terça-feira, 30 de novembro de 2010

A poesia de Pessoa e de Cartola neste dia de festa!Agend@

Uma pessoa em trindade poética!
 jpg - biografia.inf.br/wp-content/uploads/2008/11/p...
                                 Aniversário(Álvaro de Campos)

No Tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
No Tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho...)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!
O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas
lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!
Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!


 jpg - meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/brasil.jpg
              Pessoa e Eu (Ana Marly de Oliveira Jacobino)
A 30 de novembro de 1935 falecia o poeta Fernando Pessoa¨
Um dia de tristeza neste meu dia de alegrias,
de aniversário sempre tão esperado!

Desde muito jovem ao saber da data
para não ficar em branco, lia e relia alguns dos poemas de Pessoa!
Álvaro é o que mais me deixava perplexa,
quase não o entendia bem, devido a minha pouca idade,
ou muita ignorância...
hoje, procuro entrar nos seus versos antes que me sufoquem...
Ah! Tinha aos meus olhos sempre
A biografia de Álvaro feita por Pessoa:


“Eu fingi que estudei engenharia. Vivi na Escócia.
Visitei a Irlanda.
Meu coração é uma avozinha que anda
Pedindo esmolas às portas da alegria.”

Desta maneira marcada por fortes emoções
Encontrei...
Alberto Caeiro, um outro, Pessoa...
E sua naturalidade...

“Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem por que ama, nem o que é amar...”

E toda a minha religiosidade
Confrontava com o paganismo
ou seria...
O epicurismo, estóico
Do outro Pessoa:

“Ricardo Reis é um pouco,
mas muito pouco, mais baixo,
mais forte, mais seco [que Caeiro].
Cara rapada (...) de um vago moreno mate”

E neste dia descobri:
“No Tempo em que festejavam o dia dos meus anos..."
Descobri a vida em Alberto, Álvaro e Ricardo
Em uma só pessoa na trindade poética!

jpg - religiosidade.pbworks.com/
30 anos sem Cartola
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão.


Em 1974, aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo, e sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980
 foto: google           As Rosas Não Falam (Cartola)
Bate outra vez

Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim
Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim

jpg - www.samba-choro.com.br/s-c/fotos/cartola1
jpg - 4.bp.blogspot.com/.../s400/cartola.jpg

Ouça Cartola cantando . Clique nos endereços a seguir e se emocione:
 
http://www.youtube.com/watch?v=te2HfDsXcXs
 
http://www.youtube.com/watch?v=_bBid7i34XI
 
Cartola cantando ao seu pai. video histórico:
 
http://www.youtube.com/watch?v=_bBid7i34XI

5 comentários:

  1. doro conhcer blogs onde se respira cultura e arte.
    Que bom estar por aqui e participar um pouco de seu trabalho,Ana.
    quanta doçura!
    Seguiremos.
    Esperemos retribuir esse carinho no nosso blog também,
    quem sabe tê-la como seguidora, pois pessoas assim tem alma grande,
    fique em paz,
    Lulu e Sol

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana,

    Já a cumprimentei noutro blog pelo seu aniversário e torno a fazê-lo aqui: parabéns, minha amiga! Que sempre haja força nesta já forte mulher!

    Quanto à homenagem a este meu poeta favorito, a vida é assim: uns vêm, outros vão... Por vezes acontece de quem vai ser um poeta, e quem vem, ser uma poetisa.

    Abraços carregados de amizade e admiração,

    ResponderExcluir
  3. Vim deixar meu carinho e um beijo desejando PRA TI, um lindo e feliz niver!Parabéns!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Carla Ceres1/12/10 03:40

    Eis que, um dia depois, consigo mandar meus parabéns! Ainda dá tempo, né? Muitas felicidades, querida!

    ResponderExcluir
  5. Estou até emocionada.. quanta palavra bonita..

    PARABENS pelo blog, super interessante!

    Que bom que você gostou do post da PASH no MIMO CHIC, quando der da um pulinho em nosso blog também...

    http://www.pashloungewear.blogspot.com/

    Vou adorar =)

    Já estou seguindo!!

    Muito Beijos
    Patty

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário