terça-feira, 19 de maio de 2009

Sarau presta homenagem aos poetas :Reunião mensal acontece hoje à noite, na sala 2 do Teatro Municipal

Drª Ana Lucia Stipp Paterniani (a flautista do Sarau Literário Piracicabano) lendo a sua poesia
DANIELE RICCI _Da Gazeta de Piracicaba
A poesia apaixonante e intensa de Florbela Espanca e Álvares de Azevedo será objeto de estudo na noite de hoje, quando acontece o Sarau Literário Piracicabano, coordenado pela professora Ana Marly de Oliveira Jacobino. Das 19h30 às 21h30, o espaço da sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto será aberto à participação popular. No mês passado, o sarau contou com um público de aproximadamente 70 pessoas. O evento não é restrito à leitura. Embora sempre haja surpresas, os participantes procuram seguir um roteiro que inclui esquetes, música e dança.
Nesta edição de hoje, a poetisa nicaraguense Angela Reis apresentará um ato teatral.
Haverá uma homenagem especial à diretora da Biblioteca Pública de Piracicaba, Lucila Calheiros Silvestre, por seu empenho no trabalho de divulgação literária.
Iniciado há cinco anos por Ana Jacobino, o sarau tem por finalidade aproximar as pessoas das mais diversas obras literárias produzidas por renomados escritores de todos os cantos. Também é um espaço aberto para a apresentação da produção de poesias, textos e fragmentos anônimos. "Mensalmente é editado um caderno especial com o que é enviado para a apresentação durante o sarau e incluímos no roteiro", contou a coordenadora.Segundo ela, a busca por momentos de emoção interior nos dias de hoje é o que tem feito com que o sarau desperte o interesse das pessoas por poesia. "O mundo de hoje é muito científico, tecnológico e no sarau as pessoas se deparam com um ambiente leve. Cada poeta transmite coisas diferentes, mas todos saem tocados por algum autor", disse.
LITERATURA. Na noite de hoje, os homenageados serão Manuel Antônio Álvares de Azevedo, da literatura nacional, e a poetisa portuguesa Florbela Espanca. Nascido em setembro de 1831 em São Paulo, Álvares de Azevedo passou a ter fixação pela ideia da morte em suas poesias aos 19 anos, o que era claro nas cartas destinadas à mãe e à irmã. Em Abril de 1852, quando tinha apenas 20 anos, morreu vítima de tuberculose, deixando uma obra relativamente extensa, para quem viveu tão pouco. Álvares de Azevedo é um representante brasileiro mais legítimo do mal-do-século, fortemente influenciado por Lord Byron e Musset. Sua poesia é marcada pelo subjetivismo, melancolia e um forte sarcasmo. Os temas mais comuns são o desejo de amor e a busca pela morte, como em "Se eu morresse amanhã!".
A vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca foi marcada pelo inusitado. O pai não conseguiu ter filhos com a esposa Maria e valeu-se de uma antiga regra medieval, que lhe dava o direito a ter filhos com outra mulher de sua escolha. Assim, em dezembro de 1894 nasce Florbela Lobo, filha de Antónia da Conceição Lobo, com quem ele teria ainda um menino. Ao entrar para o curso primário, em 1899, a menina passa a assinar Flor d'Alma da Conceição Espanca.
Seu pai foi um dos introdutores do cinematógrafo em Portugal e a paixão pela fotografia o levou a abrir um estúdio, transformando a filha em modelo, razão pela qual a iconografia de Florbela é bastante extensa.Aos sete anos faz seu primeiro poema, "A Vida e a Morte", deixando clara sua precocidade e preferência a temas mais escusos e melancólicos.Após a perda da mãe e do irmão, depois de três casamentos fracassados, diversos livros publicados e uma tentativa de suicídio, ela encerra em dezembro de 1930, seu "Diário do Último Ano". Seis dias depois, em 8 de dezembro, data de seu aniversário, Florbela suicida-se em Matosinhos, ingerindo dois frascos de Veronal.
SERVIÇO Sarau Literário Piracicabano. Hoje, das 19h30 às 21h30, na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto (rua Gomes Carneiro, 1.212 ).
Entrada gratuita.
Acesse o blog do sarau:
http://agendaculturalpiracicabana.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário