domingo, 13 de junho de 2010

Casamento é aqui na Agend@!

Agend@ Cultural Piracicabana quer deixar aqui publicado o comentário de Beto Furlan (escritor e músico do Sarau Literário Piracicabano):
                                                                                                       Querida Ana Marly:

Quero deixar registrado nesse precioso espaço que o seu blog está demais! A programação do próximo sarau que terá como tema principal a Bossa Nova exerce um impacto muito forte sobre mim, inveterado amante da bossa nova. E eu tenho todas as razões para supor que o próximo 15 de junho será igualmente especial e maravilhoso para todos que puderem, conosco, participar dessa noite esplendorosa. Homenagear, através da música e a poesia essa tríade Tom Jobim-João Gilberto-Vinícius de Moraes é simplesmente homenagear o núcleo da Bossa Nova, pois tudo o que veio depois "bebeu" na Bossa Nova, reproduziu a Bossa Nova. Em outras palavras, todo mundo que trabalhou em música popular no Brasil, depois da Bossa Nova, teve que se referir a ela, de uma maneira ou outra.

Quero deixar o meu abraço pra você Ana Marly, por tudo o que tem feito em nome da Cultura e agradecer por ter publicado o meu texto "Ontem, hoje e sempre Bossa Nova".


Até terça (15 de Junho) lá no Teatro Municipal com muita poesia e música!

Beto Furlan

Ouça o Hino de Piracicaba cantado por Cobrinha, seresteiro da cidade de Piracicaba com Francisco Petrônio: Um patrimônio da memória interiorana: Demais:



Comidas típicas oferecidas nas festas juninas


ARRAIAL DO PADROEIRO: Quermesse paroquial, com barracas de salgados e produtos juninos, nos dias 3, 4, 5, 12, 13, 18 e 19 de Junho na Praça da Catedral no centro de Piracicaba

Um pouco da vida de Antônio:

Fernando de Bulhões, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, nasceu em Lisboa entre 1191 / 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195, numa casa próxima da Sé de Lisboa, às portas da cidade, no local, assim se pensa, onde posteriormente se ergueu a Igreja sob sua invocação.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior (hoje a Sé de Lisboa), ingressando mais tarde, por volta de 1210 ou 1211, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, guiado pela mão do então prior D. Estêvão.
Permaneceu em São Vicente de Fora por três anos, tendo com 18 ou 19 anos entrado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ao tempo um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa, onde realizou os estudos em Direito Canónico, Filosofia e Teologia.
O martírio dos cinco franciscanos, decapitados em Marrocos, e a vinda das seus restos mortais em 1220 para Coimbra fizeram Fernando abraçar o espírito de evangelização e trocar a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, recolhendo-se no Eremitério dos Olivais de Coimbra e mudando então o nome para António.                                 Geneall.net: Santo Antônio de Lisboa - genealogia

#### Ouça o Hino de Santo Antônio: Clique no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=hkEH4qIydO4


Altar da Catedral de Piracicaba com a imagem de Santo Antôniode Pádua (www.catedraldepiracicaba.org.br/.../index.htm)

Catedral e a sua praça em Piracicaba (Olhares fotografia on-line)


Ana Marly de Oliveira Jacobino

Seis da manhã. Batida na porta. Abre ou não abre. Véspera de festa no Arraiá. Cidade do interior; as comadres preocupam com as moças solteironas. Faz o pedido pra namorar. Na porta uma caixa. O papel joga beijos em tons rubis. Um presente? No cartão está escrito: “Beijos”. Intrigada, abre. É a imagem do Santo Casamenteiro! No coração, a certeza da escolha do santo. O seu futuro noivo vai aparecer neste dia 13 de Junho. Viva Santo Antônio! Viva a noiva!


Vamos saber mais:

A festa do Padroeiro de Piracicaba, Santo Antonio acontece todo dia 13 de Junho, feriado municipal, com uma extensa programação religiosa na Catedral de Santo Antonio. Todo ano é preparado por voluntários um bolo de 5.000 kg. Os devotos e moças solteiras enfrentam filas de até 700 pessoas para poder adquirir um pedaço do bolo, pois diz a tradição que quem comer deste bolo irá certamente se casar, além de alcançar outras graças. O tradicional bolo é confeccionado com doações do comércio e comunidade local. É vendido aos fiéis que participam maciçamente do evento e sua renda é revertida às entidades sociais da Igreja.

No final da tarde como encerramento há uma grande e concorrida procissão e missa campal na praça central em frente à Catedral. Durante o dia acontece a distribuição do pão bento, doado pelas padarias e supermercados da cidade.
http://www.indicapira.com.br/padrao.

Convite:

Sarau da Bossa Nova 1: a tríade da Bossa Nova:

Jõao Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e de quebra Nara Leão


Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP
Dia: 15 de Junho (Terça-feira): 19h30 às 21h30


Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
Classificação: Livre

2 comentários:

  1. Domingo especial nesta terra tão querida!
    Estive na missa das 9h, na Catedral. Lotada!
    Ganhei pãezinhos, comprei bolo, fiz caridade.
    Obrigada por difundir e ilustrar nossa devoção.
    Viva Santo Antonio!!!!

    Dirce Ramos de Lima

    ResponderExcluir
  2. Viva!!!! Dirce, obrigda pelo carinho. Eu com uma gripe forte fiquei de molho e pela primeira vez faltei da procissão e da missa campal. Mas, fiquei aqui publicando no blog para não perder a festa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário