terça-feira, 27 de outubro de 2009

Linguagem Viva: 20 anos do jornal que trabalha a literatura! Agend@!

Clique no endereço e visite o Linguagem Viva

http://www.linguagemviva.com.br/
Linguagem Viva, jornal literário, tablóide mensal, fundado em setembro de 1989, por Adriano Nogueira e Rosani Abou Adal. Único no País, que conseguiu circular durante tanto tempo sem interromper a periodicidade.
É encartado em A Tribuna Piracicabana e distribuído a assinantes, escritores, faculdades, professores, editoras, livrarias, bibliotecas, entidades culturais e Academias de Letras.
Começou com 6 páginas, composição a quente, impressão tipográfica. Na edição n.º 20, com 8 páginas, passou a ser impresso em off-set. No sexto ano de circulação mudou para impressão em rotativa e composição a laser. A edição nº 241, outubro de 2009, em comemoração aos 20 anos de fundação do jornal, circulou colorida e com 16 páginas.
Inúmeros veículos pararam de circular antes de completar um ano. Os que conseguiram sobreviver por mais tempo, com bons patrocinadores, não conseguiram manter a circulação.
Ao longo desses anos, Linguagem Viva aumentou o número de páginas, melhorou o padrão gráfico e ampliou o quadro de colaboradores, que é composto de nomes expressivos da nossa Literatura.
Linguagem Viva promoveu eventos, debates, palestras e edições especiais. Organizou em parceria com o Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa Sábados Poéticos, entre outras atividades de difusão cultural.
Em agosto de 1995, Linguagem Viva recebeu certificado da International Writers and Artists de participação da International Literary Magazine.
Em maio de 1997, os editores de Linguagem Viva receberam diploma de Mérito Cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à literatura.
Os editores participaram como integrantes debatedores do Grupo de Estudos Imprensa Alternativa, no III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Línguas e Literaturas, promovido pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, maio de 2000.
Os editores receberam moção da Câmara dos Vereadores de Piracicaba pelos serviços que vêm prestando à cultura.
No dia 8 setembro de 2005, Rosani Abou Adal recebeu diploma de mérito cultural da Ordem dos Velhos Jornalistas pelos serviços que vem prestando à cultura como editora do jornal

Rosani Abou Adal

Rosani Abou Adal, escritora, poeta, publicitária e jornalista, nasceu em 17 de janeiro de 1960 na Capital paulista. Editora do jornal com Adriano Nogueira até a data do seu falecimento, em junho de 2004. Desde julho de 2004 edita sozinha.
Membro da Academia de Letras de Campos do Jordão. Exerceu o cargo de diretora da Associação Brasileira de Imprensa - seccional de São Paulo, Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, Academia Piracicabana de Letras e Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa. Foi conselheira da Associação Brasileira de Imprensa.
Autora dos livros de poemas: Mensagens do Momento, 1986, De Corpo e Verde, 1992, e Catedral do Silêncio, 1996, Prêmio Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. Tem trabalhos publicados na França, Portugal, Itália e EUA.
Foi laureada com o prêmio Mulheres no Mercado - categoria Literatura - promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Município de São Paulo e Casa de Cultura de Santo Amaro, 2004.
Agraciada com diploma de honra ao mérito da Ordem dos Velhos Jornalistas, em 2005, pelos serviços que vem prestando à cultura como editora do jornal Linguagem Viva. Recebeu diploma de menção honrosa do Movimento Poético em São Paulo, em 2005. Recebeu diploma de menção honrosa da Câmara de Vereadores de São Paulo em homenagem ao Dia do Jornalista de Bairro, certificado outorgado por iniciativa da vereadora Myriam Athie, em 2008. Diploma em comemoração aos 200 Anos da Imprensa Régia e aos 100 Anos da Associação Brasileira de Imprensa, outorgado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 2008.
Homenagem a Adriano Nogueira e 20 anos do jornal Linguagem Viva


Adriano Nogueira, advogado, intelectual e escritor, nasceu em Piracicaba, Estado de São Paulo, a 8 de setembro de 1928.
Recebeu o troféu Mirante, destinado ao destaque cultural do ano de 1990, em Piracicaba.
Atuou como secretário da Academia Piracicabana de Letras e foi diretor da União Brasileira de Escritores nas gestões presididas por Cláudio Willer (três vezes), Henrique L. Alves, Fábio Lucas (duas vezes) e, na atual diretoria, presidida por Levi Bucalem Ferrari. Na gestão de Henrique L. Alves exerceu o cargo de diretor jurídico.
Editou com Rosani Abou Adal, durante 15 anos, desde a fundação, o jornal literário mensal Linguagem Viva. É autor do livro Registros Literários, editado em 1998. Faleceu, vítima de problemas coronários, a 23 de junho de 2004.


Selo Comemorativo 20 Anos
O selo 20 anos, criado pelo artista plástico, chargista e cartunista Xavier - Xavi (Sebastião Xavier de Lima), foi lançado oficialmente no dia 30 de setembro no evento comemorativo, que aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Xavier também é o criador do logotipo e das ilustrações do jornal Linguagem Viva.
Venha participar do Sar@u Literário Piracicabano com muitas declamações, esquetes, músicas, a "Cultura em festa": Com certeza você vai gostar!
Próximo Sarau: Homenageados do Sarau de 10 de Novembro de 2009: Mês da Consciência Negra
Sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba
Horário: 19:30 às 21:30h.
Mário de Andrade (Brasil; 1893-1945), Maria Manuela Conceição Carvalho Margarido (São Tomé e Príncipe) e Profº Cornélio Thereza Lúcio de Carvalho(Piracicaba
Visite o endereço e assista a beleza que é o Sarau Literário Piracicabano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário