domingo, 6 de dezembro de 2009

Sarau de Natal e Poetas del Mundo na Agend@!

Venha participar do Sar@u Literário Piracicabano com muitas declamações, esquetes, músicas, a "Cultura em Festa": com certeza, você
vai gostar!

Próximo Sarau: Homenageados do Sarau de o8 de Dezembro de 2009: Sarau dos Contos de Fada Natinos __Hans Christian Andersen (1805-1875) e Eunice Zem Verdi (escritora e poeta piracicabana

Na Sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba
Horário: 19:30 às 21:30h.
Entrada: Gratuita

Hans Christian Andersen considerado o precursor da literatura infantil mundial. Em função da data de seu nascimento, comemora-se em 2 de abril o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. O prêmio internacional mais importante na literatura infanto-juvenil é conferido pela International Board on Books fou Young People - IBBY. Esta premiação é representada pela medalha Hans Christian Andersen. Em 1982, Lygia Bojunga foi a primeira representante brasileira a ser contemplada com esta medalha.
Célebre poeta e novelista dinamarquês, nascido em 2 de abril de 1805. Era pobre, meio desajeitado e alto demais para sua idade quando criança. Há a hipótese de que, ao escrever "O patinho feio", o autor tenha se inspirado em sua própria infância.
Andersen nasce no mesmo ano em que Napoleão Bonaparte obtinha suas primeiras vitórias decisivas. Assim, desde menino, vai respirar a atmosfera de exaltação nacionalista. A Dinamarca também se entrega à descoberta dos valores ancestrais, não com o espírito de auto-afirmação política, mas no sentido étnico, de revelar o caráter da raça. Tal como fizeram os Irmãos Grimm. Andersen foi um escritor que se preocupou, essencialmente, com a sensibilidade exaltada pelo Romantismo.
Entre os títulos mais divulgados de sua obra estão: "
O patinho feio"; "O soldadinho de chumbo"; "A roupa nova do Imperador", "A sereiazinha" e "João e Maria".
Embora entre suas estórias haja muitas que se desenrolam no mundo fantástico da imaginação, a maioria está presa ao cotidiano. Andersen teve a oportunidade de conhecer bem os contrastes da abundância organizada, ao lado da miséria sem horizontes. Ele mesmo pertenceu a essa faixa social.
Divulgação/Gov. Dinamarca Hans Christian Andersen
Poetas del Mundo
1º ENCONTRO DE POETAS DEL MUNDO ESTADO DE SÃO PAULO – BRASIL –MANIFESTO DE SÃO PAULO. Saiba mais clicando no endereço a seguir:



http://www.youtube.com/watch?v=hNsK74ZHgag




Em nome de Deus
Reunidos no Planalto de Piratininga
De Nóbrega e Anchieta,
Hoje, Capital Paulista.
Poetas Del Mundo
Pela poesia idealista
Tecem seu manifesto
Que traz no contexto
A paz como conquista.

Poetas del Mundo en Sao Paulo, Brasil.
Na ocasião, os escritores mais uma vez reafirmam o compromisso com a paz e a chamada para atender as demandas que o mundo ameaçado pela continuação dos conflitos patrocinados por grandes nações, que procuram apenas para satisfazer um consumo mais acelerado que o bem comum dos habitantes desses territórios.Assim, o planeta sofre o descaso que tem sido sujeito a todas as consequências sociais e ambientais, que sem dúvida alguma ameaça a existência humana. Diante dessa situação alarmante, os poetas do mundo fazem uma frente comum de luta através da palavra, que colocou em seminários e reuniões em todo o mundo.
São mais de seis mil poetas e membros do Movimento e a cada ano cerca de 1500 aumentam a adesão à organização do mundo.Anteriormente, um renomado centro cultural Paulista, Arias Manzo também recebe o reconhecimento intelectual desta área, como um escritor realizou a cerimônia de lançamento do seu livro. Assim, destacando o trabalho realizado pelos Poetas do Mundo, em lugares diferentes e mais remotas do planeta.(...)
Poetas do mundo cada vez mais aumenta a sua presença em todo o mundo, é a obra de escritores que aderiram ao movimento, falar de energia nos edifícios, nos campos, escolas, indústrias e em todas as áreas possíveis e quintas demanda sempre que necessário, melhorar o comportamento humano.
David Altamirano Hernández* [Cónsul 4ª Region - Chile], POETA del MUNDO:

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5915
Convite:
O Daniel Valim (declamador, poeta) nos presenteará com a noite de autógrafos do seu livro "Declamando para as Estrelas". E será nesta quinta-feira, dia 10, às 19h30, na sala 2 do Teatro Municipal.

No lançamento vai acontecer um sarau de poesias .
Vale a pena participar!

Um comentário:

  1. Como é bom ver poetas reunidos, que além de amizade, difundem a poesia!beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário