domingo, 5 de julho de 2009

Encontro Nintendo DS e Festa Literária em Piracicaba e em Paraty 2009 a melhor desde 2007



13º ENCONTRO Nintendo DS
Data: 11/07
Local: Praça de alimentação do Shopping Piracicaba
Horário: 14:00

Nos encontros DS, além de reunirmos para divertidas horas jogando, é uma maneira de socializar com mais pessoas que gostam deste hobby e fazer novas amizades, o encontro está na sua décima terceira edição que começou em 2006 em Campinas e desde sua décima primeira edição veio para nossa cidade.
Apesar de se chamar "Encontro DS", muitas pessoas trazem outros portáteis, como gba, psp e celulares, é um encontro aberto para todos os tipos de técnologias.

No encontro também temos os desafios de líderes de ginásio dos jogos pokémon da turma do fórum UOL, a chamada LOP (Liga Oficial Pokémon) neste encontro, os tradicionais ginásios Metálico e Dragão e o estreante ginásio Psíquico estarão presente, para se inscrever na LOP o idealizador Guilherme de Oliveira Jacobino explicará no dia do encontro.



+ Convites






Quem não se lembra de Emília? De Visconde? De Dona Benta? De tia Anastácia? De Pedrinho e Narizinho? Considerado o "Andersen" brasileiro, Monteiro Lobato (José Bento Monteiro Lobato) foi o precursor da literatura infantil brasileira. Como escritor, publicou cerca de 30 volumes, além de artigos; apesar de ser considerado um modernista, Monteiro Lobato não aderiu ao Movimento de 22, chegando mesmo a fazer críticas a ele. Foi um homem apaixonado pelo Brasil, por sua emancipação econômica; defendia a existência e a exploração do petróleo, sendo, por isso, uma vítima das políticas de manutenção da subserviência nacional. Na década de 40, sob o regime do ditador Getúlio Vargas, foi preso por 90 dias devido a uma carta em que abordava o tema do petróleo. Empresário empreendedor, fundou a primeira editora Monteiro Lobato & Cia (1918), que posteriormente daria origem à Companhia Editora Nacional (anos 20), responsável pela divulgação de dezenas de escritores e obras.
De toda sua obra e seu trabalho, sem dúvida alguma o que ficou marcado na memória da nossa infância são as aventuras do Sítio do Pica-pau amarelo. (Richard Mathenhauer)




Convite Imperdível!



Neste dia 14 de julho, às 19h30, na Sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba, o

Sarau Literário Piracicabano, coordenado pela Profa. Ana Marly de Oliveira Jacobino, homenageará Monteiro Lobato.

Todos estão convidados a participar desta festa à literatura nacional!





Davi Arrigucci Júnior: Abriu a Flip 2009 na conferencia de abertura estudioso e grande apaixonado pela obra de Manuel Bandeira destacou com veemência a grande obra deixada por Bandeira. Destacou que o poeta é considerado o São João Batista da poesia brasileira, pois ele trazia os versos livres com uma nova concepção da poesia, além de praticar todas as formulas poéticas da língua portuguesa, ele abriu a poesia brasileira para os versos livre. Mas, ele praticou os versos livres depois de uma longa prática do parnasianismo e do simbolismo e abriu para a vanguarda ma década de 50 com o concretismo. Destacou que Bandeira através do sentimento de finitude teve uma longa vida provisória. O poeta foi marcado para transcender, Enfim. Bandeira teve um alumbramento poético e transmitiu isso em sua obra.






Lucila Calheiros Silvestre diretora da Biblioteca Municipal de Piracicaba caminhando para mais uma mesa de autores na praça principal de Paraty.







Marcelo Germano e Marcela Benvegnu enviados do Jornal de Piracicaba para cobrir a Flip 2009 sendo fotografados pela Agenda Cultural Piracicabana.









Flipinha 2009: O mistério e a literatura: Carlos Heitor Cony e Anna LeeMediação: Amaury Barbosa







Grupo de Piracicabanos assistindo uma das mesas literárias na Flip


Davi Arrigucci Júnior: mostrou sua paixão pelo Poeta e cronista Manuel Bandeira e através dele a platéia teve um alumbramento e o aplaudiu com entusiasmo




Na opinião de Arrigucci , o maior poeta que o País já teve. "A leitura de um texto é a leitura de um mundo. A idéia da Flip é uma comunidade internacional de leitores. É impossível escrever sem ler antes. Devemos nos orgulhar menos dos livros que escrevemos e vangloriar mais os livros que lemos".

A vinda do poeta do Recife ao Rio de Janeiro e a tuberculose, que quase lhe tirou a vida ainda jovem, em 1920, foram alguns dos pontos destacados por Arrigucci. A solidão nas ruínas de um sobrado no bairro de carioca de Santa Teresa, onde ele escreveu quatro livros, e a pobreza foram evidenciadas na leitura do Comentário Musical e do Poema do Beco.

"Ele tinha a capacidade de falar com humildade de coisas complexas. Estamos diante de um poeta que descobriu um caminho diferente para reproduzir a poesia em um poema. Abriu a literatura nacional para o cenário internacional. Um país que teve um homem como Manuel Bandeira tem que dar certo", afirmou Arrigucci. Muito aplaudido após pouco mais de uma hora de conferência, Arrigucci teve a companhia na plateia de parte da família de Manuel Bandeira, o sobrinho-neto do poeta, Antonio Manuel Bandeira Cardoso, advogado, 55 anos. "Já li todas as obras dele muitas vezes.

Cresci lendo Manuel Bandeira e recomendo a todos. É uma satisfação ver a difusão da prosa do Manuel, que não é muito conhecida. As pessoas têm mais contato com o poeta, mas não com o crítico literário", orgulha-se Antonio, que veio de Brasília para acompanhar a Flip dedicada ao parente mais famoso, em especial para o lançamento do livro Crônicas Inéditas 2.






O último poema
Manuel Bandeira





Assim eu quereria meu último poema




Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais




Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas



Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume



A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos



A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Poema extraído do livro " Manuel Bandeira — 50 poemas escolhidos pelo autor", Ed. Cosac Naify – São Paulo, 2006, pág. 35.





Convite III





Inaugurado neste mês, o site http://www.newsletteroglobo.com.br/gl.php?cS=9376&cT=529298&nm=link1&ln=http://www.saladeleitura.com.br é uma comunidade literária colaborativa, com a participação interativa de escritores (amadores e profissionais) de diversos gêneros. Desenvolvido por um grupo de amantes da literatura, o site abre espaço para os usuários postarem seus próprios textos, promoverem debates, divulgarem eventos, saraus, cursos, palestras, seminários, conferências, lançamentos de livros e tudo o que acontece de mais importante no mundo literário. Na Sala de Leitura, o autor com obra publicada tem também a oportunidade de se relacionar diretamente com os seus leitores. E para navegar livremente, o interessado deve cadastrar-se para fazer comentários, trocar opiniões construtivas e indicar novos amigos, ampliando a rede de relacionamento. Com um conceito diferenciado dos demais sites literários, o http://www.newsletteroglobo.com.br/gl.php?cS=9376&cT=529298&nm=link2&ln=http://www.saladeleitura.com.br se destaca pelo dinamismo, interatividade e abrangência do seu conteúdo.













































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário