segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vamos cantar com as maiores vozes e compositores do Brasil: uma homenagem aos nossos pais!


Altemar Dutra de Oliveira (Aimorés, 6 de outubro de 1940Nova Iorque, 9 de novembro de 1983) foi um cantor brasileiro. Sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte das canções de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim, foi progressivamente destacando-se no gênero musical bolero. De fato, veio a ser aclamado como o "rei do bolero" no Brasil.

Em 1964 gravou com grande sucesso Que queres tu de mim, O trovador, Sentimental demais e Somos iguais (todas de Evaldo Gouveia e Jair Amorim). Destacou-se também na América Latina, fazendo apresentações em vários países e gravando um LP com Lucho Gatica: El bolero se canta así. Com suas versões em espanhol, chegou a vender mais de 500 mil cópias na América Latina. Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos EUA. Em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros nos EUA. Apresentava um show para a comunidade latino-americana, no clube noturno "El Continente", em Nova Iorque, quando faleceu aos 43 anos, de derrame cerebral.
Foi casado com a cantora
Marta Mendonça, tendo dois filhos, Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, este também a seguir carreira artística.

Escute e Cante com Altemar Dutra "Sentimental Demais" Clique no endereço a seguir:



Maysa Monjardim teria nascido na capital paulista, numa tradicional família do Estado do Espírito Santo que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Outras fontes, porém, afirmam que seu nascimento foi mesmo no Rio. Da capital paulista ou do Rio, é certo, no entanto, que em 1947 a família transferiu-se para Bauru, no interior paulista. Logo depois, mudaram-se novamente para a capital. Mesmo fixada em São Paulo, a família ainda mudaria de endereço várias vezes.
Maysa era neta do
barão de Monjardim, que foi presidente da província do Espírito Santo por cinco vezes. Fez inúmeras temporadas de sucesso em diversas casas de São Paulo — como o João Sebastião Bar, Urso Branco, Di Mônaco — e no Rio de Janeiro — como o Au Bon Gourmet, Number One, Canecão dentre outras casas tradicionais e famosas. Excursionou pela América Latina, passando diversas vezes por Buenos Aires, Montevidéu, Lima e também por Caracas, Bogotá, Porto Rico e Cidade do México. Apresentou-se em Paris, Lisboa, Madri, Nova Iorque, Itália, Marrocos e Luanda. A lua-de-mel com André Matarazzo consistiu numa viagem por toda a Europa, passando primeiro por Buenos Aires (na Argentina).

Coleção Folha Bossa Nova, Dicionário Cravo Albin, MPBNet, IMDb, Rede Globo,HOMEM DE MELLO, Zuza (coord.). Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo: Publifolha, 2000.

Escute e Cante com Maysa. Clique no endereço a seguir:
Maysa - Ne me quite pas traduzida By: Vinnyvieira




Adoniran Barbosa (Compositor, letrista e cantor brasileiro) 6-7-1910, Valinhos (SP) 23-11-1982, São Paulo (SP) : Sétimo filho de um casal de imigrantes de Treviso, Itália, João Rubinato entregou marmita, trabalhou como varredor em uma fábrica de tecidos, no carregamento de vagões de trens suburbanos, como tecelão, encanador, pintor, garçom, metalúrgico e vendedor de meias para depois adentrar o mundo humorístico do rádio e tornar-se um dos maiores sambistas do país. Criador de um samba tipicamente paulistano, Adoniran Barbosa, como ficou conhecido, elaborava suas letras a partir das trágicas cenas de vida e da linguagem cheia de sotaques, gírias, inflexões e erros de habitantes de cortiços, malocas e bairros característicos da cidade, como Bexiga e Brás. "Pra escrevê uma boa letra de samba a gente tem que sê em primeiro lugá anarfabeto", dizia.

Cante com Adoniram o Tren das Onze. Clique no endereço a seguir:

Dalva de Oliveira (Intérprete de música popular brasileira )1917 - 1972__Intérprete de música popular brasileira nascida na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, cuja extensão de sua voz, que ia do contralto ao soprano, marcou época como intérprete e uma das grandes estrelas dos anos 40 e 50. Filho de um carpinteiro e clarinetista nas horas vagas, Mário Antônio de Oliveira, o Mário Carioca, e da portuguesa Alice do Espírito Santo Oliveira, nascida em Portugal mas naturalizada brasileira, doméstica que trabalhava fazendo salgadinhos para vender...conheceu Herivelto Martins, com quem fez dupla e casou-se (1937) e o casal teve seus dois filhos, o cantor Pery Ribeiro e o produtor de programas televisivos da TV Globo, Ubiratã. Gravaram o primeiro disco (1937) na RCA Victor, com as músicas Itaguaí e Ceci e Peri, razão do nome do seu primeiro filho, o futuro cantor Pery Ribeiro. Transferiram-se para a Rádio Tupi e para a gravadora Odeon. Participou do filme Berlim na batucada (1944) e Caídos do céu (1946). Separou-se (1947) de Herivelto e casou-se (1949) com o argentino Tito Clement e foram morar em Buenos Aires. Retornou ao Brasil (1950), separou-se (1963) de Clement e depois casou-se com Manuel Carpinteiro. Sofreu um grave acidente automobilístico (1965), sendo obrigada a abandonar a carreira por alguns anos. Retornou (1970), lançando um dos grandes sucessos do ano e também seu último: Bandeira branca, marcha-rancho de Max Nunes e Laércio Alves. Morando em uma confortável casa no bairro carioca de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, fez apresentações no Teatro Tereza Raquel e em vários programas de televisão e em shows e faleceu dois anos depois vítima de hemorragia no esôfago. www.netsaber.com.br/biografias

Escute e Cante com Dalva. Clique no endereço a seguir:

A cantora Dalva de Oliveira canta um de seus maiores sucessos, a carnavalesca "Estrela do Mar". Número musical do filme, "Tudo Azul" (1952), de Moacyr Fenelon.



Nelson Gonçalves 21/06/1919 18/04/1998

Nasceu em Santana do Livramento (RS) e mudou-se logo em seguida para São Paulo, onde foi morar no bairro do Brás. Foi jornaleiro, mecânico, engraxate e garçom, além de lutador de boxe na categoria peso-médio. Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor.

Cante com o cantor. Clique no endereço a seguir:

Nelson Gonçalves canta "A Volta do Boêmio" (Adelino Moreira), "Folha Morta" (Ary Barroso) e "Deusa do Asfalto" (Adelino Moreira) no Fantástico (TV Globo) em 1980.

7 comentários:

  1. Linda lembrança da nossa imensa riquesa cultural musical brasileira, um patrimonio que temos muito que nos orgulharmos!!!!Que bom que podemos sempre relembrarmos estes eternos ícones da canção, obrigada por me enviar e parabéns pelo trabalho sempre brilhante e de inegável importancia no resgate cultural brasileiro, bravo Marly!!!!!Bjs, da amiga Claudia Kiszely

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem e resgate acabas de fazer por aqui. Parabéns pelo lindo trabalho!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSA HOMENAGEM, CARINHO!! Que SAUDADE!!

    " Sonhei que eu era um Trovador... Nos velhos tempos que não voltam mais... E , ericei a " Bandeira Branca " ... pela SAUDADE!! " Mil carinhos, Mel

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo retorno carinhoso sobre o meu trabalho de pesquisa precisamos valorizar os nossos "ícones" e não deixá-los esquecidos nas prateleiras dos sebos. Tenho a felicidade de ter o meu papai ainda forte e ouvindo esses grande nomes da nossa MPB em seus LP's. Curto com ele a nossa excelente música com cantores, compositores, instrumentistas... de dar alegria a qualquer coração solitário. Ana Marly

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Marly,
    Embora eu não tinha nascido quando esses talentosos cantores acima já faziam sucesso, eu sempre gostei de ouvir suas canções. O que é bom, jamais será esquecido.Bela postagem, um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Cara amiga.

    Muito oportuna a lembrança destes grandes cantores e poetas, em tempos de música e cantores que nada dizem sobre coisa alguma.

    Esta semana estava vendo vídeos de Taiguara.
    Quantos sonhos de um Brasil melhor tinha este brasileiro no sentido mais amplo da palavra.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o Nelson Gonçalves, um boêmio que encantou gerações.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário