domingo, 26 de julho de 2009

Alguns dos melhores filmes do século XX na Agend@!

Homenageados do Sarau de 18 de Agosto de 2009: ** HILDA HILST (Escritora e Poeta), ** Jorge Amado, (Escritor),## Aracy Ferrari (escritora e poeta)

No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 - Piracicaba-SP

Dia: 18 de Agosto (Terça-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)

Classificação: Livre






O Blog estará sem novas atualizações do dia 28 ao dia 6 de Agosto, mas mesmo assim leiam e comentem ficaremos felizes com a opinião de todos os nossos leitores.

Agend@ Cultural Piracicabana


Rio de Piracicaba

Alguns dos melhores filmes do século XX na Agend@!

GÂNGSTERES:




"O poderoso chefão" (1972), de Francis Ford Coppola

Título original: The Godfather

Ano: 1972

País: Estados Unidos

Duração: 175 min.

Gênero: Policial

Diretor: Francis Ford Coppola (Apocalypse Now, Vidas Sem Rumo, Drácula [1992])

Trilha Sonora: Nino Rota (A Doce Vida, Oito e Meio)

Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, John Cazale, Talia Shire, Sterling Hayden, Diane Keaton, Richard S. Castellano, John Marley, Richard Conte, Al Lettieri, Abe Vigoda, Gianni Russo, Al Martino, Morgana King, Lenny Montana, Alex Rocco, Tony Giorgio, Victor Rendina, Salvatore Corsitto, Sofia Coppola


FICÇÃO CIENTÍFICA:



"2001: Uma odisséia no espaço" (1968), de Stanley Kubrick

Título original: 2001: A Space Odissey

Ano: 1968

País: Estados Unidos, Inglaterra

Duração: 148 min.Gênero:

Ficção Científica

Diretor: Stanley Kubrick (Lolita, Laranja Mecânica, De Olhos Bem Fechados)

Trilha Sonora: Aram Khachaturyan, György Ligeti, Richard Strauss, Johann Strauß

Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty, Sean Sullivan, Douglas Rain, Alan Gifford, Ann Gillis, Vivian Kubrick


Distribuidora do DVD: Warner


Sinopse



Naquele que é o maior filme sério de ficção científica de todos os tempos, boa parte do que é exibido em suas mais de duas horas de duração representa um desafio à mente e aos sentidos raramente encontrado dentro da arte conhecida como cinema. Stanley Kubrick estava simplesmente muitos anos à frente de seu tempo quando lançou esta obra-prima, escrita pelo próprio em parceria com o renomado autor Arthur C. Clarke. Como todo bom filme de ficção científica que se preze, 2001 consiste numa visão particular sobre um futuro próximo, sem no entanto se ater somente à conquista espacial em si, como sugere seu título. Há mais, muito mais a ser descoberto através da história e das imagens deste filme.



Muito provavelmente, as idéias que esta película procura instigar e as mensagens que ela tenta entregar só serão assimiladas após a segunda ou a terceira sessões do filme. A cadência é lenta, mas o respeito com que o assunto é abordado é admirável, sem contar a excepcional fidelidade às leis da física espacial. O importante é ter em mente que, com uma platéia no estado de espírito correto, 2001 consegue ser um espetáculo hipnotizante. As metáforas, os significados e as verdades de uma jornada coletiva que se inicia há milhões de anos e se projeta com a grandiosidade de um mundo em expansão estão lá para cada um captar a sua, num desfecho surreal que deixa mais perguntas que respostas. É tal desafio indelével que mantém este filme mais atual do que nunca, e faz dele simplesmente a produção máxima dentro de seu respectivo gênero.
Filme Fantasia

"O mágico de Oz" (1939), de Victor Fleming e King Vidor



Sinopse:

Após ser capturada por um tornado, uma garota precisa encontrar o caminho de volta para casa em um mundo mágico, com bruxas e seres estranhos. Dirigido por Victor Fleming (...E o Vento Levou) e com Judy Garland no elenco. Vencedor de 2 Oscars.


Título Original: The Wizard of Oz Gênero: MusicalTempo de Duração: 101 minutosAno de Lançamento (EUA): 1939Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer


Elenco

Judy Garland (Dorothy Gale)Frank Morgan (Prof. Marvel / Mágico de Oz / Guarda de Oz / Porteiro da Cidade de Esmeraldas)Ray Bolger (Hunk / Espantalho)Bert Lahr (Zeke / Leão)Jack Haley (Hickory / Homem de Lata)Billie Burke (Glinda)Margaret Hamilton (Srta. Gulch / Bruxa Má do Oeste)Charley Grapewin (Tio Henry)Pat Walshe (Nikko)Clara Blandick (Tia Em)




Filme Mistério
Elenco:

James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes, Tom Helmore, Henry Jones, Raymond Bailey, Ellen Corby, Lee Patrick, Konstantin Shayne

Sinopse:

O filme conta a história do detetive Scottie Fergusson, aposentado por sofrer vertigem de alturas, contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar a mulher dele, Madeleine, uma suicida em potencial.
Críticas "Um Corpo Que Cai" é mais um excelente filme do mestre Hitchcock. Seu ótimo roteiro, escrito por Alec Coppel e Samuel A. Taylor, foi baseado no livro "D'entre les morts", escrito em 1954 por Pierre Boileau e Thomas Narcejac. A trama é bastante complexa e Hitchcock consegue dosar, de forma irretocável, o seu costumeiro suspense com um comovente romance. A grande reviravolta, em torno das personagens vividas por Kim Novak, é um dos pontos altos do filme. Além dos magníficos trabalhos dos roteiristas e de Hitchcock, "Um Corpo Que Cai" apresenta ainda a excelente música de Bernard Herrmann, a bela fotografia de Robert Burks e as primorosas atuações dos principais atores. James Stewart está irretocável no papel de Scottie. Por outro lado, Kim Novak está maravilhosa ao interpretar basicamente três personagens: o da verdadeira Madeleine, o de Judy Barton e o de Judy fazendo-se passar por Madeleine. A química entre ela e Stewart é perfeita. Em papéis menores, merecem, destaques as atuações de Barbara Bel Geddes e Tom Helmore.




Filme Esportivo


Touro Indomável (Raging Bull, 1980)

» Direção: Martin Scorsese» Roteiro: Jake LaMotta, Joseph Carter» Gênero: Drama» Origem: Estados Unidos» Duração: 129 minutos» Tipo: Longa-metragem


Sinopse: Baseado em uma história real, conheça a história de Jake La Motta (Robert De Niro), um exímio boxeador, um monstro nos ringues que detona tudo e todos dentro dos quatro corners, descontando em todos os seus adversários todos os golpes que a vida lhe dá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário