sexta-feira, 4 de março de 2011

Ástor Pantaleón Piazzolla o inovador do tango argentino. Agend@!

"Piazzolla renovou e reviveu o tango apresentado por Carlos Gardel. Piazzolla e sua contemporaneidade elevou o tango a um patamar de glória!" Ana Marly de Oliveira Jacobino

 Ástor Pantaleón Piazzolla nasceu em Mar del Plata no dia 11 de março de 1921 e faleceu em Buenos Aires no dia 4 de julho de 1992, ele foi um bandeonista e compositor argentino.
      Compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger, que foi aluna de Sergei Rachmaninoff. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo.
         Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
           Algumas de suas composições mais famosas são Libertango e Adiós Nonino. Libertango é uma das mais conhecidas.

Ouça Libertango ao som do próprio Piazzolla a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=VroNb6I2wXc
 
                           Um poema para Ástor Piazzola (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

Nesta dança lasciva

Erotismo, paixão, amor
Fundem no mistério
Desta música festiva.
Neste voleio inebriante
Enlaço minhas pernas
Entre o seu despudor.
Ao som do bandoneón
Ástor Piazzola arranca
a mais bela melodia.

Carrego o seu corpo
Lânguido em desejo
Enlouquecido, arfante.
Eu, um louco tangueiro
Lá, pela Calle Balcarce
 Loucamente apaixonado!

Bailar (microconto) Ana Marly de Oliveira Jacobino
Enamorados trocam passos, erotizados. No olhar o sabor da alma é visto como maçã do amor. O bandoneon em frêmito toca um tango, a média luz!


 Bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. O executante do bandoneón é chamado de bandoneonista. bandoneón foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão bandonion refere-se ao sobrenome de Band. Foi criado para ser usado na música religiosa e na música popular alemã, em contraste à concertina, que era considerada um instrumento folclórico. Imigrantes alemães levaram, no início do século XX, o bandoneón para a Argentina, onde ele foi incorporado à música local .
O bandoneón produz o som a partir da vibração de palhetas de aço rebitadas em chapas de metal que podem ser zinco ou alumínio. Na execução do tango é preferível o instrumento com chapas de zinco pelo peso, que permite versatilidade no staccato típico da marcação do tango, bem como pela doçura tímbrica.
                        Página de Piazzolla
 A canção Adiós Nonino, outra das mais conhecidas composições, foi feita em homenagem a seu pai, quando este estava no leito de morte, Vicente “Nonino” Piazzolla em 1959. Após vinte anos, Astor Piazzola diria “Talvez eu estivesse rodeado de anjos. Foi a mais bela melodia que escrevi e não sei se alguma vez farei melhor.”

Clique e ouça a beza impar da composição de Piazzola. Emocione-se com Adiós Nonino:
                                     http://www.youtube.com/watch?v=QCmP4bEJfOg

PPiazzolla é o músico de tango mais célebre do mundo, sendo também  um compositor cultivado por notáveis concertistas internacionais, conjuntos de camâra e orquestas sinfónicas.

Um brasileiro cantante do tango argentino:

 Chiquinha Gonzaga uma mulher atemporal! Convite:

NA SEGUNDA APRESENTAÇÃO DO ANO DE 2011 Sarau Literário Piracicabano faz uma dupla homenagem:

                                            CHIQUINHA GONZAGA
                                                              E
              BIBLIOTECA MUNICIPAL RICARDO FERRAZ DE ARRUDA PINTO

      (Interior da Biblioteca Municipal de Piracicaba) 
                   Terça-Feira

Dia 15 de MARÇO
Às 19:30 horas
Com a participação do CHORO DE SAIA e do  SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO REGIONAL
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca
Local: Salão Nobre da Biblioteca

fotos by google

8 comentários:

  1. Dedico está página do Agend@ Cultural a esse grande nome do tango argentino. Aprendi a gostar de Piazzolla com o meu pai Celso de Oliviera que sempre apreciou a boa múica brasileira e internacional. Obrigada querido pai!

    Ana Marly de OLiviera Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Lindíssima está essa página e homenagem. Parabéns!beijos,lindo Carnaval ou descanso( meu caso ,srrs) beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    A história do Tango é muito bonita, vale a pena conhecê-la. É impressionante a cultura do seu pai, eu sei muito bem a importância de ter um pai autodidata. Seu pai merece ser homenageado sempre. Um abraço especial para o SEU CELSO, pois eu gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Xica pela visita e Ivana pelo carinho e amizade. Com certeza, nos momentos difícieis os amigos fazem a diferença na nossa vida. Por eles vamos em frente!Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. Recebi da minha querida amiga a Poeta M. de Lourdes P. Sodero Martins

    "Obrigada por Piazolla. Vou dormir pensando nos bons momentos ao lado de Paulinho, ouvindo o genial renovador do tango... Como ele gostava de suas composições!...
    Durmam com os anjos. Bençãos. Lourdinha.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga

    Para mim ouvir um tango,
    é como deixar o espírito
    voar para dançar com o sonho...


    Que haja sempre em ti,
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Ivana pelo comentário sobre o meu querido pai que lhe quer tão bem e pelo seu carinho para com ele,sempre.Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  8. Agradeço ao Professor e Poeta Aluisio a visita tão repleta de palavras poéticas. Obrigada e volte sempre!Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário