quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Seu dia; Palhaço deve ser comemorado com alegria e poesia na Agend@!

"Alô Garotada o Palhaço chegou. Trazendo alegrias pra vovõ e pro vovô..."
Dia do Palhaço é uma comemoração que ocorre no dia 10 de Dezembro.
Começou a ser festejado em 1984 no Brasil pela Abracadabra Eventos em São Paulo, passando, ao decorrer dos anos, a ser comemorado em outras capitais brasileiras

As piracicabanas: Benedita (Bêne) Giangrossi _ Palhaça Xoanet e Lívia Foltan Spada. _ Palhaça Xarlet
foto: jpg - i314.photobucket.com/.../DiadoPalhao_2
foto:- jpg - billvaz.files.wordpress.com/2010/06/3113981.jpgWaldemar Seyssel (Arrelia)
"Como vai, como vai, como vai, vai, vai? Eu vou bem, eu vou bem, muito bem, bem bem!” Esta era uma das marcas registradas do paranaense Waldemar Seyssel, que ficou conhecido, principalmente entre as crianças, como o palhaço Arrelia. A vocação para o circo veio da família – o avô Julio Seyssel, que nasceu e vivia na França, era professor da Sorbonne até se apaixonar por uma jovem espanhola, artista de um circo que excursionava pelo o país. Casou e foi viver a vida sob a lona. Arrelia rapidamente caiu nas graças da criançada – fazendo o tipo alto e desengonçado, sem sapatos de bicos imensos, falando difícil sem saber e errando sempre, arrancava gargalhadas da criançada. “Faço um misto de gente que encontrei no circo, teatro, cinema, TV e na própria rua. Um tipo que vai indo aos trambolhões, mas vai indo, mesmo sem instrução e metido a sebo”, diria, em entrevista. Depois de muitos anos animando as matinês do circo, Arrelia deu um passo importante para sua carreira: de 1955 a 1966, levou sua alegria circense para a TV Record, que transmitia o “Cirquinho do Arrelia”. Foi o primeiro palhaço a ter um programa de TV. Arrelia morreu aos 99 anos na Clínica Santa Bárbara, no Rio, de pneumonia (no dia 23 de maio de 2006).

Mate a saudade assistindo o Arrelia e o Circo:


                                        Arrelia, Pimentinha, Henrique e troupe
                           foto: jpg - 2.bp.blogspot.com/.../Carequinha_autografo.jpg
George Savalla Gomes (Rio Bonito, 18 de julho de 1915 — São Gonçalo, 5 de abril de 2006), mais conhecido pelo nome Carequinha, foi um dos mais notórios palhaços brasileiros. Carequinha agitava a criançada com seu bordão "Tá certo ou não tá?". Por várias gerações levou alegria a milhões de espectadores. Ainda ativo, no alto dos seus noventa anos, continuava alegrando e educando com suas músicas. Natural da cidade de Rio Bonito, Rio de Janeiro, residia na cidade de São Gonçalo, também no estado do Rio. Iniciou sua carreira com cinco anos de idade e atuou em diversos circos nacionais e internacionais.
Carequinha foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na televisão, sendo pioneiro (no Brasil) no formato de programas infantis de auditório que até hoje fazem sucesso.
Gravou 26 discos, fez filmes e colocou sua marca em diversos produtos infantis.
Seu vasto repertório musical, quase integralmente formado por cantigas de roda, constitui hoje, clássicos da música infanto-juvenil, folclórica e carnavalesca. Dentre elas, destacam-se "Sapo Cururu", "Marcha Soldado", "Escravos de Jó", "Samba Lelê", e dezenas de outros.
Gosto daqui. E, além do mais, moro perto do cemitério. Quando eu morrer não vou dar trabalho a ninguém. Vou a pé para lá

—Carequinha
O palhaço Carequinha é considerado por muitos como um patrimônio da cultura brasileira. Suas músicas estiveram sempre entre os maiores sucessos muito no carnaval, como "Garota Travessa", "Carnaval JK", "O bom menino" (aquele que "não faz xixi na cama"), e tantas outras.

Reviva o Palhaço Carequinha:
http://www.youtube.com/watch?v=07wf2MLF-Ig


 foto:jpg - amngospel.files.wordpress.com/2010/02/bozo.jpg            
                  Bozo e sua Troupe (vovó Mafalda, Papai Papudo)

                    
                         foto: jpg - ecx.images-amazon.com/images/I/51PLJ4LqLAL._S...

E DO RISO SE FEZ PRANTO! (Ana Marly de Oliveira Jacobino)
Quem de nós em um dia de profunda angústia, com os olhos cansados, percebendo tantas iniqüidades, circulando ao nosso redor, não quer cair em um abismo de silêncio para envolver a nossa existência. Mas, esse estado amorfo em que encontramos logo se desfaz ao deixarmos a imaginação correr célere e destrancar o rosto e o riso ao imaginarmos sentados embaixo de uma lona colorida, hipnotizados, com as inúmeras atrações que acontecem no picadeiro de um circo.
Músicos, bailarinos, ginastas, adestradores, mágicos e palhaços, isto mesmo, palhaços, vestindo roupas frouxonas, coloridas, repletas de bolas, flores, enormes babados, encolhendo o grande colarinho e escondendo o seu rosto risonho, para depois reaparecer fazendo caretas, piscando, tropeçando no seu enorme sapato, soltando ventos esfumaçados, fazendo piruetas, equilibrando em uma corda bamba imaginária, alegre e triste ao mesmo tempo!
Quem de nós não guarda na lembrança imagens de um maravilhoso elenco de palhaços, como: ARRELIA, CHINCHARRÃO, FIGURINHA, PIOLIM, PIMENTINHA, HENRIQUE, BOZO, VENENO, TORRESMO, PURURUCA, PICCOLINO CAREQUINHA? Quem de nós não sente saudades de ouvir o ARRELIA falando:
 “Como vai,como vai, ..., Como vai, como vai, vai, vai? “
Quem de nós não cantou junto com o “CAREQUINHA”, aquela canção de ALTAMIRO CARRILHO E IRANI DE OLIVEIRA, o fox: "O BOM MENINO", com certeza, além de ser um de seus maiores sucessos, tornou-se também um clássico do cancioneiro infantil?
Que falta faz os palhaços, que falta faz o circo na nossa vida! Que falta faz GEORGE SAVALLA GOMES, O “CAREQUINHA”, que atravessou muitas gerações alegrando-as e transformando aqueles fatos e as observações mais ingênuas em números incríveis. Será que era uma vez a alegria? Sem dúvida o circo ficou mais triste, a alma humana se empobreceu com a morte de todos estes “PALHAÇOS”. Adeus “Carequinha”, o céu vai virar uma farra quando você se encontrar com a troupe de palhaços que tanto animaram a nossa infância.
“E a gente canta, e a gente dança/ e a gente não se cansa/ de ser criança, a gente brinca/ na nossa velha infância”.

          Sar@u Literário Piracicabano convida para o Sarau Festivo!
 TERÇA-FEIRA Dia 14 de dezembro ás 19:30 horas na sala 2 do Teatro Municipal Drº Losso Netto em Piracicaba
Ingresso gratuiro pode ser retirado na bilheteria do Teatro
Lotação: 100 lugares

Homenageados: Gilberto Gil e as piracicabanas: Benedita (Bêne) Giangrossi _ Palhaça Xoanet e Lívia Foltan Spada. _ Palhaça Xarlet



Venha assistir este espetáculo em que a Poesia se faz presente junto a Arte, ao Circo, a Música, a Literatura e ao Teatro e ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário