sexta-feira, 15 de abril de 2011

QUINTETO VILLA LOBOS



Show Sem Fronteiras realizado no Teatro Municipal de Piracicaba (by Ivana Marisa Altafin)

          Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro 6 de marçode 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Raul Villa-Lobos, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo.
           Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro.
             As primeiras composições de Villa-Lobos trazem a marca dos estilos europeus da virada do século XIX para o século XX, sendo influenciado principalmente por Wagner, Puccini, pelo alto romantismo francês da escola de Frank e logo depois pelos impressionistas.
             É possível encontrar na obra de Villa-Lobos preferências por alguns recursos estilísticos: combinações inusitadas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação do cantos de pássaros. O maestro não defendeu nem se enquadrou em nenhum movimento, e continuou por muito tempo desconhecido do público no Brasil e atacado pelos críticos, dentre os quais Oscar Guanabarino.Também se encontra em sua obra uma forte presença de referências a temas do folclore brasileiro.

a b c Heitor Villa-Lobos (em português). Memória viva.
Modernismo (em português). Artes BR. 
 a b c Villa-Lobos (em português). Almanaque UOL.
a b c Villa-Lobos (em português). Vidas Lusófonas.
Massin, Jean e Brigitte; Trad. de Teresa Resende Costa et ali. História da Música Ocidental. p. 1044. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1997. 
 Villa-Lobos, Biografia. Sitio Oficial do Museu Villa-Lobos
fotos by google

"O Sarau Literário Piracicabano vai acontecer no Palco da  sala 1, isto mesmo, o sarau vai pisar os palcos da sala 1, com entrada pela rampa lateral ao lado da Avenida Armando Sales de Oliveira".


Sarau na sala 1 do Teatro Municipal Drº. Losso Netto vai acontecer no dia 19 de Abril na terça-feira das 19:30 às 21:30h.
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (lotação 100 lugares retirar na bilheteria do Teatro Municipal)
Participação especial:
GRUPO - CHORANDO EM 7-Coordenação de Marcos de Moraes juntos com o Regional do Sarau Literário Piracicabano
           "Mergulhe no mundo mágico dos prazeres de um Sarau!"
                                Ana Marly de Oliveira Jacobino

2 comentários:

  1. Parabéns Ivana Marisa Altafin pela emoção de nos presentear com o Quinteto Villa Lobos. Valeu!Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Oi CaipiracicabANA,

    É um prazer colaborar com seu trabalho. Conte comigo, sempre!

    Abraços Poéticos desta CaipiracicaIvana, rsss

    Ah! O Show Sem Fronteiras foi apresentado no Teatro Municipal de Piracicaba em 2009.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário