terça-feira, 10 de março de 2009

Teatro Municipal, novo espaço para o Sarau




Primeira edição de 2009 do evento idealizado por Ana Marly Jacobino homenageará Castro Alves e dança de salão


Erick Tedesco

O Sarau Literário, evento idealizado pela professora de literatura aposentada Ana Marly de Oliveira Jacobino, que homenageia expoentes da literatura nacional e internacional, além de ser espaço para apresentações musicais e de dança, agora, mesmo que provisoriamente, acontecerá em um novo espaço: na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”.

A primeira edição deste ano acontece hoje, a partir das 19h30 e já tem confirmada a presença dos amantes das letras até mesmo de outras cidades.

Para Ana Marly, este momento do Sarau tende a afirmá-lo ainda mais na agenda cultural da cidade.

Em 2008, todas as edições do Sarau Literário aconteceram na Sala Amarela, no segundo piso da Livraria Nobel do Shopping Piracicaba. “O primeiro evento deste ano já deveria ocorrer no mês passado, mas a Sala Amarela não estava disponível, pois estava repleta de livros”, conta Ana Marly.

Foi quando a intimidade com a nova diretora do Teatro Municipal, Heloisa Guerrini, que possibilitou que o evento literário achasse uma nova casa. “Aliás, tempos atrás o Sarau já aconteceu nos fundos da loja de Heloisa”, lembra.

Para Ana Marly, a Sala 2 do Municipal é ideal para a realização do Sarau. “Apesar do barulho que fazemos, ao mesmo tempo dependemos de silêncio para o momento de declaração de poesias”, ressalta. E apesar de abraçar com carinho o novo espaço do Sarau, ela afirma que é muito agradecida pela Nobel em ceder a Sala Amarela. “No último evento do ano passado, que aconteceu em dezembro e o homenageado foi Mario Quintana, a sala estava lotada. Precisamos de mais cadeiras”.

Para o Sarau de hoje, o poeta homenageado é o baiano Antônio Frederico de Castro Alves, que ficou conhecido apenas como Castro Alves. O “poeta dos escravos”, como perdurou sua vida e obra, devido às poesias que combateram a escravidão, como a clássica “Navio Negreiro”, que terá um trecho declamado pelo poeta local Daniel Valim. “O poema pertence à fase ´Os Escravos´, num período em que a Lei Eusébio de Queiroz já estava sancionada, mas o tráfico ilegal ainda perdurava”, conta Ana.

Os primeiros momentos do Sarau, que tem duração de aproximadamente duas horas, Ana Marly fará uma breve introdução sobre a importância de Castro Alves à literatura brasileira. “Além de romântico, também é possível perceber traços do realismo social em sua poesia”, afirma. Ela conta ainda que “Navio Negreiro” demorou a ser concluído e foi declamado pela primeira vez em São Paulo, onde o movimento abolicionista era forte.

Além de declaração de poemas, o Sarau também terá a performance musical do trio formado por Eliane Vidal (do grupo Porcelana Feminina no violão e voz), José Carlos Gregório (voz e violão) e Ana Lúcia Stipp Paterniani (flauta e voz). Também haverá apresentação de dança de salão (tango e bolero) da dupla Gisele Silva e César Augusto Silva, de 25 e 14 anos, respectivamente. “A música e a dança estão sempre presentes na literatura”, comenta Ana Marly.

SERVIÇO
Sarau Literário, hoje, na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” (rua Gomes Carneiro, 1212). Entrada gratuita. Informações: 3371-0205.

Fonte: Jornal A Tribuna Piracicabana, edição de 10 de março de 2009

Um comentário:

  1. Agradecimento do Sarau Literário Piracicabano ocorrido ontem, 10 de Março na Sala 2 do Teatro Municipal para :



    # Rosângela Camolesi; Secretária Municipal de Cultura de Piracicaba;

    # Heloisa Guerrini; Diretora do Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto e funcionários

    # Tribuna Piracicabana na pessoa de Erick Tedesco e do fotógrafo Carlos Ludwig

    # Jornal de Piracicaba na pessoa de Rodrigo Alves

    # A Biblioteca Municipal Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto" na pessoa da sua diretora Lucila Calheiros Silvestre e funcionários.

    # E a todos os literários e amigos que fizeram a noite de gala da Literatura Piracicabana

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário