quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Suas composições fluiam como crônicas da vida. Aqui na Agend@!

Um século do nascimento de Noel Rosa__26 anos viveu Noel Rosa e escreveu composições incriveis repletas de criatividade sobre a vida do povo!
 PRAIA DE BOTAFOGO - 1930_ Postal da Coleção de Klerman Wanderley Lopes mostrando a belíssima paisagem da Baía da Guanabara, desde Botafogo, por volta de 1930.


Além de serem crônicas da vida carioca, as letras bem elaboradas de Noel Rosa tematizaram o amor."Seu garçom faça o favor de me trazer depressa / Uma boa média que não seja requentada / Um pão bem quente com manteiga à beça / Um guardanapo e um copo d'água bem gelada / Feche a porta da direita com muito cuidado / Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol / Vá perguntar ao seu freguês do lado / Qual foi o resultado do futebol."
Esse é um trecho da composição "Conversa de Botequim", de Noel Rosa e Vadico, que retrata, de forma saborosa, a vida boêmia do Rio de Janeiro.
Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que se tornou célebre através de suas músicas. Sua mãe teve um parto difícil e o médico precisou usar fórceps, o que teria causado seu problema no queixo, pouco proeminente.

Escute e veja "Conversa de Botequim" na voz de Chico Buarque de Holanda:


 foto:google
Noel cresceu franzino e doentio. Apesar disso, desde a adolescência interessou-se pela vida boêmia, freqüentando rodas de samba. Aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, adotando depois o violão, que aprendeu a tocar com o pai, como seu instrumento.

Em 1927, Noel fundou, com os compositores Almirante e Braguinha, o Bando dos Tangarás. Nesse ano, criou suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Festa no Céu".
Entrou para a Faculdade Nacional de Medicina em 1930, que abandonou dois anos depois.
Em 1931, a composição "Com que Roupa?" tornou-se um grande sucesso no Carnaval.

                          Chico Burque falando sobre Noel Rosa:
http://www.youtube.com/watch?v=0JWQMoY3c74

Durante a década de 1930, Noel Rosa tornou-se um compositor extremamente criativo e protagonizou uma carreira vertiginosa, com mais de uma centena de composições, entre sambas e marchinhas. Trabalhou com dezenas de parceiros. Foi nessa década que compôs os sucessos "Feitiço da Vila", "Filosofia", "Fita Amarela", "Gago Apaixonado", "O x do Problema", "Palpite Infeliz" e "Pra que Mentir".
Noel Rosa vendeu suas músicas para outros cantores, tornando-se conhecido no rádio, pelas vozes de cantores como Araci de Almeida, Mário Reis e Francisco Alves.
Doente de tuberculose, Noel Rosa passou uma temporada em Belo Horizonte, em busca de tratamento, voltando depois ao Rio de Janeiro. Continuou levando a vida nos bares, bebendo e fumando.
Apresentava-se em programas de rádio e fazia recitais e apresentações públicas. Em 1935, ainda viu duas composições suas estrearem no cinema, no filme "Alô, Alô Carnaval".
Noel tinha apenas 26 anos quando faleceu em sua casa, no bairro de Vila Isabel.
                           netsaberbiografias

Um pouco + de Noel Rosa:

http://www.youtube.com/watch?v=WqTqHFmMzKs

Convites:

 foto: jpg - ruizampieri.blog.terra.com.br/files/2010/06/e...

Joca Adamoli, é o nome que a APAP deu a seu primeiro salão de arte contemporânea

                 Você é nosso convidado para abertura.
                               Pinacoteca dia 11/12 sábado as 20h
foto: google 
foto:www.portalmidia.net/.../luzes-de-natal.jpg
15º Encontro de Corais Luzes & Vozes _As apresentações dos grupos vocais ocorrerão nos dias 6, 7, 9 e 10 de dezembro, no Edifício Central - 1º andar - Salão Nobre, tendo início sempre as 19h30. O evento é uma realização da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária - Seção de Atividades Culturais (SCAC), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ).


Informações pelo telefone 3429.4392 ou e-mail scac@esalq.usp.br .

9 de dezembro (quinta-feira)

- Vozes do Itaqueri
- Coros Stella Alpina&Càneva
- Coral Cristovão Colombo
- Corais Unimep
- Coral Tribo do Canto
- Coral Tremendas Vozes
- Grupo Vocal Ligaleve
- Coral Municipal de Rio Claro


10 de dezembro (sexta-feira)
- Coral do Curso de Licenciatura da Unimep
- Vocal Receita Caseira
- Coral do Curso de Licenciatura da Unimep
- Coral Vox Cenaculi
- Grupo Vocal Conviva Voz
- Confraternização Coral

Ùltimo Sarau Literário Piracicabano será um Sarau Festivo na TERÇA-FEIRA  Dia 14 de dezembro ás 19:30 horas
Com a participação do Conjunto ♪Musical Do Sarau Literário Piracicabano♪ e do ♪Conjunto Vocal Receita Caseira
Local
Teatro Municipal Drº. Losso Netto -sala 2 em Piracicaba
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário