quinta-feira, 4 de junho de 2009

4 de junho de 1989_ Praça da Paz Celestial

Praça da Paz Celestial


A jornada espiritual de um lutador pela liberdade! Dan Wooding, WORLDNETDAILY Pense num incidente acontecido há 20 anos. Quem pode esquecer as cenas na Praça da Paz Celestial nos dias 3 e 4 de junho de 1989, quando o Exército de Libertação do Povo esmagou os que protestavam em prol da democracia, matando centenas, ferindo 10.000 e prendendo uma multidão de estudantes e operários?

"A coragem do ativista anônimo em frente a coluna de tanques sensibilizou o mundo



A luta por uma China Livre.
De Hong Kong para a BBC Brasil - Passados 20 anos dos protestos pró-democracia na Praça da Paz Celestial em Pequim, a atual juventude chinesa demonstra ainda sonhar com liberdade, mas prioriza o sucesso profissional e a riqueza pessoal. A tendência foi apontada por estudantes e dissidentes entrevistados pela BBC Brasil. Fluente em inglês, Xiao Dong* é uma típica universitária da capital. Formando-se em marketing pela Universidade de Pequim, Xiao acredita que pode e deve ajudar a China a ser um país melhor, mas não agindo da mesma maneira que estudantes há 20 anos.

Estudante coloca fogo em tanque em 1989. Liberdade palavra de ordem!


"Minha prioridade é ficar rica. Vou trabalhar numa das 500 maiores companhia do mundo e depois quero montar meu próprio negócio, este é o meu objetivo e senso de conquista maior", diz Xiao.


Ela, assim como muitos estudantes de nível superior do país, acredita que a melhor forma de contribuir para fazer da China um país melhor é tornar-se rica e profissionalmente bem sucedida.


"Nós pensamos que nossa família é mais importante, nosso trabalho é mais importante, do que ficar protestando", explica Dao Zhu*, bacharel em sociologia com ênfase em relações internacionais. "Nós aprendemos as lições de 1989, hoje sabemos que é perigoso lidar com questões políticas", diz Dao.

A geração que foi apelidada pela imprensa internacional de "geração Eu", por colocar ambições pessoais em primeiro plano, não tem vergonha de afirmar suas metas individuais e acredita que enfrentar o governo com protestos é perda de tempo.

Lavagem Cerebral



"Na superfície pode parecer que os jovens não se interessam tanto por democracia e liberdade, mas isso é resultado de 20 anos de lavagem cerebral promovida pelo Partido Comunista", disse à BBC Brasil Cheuk-yan Lee membro do conselho legislativo de Hong Kong. Lee participou dos protestos na Praça da Paz Celestial em 1989 e é também membro da aliança pró-democrática "Aliança de Hong Kong em apoio aos Movimentos Patrióticos Democráticos da China" que organiza anualmente protestos marcando o aniversário dos confrontos.


"A liberdade ainda está dentro dos corações dos estudantes de hoje" diz Lee, "se lhes for dada a oportunidade, eles irão se mobilizar para lutar por democracia", afirma.


O veterano ativista está otimista com a juventude de 2009 e disse que "tem fé" neles. "Atrás do pragmatismo sempre há uma onda de estudantes com ideais que irá demandar democracia", afirma com convicção Lee. "É só uma questão de tempo", conclui.
Convite
II SARAU LITERÁRIO “COMPANHEIROS DE PROSAS E VERSOS” DE RIO DAS PEDRAS
Exposição de obras dos artistas plásticos Rafael Wuolfgang Mattenhauer, Flávio de Camargo e Luis Barbosa dos Santos.

Músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Toquinho interpretadas por Luis Gustavo Silvello Mastandréa.

Leitura dos textos enviados pelos participantes

Local: Associação Atlética e Cultural Painco.
Rua Moraes Barros, 731, Bom Jesus
Horário: 19h30

2 comentários:

  1. Ana Marly,

    Após 20 anos, ainda querem esconder os fatos, as lembranças. Temos obrigação de divulgar os acontecimentos onde jovens perderam a vida em busca da democracia, da liberdade...em busca de um mundo melhor. Devemos mesmo homenagear esses heróis que morreram por um ideal, Parabéns!
    Ivana.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/6/09 16:07

    Parabéns querida! Belíssima explanação de fatos que marcaram a Humanidade! Bj Maria Emília Redi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário