quarta-feira, 8 de julho de 2009

Deus é um delírio na Festa Literária de Paraty




Deus é um delírio!?

Ana Marly de Oliveira Jacobino




Richard Dawkins : O britânico Richard Dawkins, biólogo e autor de 'Deus, um delírio' e 'O gene egoísta', esteve na quinta-feira (2) na Flip, em Paraty. Dawkins defendeu com palavras contundentes e deu a sua opinião sobre o trabalho de pesquisa de Charles Darwin, e o citou, como um visionário e criticou as versões religiosas para a origem do mundo. Do seu livro Evolução afirma:

“A evolução não é o ser humano no topo da árvore. Comecei o livro “Evolução” de trás para frente, tem o formato de uma romaria para chegar até a origem da vida. A história da evolução da vida é colocada na boca de um romeiro”.
Richard Dawkins mira e atira em todas as religiões, e usa a palavra "Deus" mais como uma alegoria. O autor vê a religião como uma espécie de neurose coletiva, fruto de uma debilidade intelectual que, além de inibir, coíbe o desenvolvimento científico.


Deus é um deliro, afirma, pois fomos educados a não criticar a religião. Acredito que a pessoa tem fé e conforto na religião, isto sem dúvida, e uma falácia, não é porque a pessoa se sente bem, isto de fato, pode ser real. Não podemos dizer que exista uma justificativa para ler o meu livro, se for assim não o leia.
É necessário ler a Bíblia como uma literatura, e, assim estudar a Bíblia em todo o seu contexto como história. A história por trás das grandes histórias ficcionais bíblicas precisa ser conhecida.


O mito da origem é surpreendente porque muitas pessoas acreditam que o mundo foi criado há 6000 anos. O número de pessoas influenciadas pelo pensamento religioso nos EUA é forte, e , além disto acham que devem passar adiante, o pensamento da criação do mundo para poder criar uma nação cristã, ortodoxa, ou protestante, seja lá como for, suas ações ultrapassam seus cultos, assim chegando inclusive, a interferir no currículo escolar ao lutar pela retirada do ensino da teoria da evolução de Darwin, substituindo-a pelo criacionismo do design inteligente de Deus.

O mais hilário, e trágico de todo este contexto fanático é ver como os religiosos negam veementemente a teoria da evolução de Darwin, que foi testada ,através do método científico, mas aceitam em seus lares a luz elétrica, a geladeira, a televisão, o computador, andam de carros, confiam nos celulares para se comunicar e assim por diante. O método é o mesmo que domina as várias cadeiras da pesquisa científica. Mas, a teoria que bate diretamente com sua crença é negada.

Os que conhecem Richard Dawkins só por ser “o maior ateu do mundo” e também as suas batalhas com os religiosos podem pensar que se trata de um homem agressivo e amargo. Mas, como mostram algumas passagens de seus livros, o biólogo evolucionista britânico sabe conversar com humor e clareza na sua participação na Flip para defender por que não tem motivos para acreditar em Deus.

O mediador da mesa o jornalista Silio Bocannera questiona:

_O senhor não acredita em vida após a morte? Qual é o objetivo da vida?
Dawkins responde sem pestanejar:

A propagação do DNA. Mas, as pessoas devem a acreditar nos seus objetivos, e devem aproveitar a vida porque esta é a única vida que vamos ter. É um desperdício terrível viver a sua vida pensando no que vem depois. Não desperdice a vida, pois é a única que vai ter.

A idéia de que somos morais porque acreditamos na vida após a morte, e com isso, vamos ao céu, isto é um motivo amoral para ser moral.

Outra pergunta foi a seguinte: E se você encontrar Deus depois da morte.

Primeiro eu diria: que tipo você é? Um deus grego, um deus asteca, um deus nórdico...? Logo ele repetiu uma passagem citada em "Deus, um delírio", uma frase do filósofo Bertrand Russell, para responder a mesma questão: "Não havia provas o suficiente, Deus, não havia provas o suficiente!"

A ciência confirma Darwin, pois ele era futurista. Ele acertou quase tudo só errou na genética. Na sua época pensavam a genética como uma mistura e assim obtinha uma intermediação, a genética como Mendell mostrou não há misturas, a genética é particulada.

O livro, Cara Leitor, não influencia ninguém a luta, mas mostra com clareza à realidade que vemos hoje em dia. O livro é um alerta, de um homem da ciência, centrado, calmo e pacífico, afirmando, que devemos nos preocupar com o que acontece à nossa volta. E nesse ponto o pensamento religioso é pernicioso, ultrajante e até imoral, pelo menos para nós que cremos na razão. Mas, se ninguém tem razão definitiva, basta que nos coloquemos em pé de igualdade com o outro lado. Dawkins mostra isto através da ciência!

Deus - Um Delirio :Autor:
DAWKINS, RICHARD;Tradutor: RAVAGNANI, FERNANDA; Editora: COMPANHIA DAS LETRAS; Assunto: CIÊNCIAS/FILOSOFIA E HISTÓRIA
















O livro: 'Deus, um delírio' de Richard Dawkins









O britânico Richard Dawkins, biólogo e autor de 'Deus, um delírio' e 'O gene egoísta', esteve na quinta-feira (2) na Flip, em Paraty.






Ruas históricas com calçamento "pé de moleque ".





O fotógrafo Marcelo no exato momento do clik.







Ana Marly, Lucila, Carmelina e Alexandre nos braços dos bonecos na praça de Paraty.








2 comentários:

  1. Oi Ana Marly,
    Viajei com você para Paraty...que belo passeio e a felicidade está estampada no rosto de cada pessoa. Seu blog está cheio de novidades, muito legal!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/7/09 06:49

    Obrigada ! Querida Ivana. Se fosse escrever tudo que aconteceu nesta Flip...nossa! Foi a melhor que assisti!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário