terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fabiano Lozano e Erotides de Campos no Teatro Municipal!Agend@!

Convite:

Espetáculo Poeta do Som, com alunos do Studio 415, hoje, às 21 horas, no Teatro Municipal Drº Losso netto (Av. Independencia, 277, Centro).

Entrada Gratuita (retirar ingressos antecipadamente na bilhetereia do teatro).

Classisficação: Livre





A "Orchestra de Fabiano Losano", um patrimônio artístico e cultural
Fonte: Arquivos de A Província


O evento também apresentará hoje no hall do Teatro a partir das 20 horas, sarau lítero -musical, o de hoje, terá como pano de fundo a homenagem ao Maestro Fabiano Losano, comandado por Ana Marly de Oliveira Jacobino e Daniel Valim.



Magdalena Tagliaferro (piano) _Petrópolis (RJ) a 19 de janeiro, filha de Paulo Tagliaferro e Louise Hergenreder Tagliaferro. Morre aos 93 anos de idade, em 9 de setembro de 1986, Rio de Janeiro

Fabiano Lozano:
Músico, compositor, intelectual, nasceu na Espanha, em 1884, e chegou ao Brasil aos 13 anos, vindo a residir em Piracicaba. Aos 19 anos se diplomou e retornou a seu país, onde se aperfeiçoou em piano, harmonia, regência, no Conservatório de Música e Declamação de Madri.
De retorno ao Brasil, passou a dedicar-se ao ensino como professor primário, a partir de Piracicaba. Não era um artista comum. Ao seu redor, Fabiano Lozano, como professor do Colégio Piracicabano, reunia intelectuais. Muitos são os relatos dos saraus que promovia, numa atmosfera onde a música era ponto central. Uma de suas alunas por ele se apaixonou: A jovem, filha de uma família de imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D'Oeste. Bem, ao casar-se com Dora Pyles, o músico espanhol também quebrava um tabu: o de um casamento na colônia dos americanos com alguém que não fosse do próprio grupo.
Quando, em 1914, a Escola Complementar transformou-se em Escola Normal, Fabiano assumiu a cadeira de música e iniciou o Orfeão Normalista, apontado por muitos como o primeiro esforço de movimento coral articulado em uma escola. E sua trajetória foi cada vez mais rápida e ascendente: dirigia em 1915 a Orquestra Lozano e, no Colégio Piracicabano, passou a oferecer um curso de piano em dez etapas.
Lozano também foi o criador do Orfeão Piracicabano para aproveitar vozes privilegiadas que ele encontrara na cidade. Ele pretendia reunir um grupo mais estável que o Orfeão Normalista, cuja mudança de componentes era freqüente, em função do rápido período escolar de seus cantores.
Para Piracicaba, o fato mais marcante daquele espanhol que maravilhava todas as pessoas foi a criação da Sociedade da Cultura Artística. A primeira reunião, preparatória deu início ao movimento foi em sua casa, em 25 de maio de 1925. O primeiro presidente foi Antonio dos Santos Veiga e, a partir dessa data, os concertos começaram a ser em Piracicaba, transformando a cidade do interior em ponto de reunião de grandes artistas como: Magdalena Tagliaferro, que em 1951 tocou com Guiomar Novaes, Bidu Sayão, Camargo Guarnieri, Anna Stella Schic, Iara Bernete em homenagem a Fabiano Lozano -


Os três primeiros concertos tiveram, entretanto, a presença de Fabiano Lozano: todos foram dados pelo Orfeão Piracicabano a quem Mário de Andrade, em 1928, assim declarou:

“É o primeiro coro artístico do Brasil. Não é o primeiro em data, mas o primeiro em valor. O Professor Lozano é animador admirável dessa moçada piracicabana. A ele cabe o mérito indelével dos primeiros prazeres corais que o Brasil pode criar".

Alguns dos jornais da época escreveram sobre a grande receptividade dedicada ao grupo, quando de sua apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, o que pode enriquecer ainda mais a luta desenvolvida por seu maestro em favor do canto orfeônico em todo o Brasil.
Reconhecido por suas composições e arranjos, Lozano respondeu pela chefia do Serviço de Música e Canto Coral do Departamento de Música do Estado de São Paulo. E como merecimento foi convidado, mudou-se para Pernambuco, onde orientou o ensino de música e canto coral nas escolas públicas do Estado. Somente aposentou-se após 45 anos de atividades junto ao magistério paulista, depois de ter formado o Orfeão do Professorado Paulista. Deixou várias obras, algumas para o ensino da música no ensino básico e médio, também deixou várias publicações específicas para canto orfeônico, escreveu obras para a educação musical das crianças.




Magnificas apresentaçôes de dança em Piracicaba

Studio 415 dança Erotides de Campos

Tendo como pano de fundo trilha sonora assinada por Erotides de Campos (1896-1945), 18 dançarinos do studio 415 apresentamno dia de hoje, às 21h, no teatro Municipal, o espetáculo "Poeta do Som", conjunto de coreografias produzidas a partir de ritmos como choros, valsas, maxixes, polcas e tangosque compôe o legado de erotides de Campos que residiu em Piracicaba.(...)

O evento também apresentará no hall do Teatro a partir das 20 horas, sarau lítero -musical, o de hoje, terá como pano de fundo a homenagem ao Maestro Fabiano Losano, comandado por Ana Marly de Oliveira Jacobini e Daniel Valim.

Também integra a grade do evento a exposição: Legado das Letras Piracicabanas que em 2009 homenageia Fabiano Lozano(...)

Marcelo Rocha _ Jornal de Piracicaba

Convite:

Espetáculo Poeta do Som, com alunos do Studio 415, hoje, às 21 horas, no Teatro Municipal Drº Losso netto (Av. Independencia, 277, Centro).

Entrada Gratuita (retirar ingressos antecipadamente na bilhetereia do teatro).
Classisficação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário