domingo, 24 de abril de 2011

Arte na Praça envolve Piracicaba!

"O artista plástico e um poeta; as suas palavras são os traços delineados com a força das cores nos sabores refletidos na sua obra pelos versos da sua humanidade!"
                               Ana Marly de Oliveira Jacobino
Primeira Feira de Artes que aconteceu na Praça da Nova Bilblioteca Pública Municipal, teve a participação dos artistas plásticos e escritores
Paulo Vasconcelos ao lado de uma das suas obras tão instigantes aos olhos e ao espírito.

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana.
 Artistas Plásticos, Escritores e visitantes na Praça da Biblioteca dedicada a um dia da Arte!

 Artista plástica Vera rodeada de obras tão significativas para a Piraciaba em sua passagem pela história.

É nas artes plásticas que encontramos o uso de novos meios para a criação,invenção e apreciação estética.A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Gracia Nepunuceno e sua "Manhã na Praça"

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.

 Stelamain Bittencourt Cano exibe todo o colorido das aves tropicais em suas magnificas obras.

O conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.
 Artista  Vera Gutierrez assina um quadro em plena "Praça da Arte".

 Na pintura o elemento fundamental é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos. A cor é considerada por muitos como a base da imagem.

No cavalete a exposição de mais uma obra de arte de Laura Pezzoto.

Quando o artista pretende pintar mum quadro uma realidade que é familiar, natural e sensível ou interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX.
Margarete Zenero junto a Juliana Z. Roberto a artista da tela "Tarde de Domingo"

A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em 1917. A pintura abstrata não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.

Viviane Gibin exibe a "Força das Mãos" nas suas obras.

A abstração pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém artificial. Esta foi a abordagem dos construtivistas e de movimentos similares. Já os expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, não construíam a realidade, mas encontravam-na ao acaso. Este tipo de pintura abstrata resulta diametralmente oposta à primeira: enquanto aquela busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, esta é normalmente caótica e expressa o instinto e sensações do artista quando da pintura da obra.
Aparecida Casarim desenha um esboço para um futuro trabalho.

Toda Pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte.
A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas.
Miguel Angelo Sanches pinta a obra "Entorno da Praça da Biblioteca"

O suporte mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassis de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).
Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica.

Lucila Calheiros Silvreste diretora da Biblioteca Pública Municipal, Ana Marly (autora das fotos)  e Margarete Zenero (artista Plástica)

As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

HARRISON, Hazel; Técnicas de desenho e pintura; São Paulo: Editora Cia dos Livros, 1994;
LICHTENSTEIN, Jacqueline; A pintura - textos essenciais; São Paulo: Editora 34, 14 volumes; 2004;
                                                                  Convite:

3 comentários:

  1. Oi, Marly! Voltei de Minas. Só não te trouxe pão de queijo porque o seu é melhor. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Carla que saudade e como é bom passear em Minas Gerais, não é mesmo? Obrigada por aparecer por aqui. Abraços poétios desta CaipiraicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Nossa Marly, que coisas lindas.
    Tantas artes e artistas maravilhosos.
    Teu trabalho é muito legal.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário