos, entre tantos outros.Em 1969 Ganhou o título de Cidadão Carioca.
Foi responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro, amigos que eram desde a época em que possuia uma banda em Salvador, chamada Raulziito e os Panteras, por três anos.Em 1975, participou de um musical no Hotel Nacional, denominado Brazilian Follies, dirigido por Caribe Rocha, ficando um ano e meio em cartaz.
No começo da década de 90, gravou um disco que trazia de volta as origens do Rock in Roll, com o tema "Elvis Vive", um tributo a Elvis, sendo este o 24º disco da sua carreira.
Em 1994, a convite de Cecil Thiré, participou da novela 74.5 uma onda no ar, produzida pela TV PLUS e exibida pela Rede Manchete, exibida também em Portugal com grande sucesso .
                      contato para shows brazilianmusic 84-96621050
          Ouça a bela voz de Jerry Adriani clicando em:
                          http://youtu.be/vDCa6bXLXY0

Sylvinha nasceu em Mariana e foi criada em São João Del Rey (ambas em Minas Gerais), e tornou-se cantora com apenas 14 anos, quando lançou seu primeiro disco, nos palcos da extinta TV Excelsior, com as músicas “Vou botar Pra Quebrar” e “Feitiço de Broto”.
Silvinha surgiu no cenário nacional junto com o pessoal da Jovem Guarda Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléia e outros. Em seguida passou a se apresentar no programa de Eduardo Araújo, “O Bom”, com o qual viria se casar.
Quando a jovem guarda saiu das paradas, a cantora se afastou dos palcos e foi cuidar dos filhos.
Voltou a cantar como vocalista, fazendo coro em comercias (jingles). Quando a cantora principal faltou a uma gravação, Sylvinha substituiu-a e, a partir daí, ficou sendo a cantora principal. Durante mais de 20 anos tornou-se uma estrela dentro dos estúdios e certamente a voz mais ouvida no Brasil em campanhas para Credicard, Fermento Royal, Mc Donald’s, Coca-Cola, Unibanco e Varig.
Silvinha fez parte, à essa época, de um conjunto vocal chamado 4X4, juntamente com Edgard Gianullo, Ângela Márcia e Faud Salomão, todos cantores de jingles. Sua voz potente emprestou força a canções como “Paraíba” (de Luiz Gonzaga) e rendeu comparações até com a cantora americana Janis Joplin.
                    Ouça agora Sylvinha:
                           http://youtu.be/a-3GU6r6zt0
Eduardo Oliveira Araújo (Joaíma, 23 de julho de 1942) é um cantor brasileiro que integrou a Jovem Guarda (embora nunca tenha participado do programa) e estourou com O bom, canção gravada em 1967.Em 1967, após gravar os The Fevers e assinar um contrato com a TV Excelsior, grava dois de seus maiores sucesso, as canções, "O Bom" e "Vem Quente Que Estou Fervendo" (gravada anteriormente por Erasmo)[
Marcelo Fróes. Jovem guarda: em ritmo de aventura. [S.l.]: Editora 34, 2005
  Biografia. Eduardo Araujo.com.br.
                   Ouça "O Bom" com Eduardo Araújo
                          http://youtu.be/6ULG2gFdD5U
                                                           Aconteceu Piracicaba
Fotos by Ivana M. Altafin "Semana da Dança"
Fotos by ivana M. Altafin _Ópera Carmen sucesso de pública na Virada Cultural 2011

                                                Convite pra lá de Cantante
Sarau Literário Piracicabano no "Sarau da Jovem Guarda"
Homenageados:Jovem Guarda e os músicos: Carlos Roberto (Beto) Suzana (Suzi) Furlan

No Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
             " O Sarau mais alegre da cidade”
                                Venha ouvir Poesia, Música, Teatro...
Homenageados:Jovem Guarda e os músicos: Carlos Roberto (Beto) Suzana (Suzi) Furlan
              O Sarau de 17 de Maio vai acontecer no Teatro Municipal de Piracicaba, dia 17 de Maio na terça-feira das 19:30 às 21:30h.
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal).
                  fotos by Google

4 comentários:

  1. Olá,
    Que viagem gostosa fiz durante a leitura.
    Eu era apaixonada pelas músicas da Martinha, sabia todas de cor, minha mãe dizia que não aguentava mais ouvir aquelas músicas melosas, rsrs
    Bateu uma saudade!
    Vou procurar meus Cds da Jovem Guarda e reviver com as músicaa aquele tempo especial.
    Meu abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Regina um grande prazer recebê-la por aqui ainda mais neste período efervecente desta época da Jovem Guarda! Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Recebi da minha querida professora:
    " QUERIDA ANA MARLY, ADOREI PASSAR A TARDE DE DOMINGO NO ENSAIO PARA O SARAU DO DIA 17 COM VCS .... LEMBREI-ME DOS BONS TEMPOS ..... EM QUE OS JOVENS REUNIAM PARA CANTAR, DANÇAR ..... NOS DOMINGOS A TARDE, QUE SAUDADES!!!
    OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR ( JUNTAMENTE COM A EQUIPE) MOMENTOS TÃO LINDOS E INESQUECÍVEIS, VC É UMA ESCRITORA ADMIRÁVEL !!! ADORO O QUE ESCREVE, MUITO CRIATIVO ! ALÉM DE EXCELENTE AMIGA, UMA PESSOA DÓCIL, DEDICADA, ALEGRE, ANIMADA.... SÃO TANTAS QUALIDADES QUE NÃO DÁ PARA CITAR TODAS.... DEUS ME DEU O PRIVILÉGIO DE TÊ-LA COMO MINHA ALUNA MARAVILHOSA, ESTUDIOSA, TENHO GRAVADO EM MINHA MEMÓRIA A NOSSA SALA DE AULA, A SUA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO, CONSIGO VER ATÉ AS SUAS PROVAS, TÃO CAPRICHOSAS .... SEMPRE COM BOAS NOTAS. VOCÊ ERA , E CONTINUA SENDO O ORGULHO PARA TODOS OS PROFESSORES !!!
    TERÇA-FEIRA, AMANHÃ, ESTAREMOS JUNTAS, COM CERTEZA, NO SARAU .
    REALMENTE: PRIMEIRO EU, SEGUNDO EU ..... rrssss
    BEIJOS DA ADMIRADORA
    MARINA

    ResponderExcluir
  4. A alegria abriu as portas para mais um memorável encontro.
    A atmosfera do Teatro contagiava lirismo em cada olhar, em cada palavra, em cada abraço, em cada aperto de mãos.
    Nesse ambiente fomos tocando as primeiras notas da amizade, arpejando melodias que faziam vibrar as cordas da emoção.
    Sem fórmulas secretas, mas numa alquimia incomparável, esvaziamos os "veículos humanos" e em conatural empatia com a criação divina
    nos revestimos de beleza, de pura alegria.
    O nosso caleidoscópio mor, alvejado pelas luzes da poesia, foi compondo as mais belas e intricadas imagens e, passeando nas avenidas da alma,
    na cadência do amor, refletiram no fulgor dos nossos olhos.
    Nesse momento nos transformamos, um no espelho do outro: todos com o mesmo sangue poético, correndo em veias diferentes, mas chegando
    ao mesmo coração que é o nosso SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO.
    Um grande abraço a todos que fizeram desses momentos uma noite, especialmente, maravilhosa.

    Carlos Roberto Furlan ( Beto Furlan)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário