domingo, 21 de novembro de 2010

Música e Poesia nos leva ao Nirvana!Agend@!

O Caderno do Sar@ Literário Piracicbano (16/11/2010) expôe o seu tesouro nas publicações (parte II)
 foto:jpg - www.teclasap.com.br/.../03/nelson_mandela.jpg
Invictus (Título Original: "Invictus") (decvlamação de Ana Lucia Stipp Paterniani)

Autor: William E Henley_ Tradutor: André C S Masini
¨¨Este poema acompanhou Nelson Mandela durante o período em que esteve preso e o trecho " Eu sou o mestre de meu destino; eu sou o capitão de minha alma "é citado no filme sobre ele.
                                   Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.


Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.


Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.
foto: bmp - 2.bp.blogspot.com/.../S1600-R/Mantecal.bm
                                            Mantecal (Ninfa Zamprogna Barreiros)

Venho aqui contar,
Receita do bem cozinhar.
É muito fácil.
Mesma medida usar.
Gordura vegetal, trigo e açúcar para adoçar.
Se fazem bolinhas, coloca uma goiabinha.
Pronto! Já pode assar.
Peço agora licença,
Para comermos e na agenda colocar.
Que esse sarau possa sempre vingar
Para nosso mantecal saborear!
 foto: jpg - familiaeshow.flogbrasil.terra.com.br/fotos/d/...
                    Crianças, Árvores e Fé. (Edson Antonio Di Piero)

Crianças, Menino Jesus.
Brinquedos e Fé.
Meu pé de laranja lima.
Nossa Senhora De Aparecida.
Padroeira do Brasil
Hoje é dia de Festa.
Hoje é 12 de Outubro.
Hoje é nosso dia.
Dia das Crianças.
Dia de Nossa Senhora De Aparecida.
Dia dos Agrônomos.
Hoje é dia de Festa.
Vamos orar, dançar.
Vamos Plantar:
Árvores, Sonhos, Brinquedos.
Pois hoje é dia de Festa.
De Alegria.
De Fé.
                             
                                     Dia das Crianças (Esther Vacchi Passos)

C riança amada e pura que vive a brincar
R isonha cresce e desabrocha como a flor
I nocente faz gracinhas á todos presentes
A legre contente querendo ser grande gente
N ão tem preço seu despertar feliz no berço
C riança bom futuro, estudo e esperança
A mor e educação constrói nossa nação.
   foto: jpg - carroclassico.net/novo1anos70.jpg
                                                  Proibido estacionar (Marisa Bueloni)

Ofereço-te meu ombro
Meu assombro
E minha amizade
Fica por conta


Dos velhos tempos
E da saudade
Ofereço-te um abraço


Daqui não passo
É zona proibida
Perder o senso


É o contrasenso
Na vaga da vida
Vaga tardia...


O coração ardia
E ninguém sabia

Meu carro passou
Teu carro passou
A placa estava ali
No vai e vem


Ah, meu bem
Nós passamos
Além...
                     foto: jpg - 3.bp.blogspot.com/.../s1600/Sorrisos.jpg
                                      Viajante (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

O sorriso largo destrona
Mágoas e tristezas que porventura
Existam nos corações dormentes
Pela sina do trabalho,
Dário e enfadonho
Por vezes, ou, interessante em outras.
Rosto sulcado
Pelo riso frouxo; de quem leva o sonho
De poder apaziguar almas
E gargalhar ao som da sinfonia
Que sai do seu “Eu”!

Quis ser um dia
Um domador de sentimento bravio
Interpelado, vez ou outra
Por uma sonora pilhéria.
Para ele sua vida segue
Por caminho sem desvio
Leva o céu estrelado, como ajudante
Nas suas passadas largas, tanto,
Quanto, o sorriso largo.
Ele, que continua vivo! Viajante
Solitário do riso!
*****
Dedico esta poesia para o Escritor e Poeta Marcio JR , após ler a sua crônica: GENTILEZA E SORRISO: FERRAMENTAS PARA MELHORAR O MUNDO no seu blog: http://abismodasvaidades.blogspot.com/                                        
                                                             Saudades da sua voz...
foto: jpg - www.meionorte.com/imagens/2008/12/29/COL483El..  Elis Regina

## Elis Regina Carvalho Costa nasceu em 17 de março de 1945 em Porto Alegre, RS.
Foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes - só não lançou Chico Buarque porque resolveu pensar sobre o assunto - Nara Leão foi mais rápida.
A "pimentinha", como era chamada, tinha - como João Gilberto - a perfeição como meta. Exigia muito de seus músicos e compositores, exigia de sua gravadora, exigia de sua voz. Ganhávamos todos nós! Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.
Parafraeando Vinicius de Moraes:"Elis Regina, saudades!Saravá!

## Escute a que é considerada uma das 10 maiores vozes do SéculoXX:

                          http://www.youtube.com/watch?v=a48CXnqmDyk
                                                                   Convite:
CONVITE PARA NOITE DE AUTÓGRAFOS

xirê: orikais – canto de amor aos orixás
dermes (ademir barbosa júnior)
editora limão doce (preço de lançamento: R$ 20,00 o exemplar)
26 de novembro de 2010 as 20h
Livraria Porto das Letras
Avenida Senador Pinheiro Machado, 1024 – SANTOS _Canal 1 (pertinho da praia)

3 comentários:

  1. Querida Ana Marly, que Deus continue iluminando-te.Fazendo com que seu Trabalho seja uma forma de levar a literatura para os quatro cantos do Planeta. Parabéns.


    Abraço, Edson.

    ResponderExcluir
  2. Ana Marly: só vc mesmo, meu anjo, para levar adiante este primoroso trabalho em prol da arte e da cultura! Maravilha a lembrança de Elis Regina! Que saudades desta que foi a maior cantora brasileira de todos os tempos!
    Aproveito para agradecer, humildemente, a publicação do meu poema. Ana, você é demais!
    Abraços calorosos da Marisa Bueloni

    ResponderExcluir
  3. Eu aqui feliz da vida ao ler o comentário dos meus valorosos amigos: Edson e Marisa. Obrigada pelo incentivoo. Beijosssssss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário